Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Tratados 133 doentes com Remdesivir; Mais 3 mortes em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Tratados 133 doentes com Remdesivir; Mais 3 mortes em Portugal

Portugal registou mais três mortes e 203 novos casos de infeção por Covid-19 em relação à véspera, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS) revelado esta quarta-feira. No total, registaram-se 50.613 casos de infeção confirmados e 1.725 mortes no nosso país.

Ainda por cá, um estudo da DECO indica que mais de três quartos dos inquiridos evitam espaços públicos por medo de contágio de Covid-19, quase metade anularam os programas de férias e também cerca de metade adiaram projetos e investimentos.

A Comissão Europeia anunciou que assinou um contrato com a farmacêutica Gilead para assegurar tratamentos com Remdesivir na União Europeia (UE), após este medicamento antiviral ter sido autorizado para combater a Covid-19.

A nível global, a pandemia provocou mais de 660.787 mortos e infetou mais de 16.769.080 milhões de pessoas, segundo o mais recente balanço feito pela AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

16h00 - Boa tarde! Este acompanhamento fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências da Covid-19 neste novo registo.

15h49 - Instagram de Madonna denunciado por espalhar falsas informações. A artista alegou que foi encontrada uma vacina contra o novo coronavírus, mas que esta estaria a ser escondida para "deixar os ricos ficarem mais ricos".

15h43 - Surtos e aumento de casos causados pelos mais jovens. O diretor regional da OMS para a Europa indicou esta quarta-feira que o aumento de casos de infeção entre os mais jovens poderá estar na origem dos recentes aumentos de casos em vários países do continente europeu.

15h36 - Vacina ainda em 2020? "Não devemos esperar um milagre". A Alemanha atribuiu meios a três empresas de biotecnologia para ajudar no desenvolvimento das vacinas candidatas para combater o novo coronavírus. No entanto, a Ministra da Educação, Anja Karliczek, considerou "improvável" a existência de uma vacina amplamente disponível antes de meados de 2021.

15h28 - Juntas médicas reabriram mas há atrasos nos atestados. As juntas médicas, suspensas durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, já foram reabertas, mas ainda há um "lastro de atraso muito significativo" na emissão de atestados médicos de incapacidade multiuso, avançou hoje o Governo.

15h23 - Mais um caso no futebol espanhol: Futebolista do Zaragoza testou positivo. Clube não revelou a identidade do atleta, que acordou esta manhã com sintomas compatíveis com o novo coronavírus.

15h19 - Creche encerra em Baião após educadora testar positivo para Covid-19. Uma creche do concelho de Baião foi hoje encerrada depois de uma educadora ter testado positivo à covid-19, informou fonte da entidade gestora.

15h15 - FIFA disponibiliza mil milhões de euros na ajuda ao 'mundo' do futebol. De acordo com o documento, divulgado hoje, cada federação membro irá receber, na terceira fase do plano, uma doação de cerca de 850 mil euros, para "proteger e retomar" a atividade no futebol profissional, de formação e amador em cada país, mais cerca 400 mil para o setor feminino.

15h11 - 50% a mais na mortalidade em 22 países europeus na semana de 30 de março. A epidemia da doença Covid-19 levou a um pico de excesso de mortalidade de 50% entre fins de março e inícios de abril em países europeus considerados num estudo das estatísticas francesas.

14h48 - Viagens para a Madeira. A Região Autónoma da Madeira decidiu impor a utilização de máscara em todos os espaços públicos, abertos ou fechados. Com efeito, perante esta decisão, Graça Freitas, que marcou igualmente presença na conferência, destacou que em qualquer viagem "devemos saber o que nos espera. Dito isto, a Região Autónoma da Madeira tomou uma decisão sobre a utilização de máscara e as pessoas sabem que devem observar as medidas recomendadas na região".

14h33 - A Autoridade de Saúde dos Açores revelou hoje que foi diagnosticado nas últimas 24 horas mais um caso positivo da Covid-19, na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago e a que concentra mais população.

14h27 - "Foram tratados com o Remdesivir 133 doentes no SNS". Em Portugal, "temos conseguido assegurar a disponibilização do medicamento para os doentes a quem tem sido prescrito [o Remdesivir]". Neste momento, garantiu o presidente do Conselho Diretivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), Rui Santos Ivo, "foram tratados com o Remdesivir 133 doentes no SNS". 

14h14 - O Parlamento italiano autorizou hoje o prolongamento do estado de emergência no país até 15 de outubro, para facilitar a tomada de decisões do Governo na luta contra a pandemia de Covid-19.

14h08 - "Ponto mais crítico da contração económica já ficou para trás". O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje que alguns indicadores recentes da atividade das empresas e do emprego "levam a pensar que o ponto mais crítico da contração económica já ficou para trás".

14h00 - Já começou a conferência da DGS sobre a situação pandémica em Portugal. Conta hoje com a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e o presidente do Conselho Diretivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Rui Santos Ivo.

Acompanhe em direto:

13h57 - Jogador da equipa principal do Sevilla infetado com Covid-19. O Sevilla anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quarta-feira, que identificou um caso de infeção pelo novo coronavírus entre os jogadores que militam na equipa principal, orientada por Julen Lopetegui.

13h55 - A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) anunciou hoje que o projeto que lidera sobre o desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19 induziu "uma potente resposta funcional de anticorpos" em animais.

13h45 - Portugal registou mais três mortes e 203 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira. Até à data, foram detetadas no país 50.613 pessoas infetadas e 1.725 vítimas mortais na sequência da doença provocada pelo novo coronavírus. 

13h29 - Comissária europeia aponta "desleixo" das populações no aumento de casos. A comissária europeia da Saúde manifestou hoje preocupação face ao aumento de casos de Covid-19 em vários países na Europa, responsabilizando as populações que demonstraram alguma "complacência e desleixo", nomeadamente no cumprimento rigoroso das regras de higiene.

13h07 - A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte de pelo menos 660.787 pessoas e infetou mais de 16.769.080 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

13h05 - Todas as províncias e cidades do Vietname em risco de infeção. Após meses livre do vírus, o Vietname prepara-se para uma nova onda de infeções pelo novo coronavírus, depois de, esta quarta-feira, a televisão estatal ter reportado novos casos em Hanoi, Ho Chi Minh City e Central Highlands, devido ao recente surto em Danang, a terceira maior cidade do país.

12h41 - Governo italiano quer prolongar estado de emergência até 15 de outubro. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, pediu hoje à Câmara dos Deputados que aprove um prolongamento do estado de emergência até 15 de outubro para possibilitar uma gestão da crise da covid-19 mais "rápida e eficiente".

12h34 - A Catalunha registou mais 969 novos casos e oito mortos pela Covid-19. De acordo com o Departamento da Saúde, a região já totaliza 93.361 casos positivos.

12h18 - Desemprego? "Temos de estar preparados para tudo". Foi esta a reação do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, quando questionado sobre o desemprego, que em junho terá atingido os 7%. "O ritmo de crescimento do desemprego abrandou claramente", disse Siza Vieira. "Vamos esperar que a situação estabilize, mas temos de estar preparados para o caso de isso não acontecer", rematou.

12h10 - Homens acreditam mais em teorias da conspiração sobre Covid-19. Especialistas apontam que eles têm uma maior predisposição para procurar explicações alternativas acerca de situações que não conseguem controlar, comparativamente às mulheres.

11h46 - As autoridades de Malta anunciaram hoje que 65 migrantes resgatados no mar Mediterrâneo no domingo estão infetados com Covid-19 e outros nove estão a aguardar os resultados dos testes.

11h35 - Quase todas as empresas já funcionavam na 1.ª quinzena de julho. Face à situação que seria expectável sem pandemia, 58% das empresas reportaram uma redução do volume de negócios na primeira quinzena de julho.

11h33 - Bruxelas paga 63 milhões para assegurar tratamentos com Remdesivir na UE. A Comissão Europeia anunciou hoje que assinou um contrato com a farmacêutica Gilead para assegurar tratamentos com Remdesivir na União Europeia (UE), após este medicamento antiviral ter sido autorizado para combater a Covid-19.

De acordo com a informação hoje divulgada pelo executivo comunitário, este contrato assinado com a Gilead, após conversações com a empresa nas últimas semanas, visa "garantir doses de tratamento de Veklury, a marca comercial da Remdesivir". 

Assim, "a partir do início de agosto, e a fim de satisfazer necessidades imediatas, serão disponibilizados aos Estados-membros e ao Reino Unido lotes de Veklury, com a coordenação e o apoio da Comissão", acrescenta a Comissão Europeia.

11h32 - Andrea Bocelli incentiva cidadãos a "não seguir as regras". Andrea Bocelli disse que se sentiu "humilhado e ofendido" pelas medidas impostas no país devido à pandemia do novo coronavírus: "Eu não podia sair de casa, embora não tivesse cometido nenhum crime", disse o tenor italiano, considerando exageradas as regras adotadas perante a Covid-19. 

11h28 - De férias? "Mantenha o distanciamento físico das outras pessoas nas passadeiras, paredões e marginais. Não facilite", sublinha a Direção-Feral da Saúde (DGS) numa mensagem publicada no Twitter.

11h19 - África contabiliza 871.970 casos de Covid-19, que provocaram 18.475 mortos, existindo 523.684 recuperados, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC).

11h16 - Covid-19 deixou-o internado durante 119 dias, 55 dos quais em coma. Juan Miguel Martínez deu entrada num hospital, em Barcelona, no dia 24 de março, devido ao novo coronavírus e só saiu passado 119 dias, dos quais 55 em coma induzido. Febre, mal-estar e diarreia foram os sintomas que fizeram soar os alarmes e o levaram a dirigir-se a um centro de saúde, onde lhe fizeram um radiografia que revelou uma pneumonia. 

11h03 - Taxa de desemprego subiu para 7%. Quantos empregos a pandemia destruiu? O INE estima em 4.657,9 mil o número de pessoas empregadas em junho, em comparação com o valor registado três meses antes houve uma diminuição de 3,2%. 

Em comparação com fevereiro, antes da Covid-19 chegar a Portugal, houve uma diminuição de 180,7 mil empregos, que foram 'destruídos' pela pandemia.

10h59 - Número de casos na Índia aumenta mais de meio milhão em 12 dias. A Índia registou mais de meio milhão de casos de Covid-19 em 12 dias, ultrapassando a barreira de 1,5 milhões de infetados, o que coloca o país como o terceiro mais afetado no mundo, foi hoje anunciado.

10h55 - A vacina da Moderna contra a Covid-19 deverá custar entre os 42 e os 51 euros. A informação está a ser avançada pelo Financial Times. De lembrar que a vacina desenvolvida pela empresa norte-americana de biotecnologia entrou já na última fase do ensaio clínico.

A fase 3 terá lugar nos Estados Unidos e contará com a participação de 30 mil adultos saudáveis. Após esta etapa, deverá ser possível avançar para o público em geral e, de seguida, produzir em massa para a população.

10h36 - "'Este poderá não ser o verão do nosso contentamento, mas, uma vez passada a crise, todos os invernos vão saber a verão. Desconfina mas desconfia.' Este é um conselho do Pedro Abrunhosa e é também um conselho da DGS". É esta a mensagem partilhada, de manhã, pela Conta Oficial do XXII Governo Constitucional no Twitter. 

10h27 - Hong Kong à beira de "surto comunitário" que pode "colapsar" hospitais. O número crescente de novos casos do novo coronavírus em Hong Kong pode levar ao "colapso" do sistema hospitalar, alertou a líder da região, Carrie Lam, esta terça-feira. "A cidade está à beira de um surto comunitário em larga escala", afirmou, apelando a que as pessoas fiquem em casa.

10h24 - Pandemia afeta "particularmente" os setores "mais dependentes do consumo". O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, destacou, esta quarta-feira, que apesar do forte impacto da pandemia na economia mundial, os setores mais dependentes do consumo são, em particular, mais penalizados. A explicação é simples: menos consumo, menos vendas.

10h21 - Viajar em tempos de pandemia? A verdade sobre o ar reciclado nos aviões. Existem muitos fatores a serem considerados antes de embarcar numa viagem de avião durante a pandemia da Covid-19. Mas existe uma questão comum com a qual não precisa de se preocupar: o ar dentro dos aviões. Mais especificamente, que esse ar está cheio de germes, tornando-o muito suscetível a ficar doente durante o voo. Saiba tudo aqui.

09h47 - Houve condutores "que questionaram se queríamos que colocassem máscaras". O Notícias ao Minuto acompanhou uma ação de fiscalização rodoviária da Polícia de Segurança Pública de Lisboa realizada no âmbito da operação 'Verão Seguro 2020'.

Em cerca de 90 veículos fiscalizados, não foram assinaladas contra-ordenações e os condutores mostraram-se disponíveis para, inclusive, usar máscara perante a abordagem dos agentes da PSP.

Notícias ao MinutoAção de fiscalização rodoviária da Polícia de Segurança Pública de Lisboa© Notícias ao Minuto 

09h45 - Rússia reporta mais 169 mortes e 5.475 novos casos. Com quase 830 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, a Rússia é o quarto país do mundo mais afetado pela pandemia.

09h21 - Aqui, o distanciamento social é alcançado com ursos de peluche. Este restaurante em Polanco, na cidade do México, senta bonecos de peluche na esplanada para assegurar que as pessoas se posicionam nas mesas dentro das regras impostas para evitar a propagação do novo coronavírus. As imagens são da AFP.

09h12 - A quebra das horas trabalhadas no primeiro trimestre do ano devido à pandemia de Covid-19 foi quase o dobro da registada no mesmo período de 2009, após a crise financeira mundial, divulgou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

08h49 - Rússia espera aprovar vacina em menos de duas semanas. Numa altura em que o mundo está na corrida por uma vacina contra o novo coronavírus, a Rússia afirma que espera aprovar uma nas próximas semanas, reporta a CNN

08h38 - Máscara que inativa o coronavírus está à venda nos CTT. Os CTT - Correios de Portugal anunciaram, na terça-feira, que estão a vender em todo o país as máscaras AdTech, as primeiras a superar com sucesso os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e que inativam o novo coronavírus

08h30 -  Peritos chumbam ventilador; Apito final para comentadores. Fique a conhecer os temas que marcam os jornais desta quarta-feira. 

08h14 - Comentários de Elon Musk sobre Covid-19 são "ultrajantes". O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, aproveitou numa entrevista com a CNBC para deixar críticas ao fundador e CEO da Tesla e SpaceXElon Musk. Em especial, Gates criticou o posicionamento de Musk em relação à pandemia de Covid-19 e à forma como tem ajudado a espalhar noções imprecisas sobre a doença.

08h04 - Afinal, o novo coronavírus existe há décadas em morcegos. O novo coronavírus parece ter circulado despercebido em morcegos durante décadas. A acrescentar, os morcegos-de-ferradura são a origem mais plausível do vírus SARS-CoV-2. Estas novas descobertas podem ser encontradas num estudo publicado esta terça-feira na Nature Microbiology.

07h39 - O laboratório francês Sanofi e o britânico GSK anunciaram que chegaram a acordo com o Governo britânico para fornecer 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, "sujeito à assinatura de um contrato definitivo".

07h30 - Mais de três quartos dos inquiridos num estudo da DECO afirmam que evitam espaços públicos por medo de contágio de Covid-19, quase metade anularam os programas de férias e também cerca de metade adiaram projetos e investimentos. Conheça aqui os resultados completos.

07h23 - De acordo com os dados mais recentes do Instituto Robert Koch, a Alemanha registou seis mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para os 9.128. Em termos de casos, o país contabilizou 684 no último dia. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já infetou 206.926 pessoas no país germânico.

07h22 - A China diagnosticou mais 101 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 89 na região de Xinjiang, oito na província de Liaoning e um em Pequim, indicaram hoje as autoridades chinesas.

07h19 - Os Estados Unidos registaram 1.497 mortos e 60.085 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h13 - O México registou 852 mortes devido à Covid-19 e 7.208 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 44.876 e de infetados para 402.697, informaram as autoridades na terça-feira.

07h09 - As consequências económicas da pandemia estão a levar muitas famílias a pedir apoio alimentar, registando-se uma alteração do padrão social de quem beneficia de apoio, com "necessidades envergonhadas" entre a classe média, segundo instituições que estão no terreno.

07h04 - DGS avisa: "Máscaras atiradas para o chão aumentam risco de propagação". A Direção-Geral da Saúde deixou um apelo a toda a população para que não atire as máscaras de proteção individual para chão. Numa nota divulgada através das redes sociais, a autoridade de saúde reitera que a "utilização da máscara cirúrgica só termina quando é colocada no lixo". 

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde vai poder acompanhar AO MINUTO todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório