Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: EUA superam 150 mil mortes. 2,5 milhões de infetados no Brasil

A pandemia do coronavírus já infetou 16,7 milhões de pessoas no mundo. Mais de 660 mil pessoas morreram. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: EUA superam 150 mil mortes. 2,5 milhões de infetados no Brasil
Notícias ao Minuto

15:55 - 29/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 203 novos casos e mais três mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 50.613 pessoas infetadas e 1.725 óbitos. O número de recuperados registou nova subida e situa-se agora em 35.875

Na conferência de imprensa da DGS e do Ministério da Saúde, Rui Santos Ivo, presidente do INFARMED, revelou que "foram tratados com o Remdesivir 133 doentes no SNS"

Abordou ainda as vacinas para a Covid-19 que estão em fase de desenvolvimento, e garantiu que Portugal está a "trabalhar com os restantes 26 países da UE para que possa haver um procedimento conjunto para disponibilizar a vacina a todos os cidadãos da União Europeia".

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, tanto em número de casos de contágio como em número de vítimas mortais. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, a África do Sul e o México

O número de infeções na Europa tem aumentado recentemente. Esta quarta-feira, Hans Kluge, o diretor regional da OMS para a Europa, indicou que esse ressurgimento pode estar ligado à subida de casos entre os mais jovens

Também hoje, a ministra da Educação da Alemanha, Anja Karliczek, considerou ser "improvável"  que uma vacina se torne amplamente disponível ainda este ano. "Não devemos esperar um milagre", frisou a ministra alemã

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

00h02 - Suspendemos aqui o registo desta quarta-feira. O acompanhamento será retomado de manhã. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h57 - Na véspera do recomeço da temporada da NBA, o comissário da liga de basquetebol mais popular do mundo, Adam Silver, frisou que se o coronavírus representar um risco para os jogadores "sem dúvidas" vai dar por terminada a temporada. 

"Temos um painel de especialistas em imunologia, especialistas em doenças infecciosas, especialistas em saúde pública e, francamente, eles tomariam essa decisão. Não seria uma decisão do ponto de vista do negócio", referiu Adam Silver durante uma entrevista a Wolf Blitzer, da CNN

23h38 - O Brasil registou um recorde no número diário de mortes e superou o total de 90 mil vítimas mortais desde o início da pandemia. O número diário de casos também é um recorde, tendo o Brasil ultrapassado os 2,5 milhões de infetados.

Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde brasileiro dão conta de 70.074 novos casos de contágio e 1.595 óbitos (algo que o governo de Jair Bolsonaro atribui a um erro na divulgação de dados de terça-feira) nas últimas 24 horas

No total, o Brasil contabiliza 2.552.265 casos confirmados e 90.134 mortes

23h25 - A Argentina começou a fazer ensaios clínicos para um tratamento para a Covid-19 que recorre a um soro hiperimune desenvolvido com anticorpos de cavalos, anunciou a empresa de biotecnologia Immunova

Como dá conta o The Guardian, o soro é obtido ao injetar uma proteína do SARS-CoV-2 num cavalo, o que faz com que o animal produza uma grande quantidade de anticorpos para neutralizar o vírus. O plasma é posteriormente extraído do cavalo, purificado e processado. 

Depois dos resultados positivos nos testes de laboratório, vai ser iniciada uma nova fase do ensaio clínico em 242 pacientes diagnosticados com a Covid-19. A Immunova indicou que os primeiros resultados deverão ser conhecidos entre outubro e novembro

23h07 - Um relatório de um grupo de académicos do Johns Hopkins University Center for Health Security salienta que os Estados Unidos têm de redefinir a sua resposta à Covid-19 com políticas a nível federal, estatal e local para tentarem controlar a pandemia, revela a CNN

"Ao contrário de muitos países no mundo, os Estados Unidos não estão atualmente a caminho de controlarem esta epidemia", sublinha o relatório. 

O texto inclui 10 recomendações que incluem o uso obrigatório de máscara, a melhoria do número de testes por parte da liderança federal e, em locais em que a transmissão do coronavírus esteja a agravar-se, ordens de isolamento domiciliário. 

22h49 - Pinto da Costa voltou a criticar a ausência de público nos estádios de futebol, apesar de ser permitida noutros eventos. O presidente do FC Porto lamentou que os adeptos do clube não pudessem estar presentes no estádio Municipal de Coimbra para assistir à final da Taça de Portugal entre os dragões e o Benfica. 

"Espero o mesmo que em todos os jogos: vencer. Sabemos que não se vence sempre, ninguém por mais bom que seja vence sempre, mas vamos disputar a final com esse espírito para oferecê-la aos adeptos que injustificadamente não podem estar no Municipal de Coimbra. Soube que vai haver uma tourada com a participação de 50 por cento do público possível... Portanto, para espetar facas em animais pode haver público, mas para ver futebol já não. Estraga-se um pouco a festa do futebol. Uma festa sem convidados é como um baile sem bailarinos ou sem orquestra", disse Pinto da Costa. 

22h27 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje as 150 mil mortes por Covid-19. O país contabiliza um quinto das vítimas mortais por Covid-19 em termos mundiais. Esta quarta-feira os estados da Califórnia e da Flórida registaram recordes nos números diários de óbitos

22h21 - Cabo Verde registou hoje mais uma morte por causa do novo coronavírus, aumentando para 23 o total de óbitos no país, que diagnosticou mais 19 casos positivos da doença, num total acumulado de 2.373 infeções

22h19 - O treinador do Al-Sadd e antigo jogador do Barcelona, Xavi Hernández, anunciou hoje estar recuperado da Covid-19, que o impediu de estar presente no jogo diante do Al-Khor, na retoma do campeonato de futebol do Qatar, após a suspensão devido à pandemia.

"Quero agradecer a todos pelas mensagens e demonstrações de apoio que recebi nestes últimos dias. Posso partilhar convosco que estou recuperado e de volta a casa, junto da minha família da equipa do Al-Sadd", escreveu Xavi no Instagram

22h16 - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou hoje a existência de um "surto de Covid-19" numa fábrica têxtil em Vilarinho das Cambas, concelho de Famalicão, que fechou, sem adiantar o número de pessoas infetadas.

22h13 - Várias organizações pediram hoje ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e aos países-membros que pressionem o governo da Venezuela a permitir o apoio de agências humanitárias internacionais para ajudar a "impedir a disseminação" da Covid-19.

20h59 - Pelo segundo dia consecutivo o número de novos casos no Chile ficou abaixo dos dois mil, refere a agência Efe. O Ministério da Saúde informou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram detetadas 1.773 pessoas infetadas com o coronavírus e verificaram-se 38 óbitos. Em termos acumulados, o Chile soma 351.575 casos de contágio e 9.278 vítimas mortais. 

20h44 - Flórida, nos Estados Unidos, registou um recorde de mortes causadas pela Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, adianta o The Guardian. O departamento de saúde do estado norte-americano anunciou que morreram 217 pessoas no espaço de 24 horas. Foram diagnosticados 9.446 novos casos. A Flórida tem nesta altura um número acumulado de 451 mil contágios, é o segundo estado do país com mais pessoas infetadas desde o início da pandemia.

O total de vítimas mortais ascendeu às 6.457. É o oitavo estado com mais mortes. 

20h23 - Angola registou hoje mais um óbito e 79 novas infeções de Covid-19, somando agora 1.078 casos e 48 mortes, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

20h17 - A Madeira registou hoje um novo caso de Covid-19 e assinalou dois suspeitos, elevando o número de ativos para nove, indicou o Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE), sublinhando que as três situações foram identificadas no Aeroporto Cristiano Ronaldo. 

19h58 - O Ministério da Saúde francês referiu hoje que nas últimas 24 horas 1.392 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e morreram mais 15 pessoas em meio hospitalar. França regista neste momento um total de 185.196 casos de infeção e um número acumulado de 30.238 óbitos. Desde o início da pandemia 81.500 pessoas recuperaram da doença

19h44 - As autoridades suecas eliminaram hoje a recomendação aos cidadãos de não serem feitas viagens turísticas à Dinamarca, Noruega, Suíça e República Checa, em vigor desde o início da pandemia provocada pela Covid-19. 

19h25 - A creche 'O Pinheiro', na Sertã, foi hoje encerrada, após uma criança de três anos ter testado positivo à Covid-19, disse hoje à Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã. 

19h06 - A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fez hoje um balanço "muito positivo" sobre o cumprimento das novas regras de segurança nas praias, no âmbito da pandemia da Covid-19, tanto ao nível da implementação, como do "comportamento dos utentes". 

Segundo a instituição, muitas das regras foram implementadas pela primeira vez, mas "os portugueses têm acolhido de forma tranquila e colaborante as recomendações que são feitas pelas autoridades". 

18h49 - Graça Freitas reiterou hoje que se mantêm as recomendações sobre o uso de máscaras no continente, lembrando que a Madeira, onde foi decretado o seu uso na rua, tem autoridades de saúde próprias

A diretora-geral da Saúde sublinhou ainda que, em termos de orientações nesta matéria, a DGS tem acompanhado "não só a própria evolução da pandemia em Portugal como também a evolução do que foi sendo o conhecimento nesta matéria".

18h33 - As autoridades da Comunidade de Madrid terão voltado atrás com a ideia do 'cartão Covid-19', uma espécie de certificado de imunidade a quem já tenha recuperado da doença. A medida tinha sido apresentada pela presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, mas foi criticada pela maioria dos especialistas de saúde pública, que consideraram-na "injusta e ineficaz". 

Hoje foi anunciado que não haverá um 'cartão Covid-19', mas sim um "registo com o único intuito de recolher informação, para que os próprios profissionais tenham conhecimento dos testes que vão fazendo aos cidadãos".

18h06 - O CEiiA -- Centro de Engenharia e Desenvolvimento afirmou hoje que vai propor à Comissão de Ética para a Investigação Clínica um estudo nos hospitais de Braga e de Santo António para testar a pressão de suporte do seu ventilador

17h45 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 28 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.748, mantendo-se com 11 mortos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h38 - A ONU alertou para o avanço da Covid-19 na Amazónia brasileira, peruana e colombiana e apelou à comunidade internacional para que dê mais apoio à população destas áreas. A ONU assinala que a situação agravou-se pelas medidas de quarentena impostas há meses para pôr termo ao avanço da Covid-19, que estão a ter graves consequências socioeconómicas e a provocar a fome entre aquelas populações.

17h27 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, apelaram hoje a uma "rápida adoção" do pacote de recuperação pós-pandemia acordado pelos líderes europeus.

17h19 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu que quem viajar de Portugal para a Galiza não tem de dar os seus contactos, a menos que o queira fazer de forma voluntária. A comunicação dos contactos não implica qualquer restrição para os cidadãos portugueses e visa "facilitar o acesso à rede de cuidados de saúde da Galiza", caso seja necessário.

Este esclarecimento surge após a publicação esta terça-feira de uma orientação no Diário Oficial da Galiza, que refere que os viajantes provenientes de Portugal e de cinco comunidades do norte de Espanha que visitem a Galiza, terão de fazer um registo em que fornecem os seus contactos.

16h58 - O Ministério da Saúde espanhol referiu que desde ontem foram detetados 1.153 novos casos de Covid-19, o número diário mais elevado desde o início de maio. Verificaram-se mais cinco mortes no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Espanha soma 282.641 casos confirmados e 28.441 óbitos

16h51 - A proteção civil italiana revelou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram identificados 288 novos casos e foram registadas mais seis mortes. Itália totaliza agora 246.776 casos positivos de Covid-19 e um número acumulado de 35.129 vítimas mortais. O número de recuperados é de 199.031

16h33 - O antigo presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, disse hoje que o bloco comunitário caminha para sair da pandemia em vantagem como terceira potência global, atrás dos Estados Unidos e da China.

16h18 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que no espaço de 24 horas foram diagnosticados 763 novos casos de Covid-19 e morreram mais 83 pessoas. No total, o Reino Unido soma nesta altura 301.455 contágios e 45.961 óbitos.

16h14 - Pelo menos 20 lares em Madrid registaram mais de 50 mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com uma listagem das autoridades locais e que foi obtida pelo jornal El País. No total, quase seis mil idosos morreram nos lares da região. 

16h07 - Os epidemiólogos britânicos David Hunter e Neil Pearce defenderam hoje o fim dos "corredores de viagem" e fazer cumprir quarentena a todas as pessoas que cheguem do estrangeiro para eliminar a presença da Covid-19 no Reino Unido.

15h58 - Os surtos de Covid-19 na aldeia da Póvoa de São Miguel, em Moura, e num matadouro em Tomar continuam ativos e "sob controlo e vigilância apertada" das autoridades de saúde, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório