Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Governo "lamenta decisão" do Reino Unido. 34 casos na PSP

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Governo "lamenta decisão" do Reino Unido. 34 casos na PSP
Notícias ao Minuto

07:45 - 24/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Em plena crise pandémica, a Assembleia da República debate esta sexta-feira o Estado da Nação, numa discussão que terá a duração de quase quatro horas e que terá 'honras de abertura' feitas pelo primeiro-ministro, António Costa.

Quanto a números mais recentes, Portugal registou mais três mortes e 229 novos casos de infeção, num total de 1.705 óbitos e 49.379 infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Pelo mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte de pelo menos 615 mil, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h45 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar as novas atualizações aqui.

15h34 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que Portugal está a "acelerar substancialmente" a recuperação da atividade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que foi condicionada pela pandemia de covid-19.

15h22 - Novos surtos de Covid-19 em Espanha, Reino Unido e França, sobretudo, suscitam preocupação na Europa, confrontada com o aumento dos contágios em vários países, três meses após o continente deixar de ser o centro da pandemia no mundo.

15h08 - A perda auditiva pode ser um sinal de Covid-19? Os investigadores da Faculdade de Medicina John Hopkins afirmam que o novo coronavírus pode infetar, além do nariz e da garganta, o ouvido e o osso mastóide (osso proeminente que se encontra atrás do ouvido).

15h06 - A Noruega voltou hoje a repor as restrições à entrada no país de passageiros provenientes de Espanha e Andorra, devido a pandemia da covid-19, tendo decidido manter tais medidas em relação a Portugal.

14h38 - O presidente da Assembleia da República encerrou hoje a sessão legislativa com cinco minutos de discurso, elogiando deputados e funcionários que permitiram que o parlamento continuasse a funcionar em pleno, mesmo em tempo de pandemia.

14h11 - O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu à decisão do Reino Unido de manter restrições a Portugal quanto às viagens, no final do debate do Estado da Nação. "O Governo, naturalmente, lamenta a decisão das autoridades britânicas, que não está fundamentada nos factos e nos dados que são conhecidos e públicos, e aguardará que as autoridades britânicas evoluam", disse. Referindo ainda que Portugal está a "trabalhar incansavelmente" para garantir condições para estas deslocações entre os dois países. "Esperamos que mais dia menos dia, mais semana menos semana, a realidade se imponha, os dados sejam respeitados e a situação seja revertida", rematou.

13h41 - A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte a mais de 633 mil pessoas e infetou mais de 15,5 milhões em todo o mundo, de acordo com o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

13h16 - Oito reclusos no corredor da morte estão entre as 15 vítimas da Covid-19 numa prisão do estado norte-americano da Califórnia. A prisão estatal de San Quentin confirmou esta quinta-feira a morte de John Beames, de 67 anos, do que terão sido complicações relacionadas com a infeção pelo novo coronavírus.

13h01 - Trinta e quatro polícias estão atualmente infetados com Covid-19 e 102 estão de quarentena, avançou hoje a Polícia de Segurança Pública ao assegurar que todas as esquadras estão a "funcionar normalmente".

12h54 - O ministro do desporto italiano, Vincenzo Spadafora, afirmou hoje que os adeptos poderão regressar aos estádios nos jogos da Serie A em setembro, mas só caso a pandemia da Covid-19 esteja "controlada".

12h47 - A cientista chefe da Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que a exposição da população mundial ao novo coronavírus está ainda longe dos 50 a 60% necessários para haver imunidade de grupo. A imunidade de grupo acontece geralmente através da vacinação e acontece quando a maior parte da população está imunizada para uma doença, impedindo a sua transmissão continuada.

12h20 - A Comissão Europeia propôs hoje mexidas em leis comunitárias para facilitar o apoio dos bancos às empresas em dificuldades devido à crise da Covid-19, para incentivar "maiores investimentos na economia" e permitir uma "rápida recapitalização".

12h13 - Fuenlabrada é um dos assuntos mais mediáticos no país vizinho, depois do clube da II  Liga ter revelado, a poucas horas da realização da derradeira jornada do campeonato, que tinha vários jogadores infetados com Covid-19 no plantel.

12h10 - Reino Unido mantém Portugal de fora dos corredores turísticos. Os passageiros provinientes de Portugal vão continuar obrigados a ter de fazer quarentena.

11h14 - Debate do Estado da Nação: Sobre o 'pedido de casamento' feito por Costa ao Bloco de Esquerda e ao PCP, numa reedição da geringonça, durante o discurso de abertura, Catarina Martins acabou por responder que 'nim': Responsabilizou Costa por não ter querido fazer um acordo escrito pós-legislativas, mas referiu que "o horizonte sempre foi o da legislatura, nunca colocámos o nosso mandato dentro da gaveta". Já Jerónimo de Sousa acabou por não dar nenhuma resposta clara em relação ao assunto.

11h10 - As autoridades de saúde belgas anunciaram a morte de uma menina de três anos infetada com Covid-19. A criança tinha ainda várias doenças pré-existentes.

11h07 - A Alemanha identificou 815 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um forte aumento de infeções que eleva para 204.183 o total desde o início da pandemia, e registou mais 10 mortes.

11h05 - Rússia ultrapassou hoje os 800 mil casos de infeção pelo coronavirus que provocada a covid-19, doença que já causou 13 mil óbitos no país, segundo os dados do Centro de Operações contra a propagação do coronavírus.  

10h37 - O primeiro de vários voos humanitários que levarão de volta a Angola os cerca de 2.000 angolanos retidos em Portugal devido à Covid-19 partiu hoje de Lisboa com 260 cidadãos, anunciou a embaixada deste país africano em Lisboa.

10h23 - Debate do Estado da Nação: O presidente do PSD avisou que Portugal "já fez asneiras a mais" e sublinhou que não há "condições para aventuras, nem para ideias megalómanas. Prova disso é a fatura acumulada da TAP, das falências da banca e das “PPP desastrosas”, diz.

10h12 - O Ministério da Saúde de Moçambique vai realizar um inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19 na cidade e província de Maputo dentro de duas semanas, face ao crescente aumento do número de casos do novo coronavírus, anunciou a instituição.

10h03 - Uma bebé de 26 dias, do estado norte-americano da Pensilvânia, testou positivo à Covid-19 durante a autópsia. A informação foi revelada, esta quinta-feira, pelo médico legista à CNN, referindo que a menina não terá necessariamente morrido de Covid-19, mas que a causa de morte continua sob investigação.

9h57 - Leia o resto do discurso de abertura do debate do Estado da Nação aqui.

9h51 - Debate do Estado da Nação: "Não podemos deixar ninguém para trás", aponta Costa, referindo que "estamos em luta, contra o vírus para proteger a saúde e a vida dos nossos concidadãos, pela manutenção dos postos de trabalhos e das empresas".

9h44 - Debate do Estado da Nação: O primeiro-ministro abriu o debate assumindo o “choque pela perda de vidas humanas, angustia com os doentes, incerteza sobre as empresas, a saúde e os rendimentos e admiração por quem está na primeira linha”, que se vivem neste momento. António Costa denota ainda que o país está a responder a um "desafio único", com "autoestima coletiva” e “maturidade democrática”.

9h40 - Siga aqui em direto:

 

9h37 - Começa o debate do Estado da Nação. Já fala António Costa.

8h47 - Investigadores da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, alertam que homens carecas apresentam uma probabilidade 40% superior de serem internados no hospital infetados com Covid-19. Não se trata da primeira vez que é estabelecida uma ligação entre calvície e o risco de infeção pelo novo coronavírus.

8h12 - O milionário norte-americano Bill Gates rejeitou na quinta-feira teorias de conspiração difundidas nas redes sociais que o acusam de estar por detrás da pandemia de Covid-19 ou de tentar controlar o mundo através de vacinas.

7h47 - Especialistas apontam que máscaras não cirúrgicas contra a Covid-19 necessitam de ter pelo menos duas camadas para impedir a propagação do vírus. Uma equipa de investigadores apurou que uma camada de tecido de algodão de uma t-shirt apresenta alguma eficácia contra gotículas expelidas através da fala, de uma pessoa infetada com o novo coronavírus.

7h32- A China diagnosticou mais 21 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 13 dos quais na região de Xinjiang, dois em Dalian e seis oriundos do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

7h27 - O risco de organizar a Volta a Portugal não está "reduzido a zero" relativamente à Covid-19, mas estará "bastante controlado" se for para a estrada em 27 de setembro, assumiu hoje o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). A FPC organizará a Volta a Portugal "possível" no contexto da pandemia, com Delmino Pereira a prometer que tudo fará para que a prova aconteça, mas a reconhecer que há fatores impossíveis de controlar.

7h22 - O México registou mais de oito mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de Saúde mexicanas. As 8.438 infeções elevaram para 370.712 o total de contágios no México desde que o país registou o primeiro caso da doença, em 28 de fevereiro.

7h12 - Um estudo realizado pelo Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitários Lisboa Norte (CHULN), em abril e maio, revelou uma percentagem baixa de grávidas em trabalho de parto positivas à Covid-19 e todas sem sintomas da doença. Das 428 grávidas assintomáticas que deram entrada no Hospital Santa Maria, entre 03 de abril e 31 de maio, e que realizaram o teste à Covid-19, apenas duas deram positivo.

7h07 - A convenção do Partido Republicano que devia formalizar o multimilionário Donald Trump como recandidato à presidência dos EUA, nas eleições de 03 de novembro, prevista para Jacksonville, no estado da Florida, foi anulada. O anúncio foi feito pelo próprio Donald Trump, que argumentou com a pandemia do novo coronavírus que grassa no sul do país.

7h03 - A Assembleia da República analisa hoje o Estado da Nação, num debate com quase com quase quatro horas que será aberto pelo primeiro-ministro, António Costa, e acontece em plena crise pandémica. O início da sessão está agendado para as 9h30 e a grelha de tempos prevê 232 minutos de discussão, ou seja, quase quatro horas.

7h - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório