Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, Portugal mantém-se fora dos corredores de viagem com Reino Unido

Passageiros provinientes de Portugal vão continuar obrigados a fazer quarentena.

Afinal, Portugal mantém-se fora dos corredores de viagem com Reino Unido
Notícias ao Minuto

12:05 - 24/07/20 por Mafalda Tello Silva

País Viagm

Ao contrário do que tinha sido apontado pela imprensa britânica, Portugal não passou a integrar a lista de países isentos de quarentena à chegada ao Reino Unido, na sequência de uma reavaliação levada a cabo pelo Governo britânico, divulgada esta sexta-feira. 

De acordo com a lista publicada pelo Executivo de Boris Johnson, os passageiros provenientes de Portugal continuam a ser obrigados a cumprir quarentena (28 dias) no regresso ao Reino Unido. 

A atualização desta lista inclui a integração dos seguintes países: Estónia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia (Europa) e São Vicente e Granadinas (Cáribe). O número de nações isentas de quarentena à chegada a solo britânico passa, assim, de 75 para 80. 

A nova lista, adianta ainda o Governo britânico, entra em vigor a 28 de julho.

A inclusão de Portugal na lista nesta atualização foi dada como certa, ontem, pelo jornal The Times. De acordo com a publicação de referência britânica Londres iria ceder, em breve, à "pressão poderosa" do Governo português, que considerou a exclusão, no início de julho, de Portugal do grupo de destinos seguros como "absurda" e "errada" e sugeriu um impacto nas relações bilaterais. 

Também o Daily Telegraph admitiu o levantamento das restrições para Portugal, eventualmente através de "corredores" regionais, acrescentando que Madeira, Açores e Algarve, os destinos mais populares dos cerca de dois milhões de turistas britânicos anuais, têm um número de casos muito reduzido comparando com Lisboa, onde estão mais de metade dos casos ativos no país. 

Também ao invés do que tinha sido anunciado pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps, a reavaliação foi divulgada hoje e não na próxima segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório