Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Desemprego? "Temos de estar preparados para tudo", diz Siza Vieira

Questionado sobre o desemprego, que em junho terá atingido os 7%, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira adiantou: "Temos de estar preparados para tudo".

Desemprego? "Temos de estar preparados para tudo", diz Siza Vieira
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Siza Vieira

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse, esta quarta-feira, que "temos de estar preparados para tudo" quando questionado sobre a taxa de desemprego - que em junho terá subido para 7% -, sublinhando, porém, que há indicadores positivos. 

"O ritmo de crescimento do desemprego abrandou claramente", disse Siza Vieira, justificando depois com o aumento ligeiro que se verificou na população empregada. INE estima que em junho a população empregada tenha sido de 4.657,9 mil pessoas, o que significa um acréscimo ligeiro de 0,1% face ao mês anterior

"Vamos esperar que a situação estabilize, mas temos de estar preparados para o caso de isso não acontecer", rematou Siza Vieira, em declarações aos jornalistas. 

A taxa de desemprego terá subido para 7% em junho, de acordo com os dados do INE, enquanto a taxa de subutilização de trabalho - que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores involuntariamente a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, e os inativos disponíveis, mas que não procuraram emprego - terá crescido para 15,4% no mesmo mês. 

A taxa de desemprego dos jovens foi estimada em 25,6% em junho, a que corresponde um aumento de 4,2 p.p. relativamente à taxa de maio de 2020. Já a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,7% e aumentou 0,9 p.p. em relação ao mês anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório