Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Foco em empresa de Tomar. Bolsonaro volta a testar positivo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Foco em empresa de Tomar. Bolsonaro volta a testar positivo
Notícias ao Minuto

08:30 - 22/07/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

De acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista, no total, 1.697 óbitos e 48.898 casos confirmados do novo vírus, desde o início da pandemia. Esta terça-feira, foram contabilizadas mais seis mortes e 127 novos casos de infeção. Lisboa e Vale do Tejo, a região mais afetada pelo surto no país, soma agora 24.470 casos, mais 101 infetados do que na véspera.

A nível global, a pandemia já provocou mais de 610 mil mortos e infetou mais de 14,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente feito pela agência francesa AFP. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

15h06 - Este registo terminou. Continue a acompanhar AQUI os principais desenvolvimentos da pandemia, nesta terça-feira, em Portugal e no resto do mundo.

15h02 - A companhia Qatar Airways exigiu hoje uma indemnização de 5.000 milhões de dólares (4.300 milhões de euros) aos quatro países do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito) que impuseram, em 2017, um bloqueio aéreo contra Doha.

15h00 - O número de casos positivos ativos de Covid-19 caiu para oito nos Açores, depois de se registar uma recuperação e de as análises realizadas nas últimas 24 horas não terem revelado novos casos, foi hoje anunciado.

14h54 - Os alunos mais novos, com mais carências, portadores de deficiência ou em risco de maus-tratos são os que a Covid-19 revelou que mais precisam de uma escola presencial, afirmou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Educação.

14h48 - O Governo moçambicano admitiu dificuldades para conter as infeções pelo novo coronavírus em Cabo Delgado devido a movimentação de pessoas deslocadas na sequência da violência armada naquela província do norte do país.

14h42 - Os EUA vão pagar cerca de 1,7 mil milhões de euros por 100 milhões de doses de uma vacina do novo coronavírusdesenvolvida por uma parceria germano-americana, anunciaram hoje as autoridades e laboratórios.

14h36 - A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 616.965 mortos em todo o mundo, entre os 14.977.470 casos de infeção diagnosticados, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais.

14h33 - A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou uma proposta para devolver o valor pago pela taxa turística aos estudantes deslocados alojados em estabelecimentos de alojamento local ou hotéis. 

14h28 - Cerca de 20 utentes curados da Covid-19 do lar de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde surgiu um surto com 17 mortos, começaram hoje a regressar à instituição, disse à agência Lusa fonte do município.

14h22 - A economia grega irá sofrer este ano uma recessão comparável ou superior à dos piores anos da crise de 2008, quer haja ou não outra onda de Covid-19, de acordo com um relatório apresentado hoje pela OCDE.

14h19 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu hoje para 15.600, mais 182 nas últimas 24 horas, em cerca de 746 mil infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

14h16 - Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, afirmou hoje que as medidas que combatem a Covid-19 não passam pelo fecho de fronteiras, lembrando que a Irlanda, que impôs quarentena a quem regresse de Portugal, não pertence ao Espaço Schengen.

14h09 - O presidente da Ordem dos Médicos do Norte defendeu hoje que a tutela deve preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as necessidades do inverno, sugerindo o regresso dos hospitais de campanha para dar resposta à Covid-19.

14h01 - A Comissão Europeia anunciou hoje a alocação de 100 milhões de euros a um projeto de investigação de vacinas contra a Covid-19, verba que se soma aos 15,9 mil milhões de euros já anunciados para testes e outros tratamentos.

13h55 - No Reino Unido, avançou a Sky News, os idosos que vivem em lares ou casas de repouso poderão voltar a ver as suas família. O governo britânico anunciou que vai voltar a autorizar as visitas nestes espaços, depois de as mesmas terem sido impedidas após o início da pandemia.

13h50 - O Japão decidiu hoje permitir a entrada de mais residentes estrangeiros, aliviando as restrições de imigração devido a Covid-19, começando com trabalhadores e estudantes.

13h49 - A Bélgica está a registar um aumento significativo de novos casos da doença Covid-19, nomeadamente, entre as faixas etárias mais jovens, e deve "agir rapidamente" para evitar novas medidas de confinamento, avisou hoje o Centro Nacional de Crise belga.

13h30 - A TVI24 está a avançar que há 34 casos de Covid-19 na Ribasabores, em Tomar. Na empresa de transformação de carnes trabalham cerca de 200 funcionários, tendo metade já sido testada. Por precaução e para controlar este foco de contágio, a Ribasabores encerrou as instalações.

13h11 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro voltou a testar pela terceira vez positivo à Covid-19. "O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, estando a ser acompanhado pela equipa médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo", refere uma nota divulgada pela presidência

12h53 - Espanha tem 224 surtos ativos de Covid-19, mais 23 do que há dois dias, com 2.622 casos positivos da doença associados, estando a maioria deles controlados, disse hoje o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa.

12h46 - O vice-presidente do Governo da Madeira criticou hoje o executivo nacional por não ter indicado o valor que vai transferir para a região, ao abrigo do Fundo de Recuperação, quando já anunciou 300 milhões de euros para o Algarve.

12h27 - A companhia irlandesa Ryanair anunciou hoje o encerramento da sua base em Frankfurt, na Alemanha, depois da recusa dos pilotos de baixarem os seus salários.

12h12 - A secretária da Inclusão e Cidadania da Madeira disse hoje que cerca de 700 famílias receberam apoios do fundo de emergência social criado pelo Governo Regional para fazer face às consequências da pandemia da Covid-19.

12h09 - O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, manifestou-se hoje "satisfeito" com o acordo do Conselho Europeu para relançamento da economia europeia pós-crise da Covid-19, mas insistiu em "melhorias" no orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo.

11h48 - Os custos globais com a pandemia da Covid-19 na Madeira em 2020 e 2021 vão ascender a 544 milhões de euros, segundo um estudo encomendado pelo Governo Regional referido hoje pelo vice-presidente do executivo.

11h32 - Mike Ryan, director executivo do programa de emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde, afirmou, hoje, que a organização está preocupada com o surgimento de novos surtos de Covid-19 em alguns países do Sul da Europa e dos Balcãs. "Embora na Europa Ocidental a doença estar sob controlo, ainda temos algumas tendências preocupantes no Sul da Europa e nos Balcãs. Por isso, ainda não estamos fora de perigo no ambiente europeu. É necessária uma vigilância permanente", alertou o responsável. 

Ainda assim, Mike Ryan destacou que o continente americano é o atual foco da pamdemia e que em África verifica-se agora um "acelerar" do número de casos confirmados do novo coronavírus

11h22 - O acordo aprovado em sede de Conselho Europeu deveria apresentar-se como "uma solução comum para dar uma resposta equilibrada e justa", defendeu Catarina Martins, que apontou críticas ao documento. Ao invés disso, "depois deste Conselho Europeu, e da chantagem acrescida sobre o nosso país, torna-se ainda mais escandaloso e insustentável que as maiores empresas se mantenham sediadas na Holanda, pagando lá os impostos que faltam cá".

11h10 - Movimento nos aeroportos portugueses com "reduzida recuperação". Em maio, nos aeroportos nacionais registou-se o movimento de 82,1 mil passageiros, representando um decréscimo de 98,5% (-99,4% em abril), de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira. 

10h51 - Já arrancou mais um dia da conferência internacional Virtual Educa, que desde ontem até amanhã, debate a forma de ensinar no próximo ano letivo, em contexto pandémico. 'Vitualeduca.connect' envolve 300 mil professores de todo o mundo. Em Portugal, o Ministério da Educação decidiu que a participação na conferência irá contar como horas de formação dos docentes do ensino básico e secundário e, como tal, contará para progressão na carreira.

10h41 - A Alemanha registou 454 novos casos de Covid-19 e cinco vítimas mortais nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI). A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças da Alemanha adianta que se detetaram, desde o início da pandemia de Covid-19, 202.799 infetados, dos quais 188.600 considerados curados.

10h20 - As medidas restritivas da Europa para conter o surto de Covid-19 levaram a um défice orçamental de 2,2% do PIB na zona euro no primeiro trimestre deste ano, o mais elevado desde 2015, anunciou hoje o Eurostat.

10h13 - Hong Kong reforçou as medidas de distanciamento social e tornou obrigatório o uso de máscara em todos os espaços públicos fechados. As novas normas entram em vigor a partir da meia-noite de hoje e deverão prolongar-se até dia 5 de agosto.

A decisão de reforçar as medidas de combate à Covid-19 surgem na sequência de uma semana em que se registou um pico de contágios locais, sendo que foi encarada a possibilidade de Hong Kong estar a passar por uma terceira vaga pandémica. "Este é o momento mais crítico para Hong Kong. Pedimos aos cidadãos que sejam pacientes e que fiquem em casa o mais possível", apelou a ministra da Saúde, Sophia Chan.

10h03 - O Governo cabo-verdiano defende a revisão dos objetivos de curto prazo da Cabo Verde Airlines (CVA), reduzindo a aposta nos destinos internacionais mais distantes e apostando em nichos de negócio, devido à pandemia de Covid-19.

9h56 - Ainda não encontrou a melhor forma de cumprimentar os outros? A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixa algumas ideias alternativas aos apertos de mão, abraços ou beijos. Ora veja: 

9h44 - Várias pessoas infetadas com Covid-19 no Paquistão estão a arriscar navegar online em mercados negros para adquirirem plasma de outras pessoas que recuperam da doença para realizarem transfusões de sangue, adianta a BBC. Apesar de não ter sido ainda provado cientificamente que este tratamento tenha qualquer efeito contra o novo coronavírus, a procura por plasma tem aumentado exponencialmente no país, sobretudo, após terem sido divulgadas, nas redes sociais, histórias de casos de sucesso. 

9h41 - A United Airlines anunciou que, entre abril e junho, perdeu mais de 1,6 mil milhões de dólares e viu a faturação cair 87% devido à pandemia, no que considerou ter sido o pior trimestre da sua história.

9h32 - As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, preocupadas com o aumento de contágios de Covid-19 em várias zonas do mundo. Por volta das 8h50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 recuava 0,49% para 374,86 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt desciam 0,19%, 0,88% e 0,16%, respetivamente, bem como a de Madrid, que se desvalorizava 0,44%. Milão era a exceção, já que subia 0,01%.

9h28 - O Município da Batalha vai investir 1,5 milhões de euros em ecovias e trilhos para serem alternativas ao turismo de eventos, atraindo outros turistas no contexto da pandemia da Covid-19, anunciou a Câmara. O investimento neste domínio no turismo natural e ao nível da mobilidade ascende a cerca de 1,5 milhões de euros e conta com cofinanciamento de fundos comunitários (FEDER) de cerca de 85% deste valor, explica uma nota de imprensa.

9h07 - Foi criada, no âmbito das medidas de resposta à Covid-19, uma prestação complementar de abono de família para crianças e jovens, ou seja, um abono extra que, pelas contas do Ministério do Trabalho, vai chegar a 974 mil crianças e jovens em setembro. Saiba aqui como funciona este suplemento e quem terá direito a recebe-lo. 

9h00 - Cerca de um quarto da população residente em Nova Deli já esteve infetada com o novo coronavírus, adiantou hoje o The Guardian, citando dados revelados pelo Indian Institute of Management Jammu. Segundo os cientistas responsáveis por este estudo, os resultados apontam para que o número total de infetados na Índia seja muito superior ao reportado atualmente

A realização de 20 mil testes de despistagem aleatórios, realizados a moradores da capital da Índia pelo Centro Nacional de Controlo de Doenças, demonstra que, desta amostra, 23,48% pessoas tinham anticorpos referentes ao novo coronavírus. Entre falsos negativos e positivos, Sujeet Kumar Singh, responsável pelo centro, estima que cerca de 22% da população de Nova Deli já tenha estado infetada

8h51 - Manchas vermelhas na boca podem ser novo sintoma de coronavírus. Uma pesquisa recente sugere que pacientes infetados com Covid-19, podem desenvolver um tipo de alergia na boca, 12 dias após contraírem a doença.

8h34 - Percibald Garcia, um homem de 27 anos, tem garantindo que crianças que estão em quarentena devido à Covid-19 não se aborrecem em casa, na Cidade do México. O arquiteto, refere a Reuters, tem ido à porta de um grande conjunto de prédios ler em voz alta histórias às crianças. Com a ajuda de um microfone, Garcia tem lido livros aos mais novos "quase todos os dias" desde de maio

Notícias ao MinutoPercibald Garcia leu mais uma história aos mais novos, esta quarta-feira. © Reuters

8h13 - O Governo de Dublin publicou hoje uma 'lista verde' de 13 países cujos viajantes estão isentos de cumprir a quarentena ao chegar à Irlanda e que exclui países como Portugal, Espanha, França e o vizinho Reino Unido.

7h54 - A China diagnosticou mais nove casos de contágio local de Covid-19 na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e cinco oriundos do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

7h38 - O governo japonês aprovou o uso da dexametasona (um tipo de esteróide) como tratamento contra a Covid-19, depois de um ensaio clínico britânico ter demonstrado que o esteróide pode reduzir a mortalidade em casos graves, de acordo com a imprensa local.

7h11 - Os Estados Unidos registaram 68.524 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pelo oitavo dia consecutivo as 60.000 infeções, além de 961 mortos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

7h04 - As autoridades do estado australiano de Victoria registaram dois mortos e 484 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário desde o novo surto na capital regional, Melbourne, foi hoje anunciado.

7h00 - O México ultrapassou os 40 mil mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, com 915 óbitos só nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde mexicano. 

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, de ontem, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório