Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Suécia anula recomendação de não se viajar para a Dinamarca e Noruega

As autoridades suecas eliminaram hoje a recomendação aos cidadãos de não serem feitas viagens turísticas à Dinamarca, Noruega, Suíça e República Checa, em vigor desde o início da pandemia provocada pela covid-19.

Suécia anula recomendação de não se viajar para a Dinamarca e Noruega
Notícias ao Minuto

19:42 - 29/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Estes quatro países juntam-se aos nove aos quais foi levantado em 30 de junho o conselho para não serem efetuadas viagens desnecessárias.

Para os outros países do Espaço Económico Europeu (Finlândia, Irlanda e Áustria, entre outros) e o Reino Unido, a recomendação mantém-se em vigor até 12 de agosto, enquanto para os restantes se mantém pelo menos até 31 de agosto.

"O facto de o Ministério dos Negócios Estrangeiros já não desaconselhar viagens desnecessárias à Dinamarca e à Noruega é mais um passo em direção ao objetivo desejado de uma região nórdica sem restrições à circulação de pessoas", disse a ministra Ann Linde, em comunicado.

Tanto a Noruega como a Dinamarca optaram por um modelo regional para a Suécia, devido à pior situação epidemiológica deste país, e têm vindo a incluir cada vez mais áreas do país vizinho à medida que o número de infeções diminui.

Ao contrário de outros países nórdicos, a Suécia, que optou por uma estratégia menos rígida em relação à covid-19, não utiliza critérios epidemiológicos para as suas recomendações sobre viagens dentro do espaço europeu, tem antes em conta se esses países permitem a entrada de cidadãos suecos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 660 mil mortos e infetou mais de 16,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório