Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Universidade de Macau desenvolve vacina com "potente resposta" em animais

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) anunciou hoje que o projeto que lidera sobre o desenvolvimento de uma vacina para a covid-19 induziu "uma potente resposta funcional de anticorpos" em animais.

Universidade de Macau desenvolve vacina com "potente resposta" em animais
Notícias ao Minuto

13:56 - 29/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com comunicado, o professor Zhang Kang da Faculdade de Medicina da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau lidera uma equipa de investigação conjunta com instituições da China continental e de Hong Kong.

O estudo, publicado hoje na revista académica Nature, segundo a MUST, aponta ter conseguido "induzir uma potente resposta funcional de anticorpos nos ratos, coelhos e primatas não humanos imunizados logo ao sétimo ou 14.º dias após uma injeção de dose única".

"O nosso pensamento inicial ao conceber a nossa vacina em janeiro de 2020 foi o de utilizar a menor parte da proteína S [proteína Spike], de modo a produzir o melhor efeito vacinal, mas com o menor potencial de efeitos secundários, tais como uma complicação de melhoramento anticorpo dependente do corpo, por isso fizemos cuidadosamente várias vacinas candidatas e testámos cada uma delas, e concluímos que a RBD é a melhor candidata", indicou o líder da equipa.

"Em retrospetiva, isso parece óbvio agora, mas em Janeiro de 2020, quando todos os outros estavam a avançar com a produção de vacinas, foi uma decisão difícil. Estamos agora satisfeitos por não nos termos apressado e tomado a decisão certa antes de avançarmos", acrescentou.

No comunicado, a universidade detalhou existirem mais de cem vacinas da covid-19 em desenvolvimento no mundo, mas que "estão a enfrentar desafios árduos em termos de eficácia, efeitos secundários e produção".

No estudo, observou a MUST, ficou demonstrado que "as vacinas recombinantes contra a região da proteína Spike RBD podem induzir eficazmente uma resposta imunitária potente no organismo com um bom perfil de segurança".

A Universidade notou, contudo, que a "eficácia da vacina precisa de ser avaliada e validada em ensaios clínicos em humanos, que serão iniciados em breve".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório