Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: "Vai piorar antes de melhorar". Subida nas mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Vai piorar antes de melhorar". Subida nas mortes no Brasil

Depois de vários dias de impasse, numa das mais longas cimeiras em sede europeia, os 27 chegaram a acordo sobre o relançamento económico dos países e setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, com uma dotação de 45 mil milhões de euros dirigida a Portugal.

Esta terça-feira, o país contabilizou mais seis mortes e 127 novos casos de infeção, totalizando agora 1.697 mortes e 48.898 casos de infeção confirmados. Lisboa e Vale do Tejo, onde há mais surtos ativos, soma 24.470 casos, mais 101 infetados do que na véspera.

A nível global, a pandemia já provocou pelo menos 610.604 mortos, entre os 14.736.130 casos de infeção diagnosticados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h57 - A situação em Portugal. O país registou hoje, também, mais 127 casos de infeção confirmados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, fixando-se o número total em 48.898.

Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de casos de infeção desde 1 de maio até esta terça-feira.

23h51 Cimeira: UGT acusa cinco líderes europeus de "atuação lamentável". A UGT considerou hoje que os líderes da Holanda, Áustria, Suécia, Dinamarca e Finlândia tiveram uma "atuação lamentável" no Conselho Europeu, prestando um mau serviço à Europa e aos seus cidadãos.

23h29 Brasil reporta 1.367 mortes e 41 mil novos contágios nas últimas 24 horas. O Ministério da Saúde brasileiro  reporta, esta terça-feira, mais 1.367 mortes associadas à pandemia do novo coronavírus, fixando o total acumulado em 81.487 óbitos. O número hoje divulgado duplica em relação a segunda-feira, quando foram anunciadas 632 mortes.

Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 41.008 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas. O número total de casos confirmados no país é agora de 2.159.654.

23h00Banquete dos prémios Nobel cancelado. Cerimónia ocorrerá em novos moldes. O tradicional banquete dos prémios Nobel será cancelado este ano, pela primeira vez desde 1956, por causa da pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje a Fundação Nobel, informando ainda que a cerimónia de entrega ocorrerá em "novos moldes".

22h58Deputados alertam para "receios" das famílias no arranque do próximo ano. Vários deputados alertaram hoje para a "receios das famílias" quanto ao regresso às aulas no próximo ano letivo, com o ministro da Educação a garantir que as escolas estão a "trabalhar sem parar".

22h33 - Pandemia "vai ficar pior antes de melhorar", diz Trump. "Algumas áreas do país estão muito bem, outras menos. Infelizmente, vai ficar pior antes de melhorar. É algo que não gosto de dizer, mas é assim que as coisas são", disse o presidente norte-americano, esta terça-feira.

"Olhem para o resto do mundo, está em todo o mundo", acrescentou Trump, embora a maior parte dos países estejam, nesta altura, a assistir a reduções significativas nos números de mortes e casos de infeção.

22h20 - Trump voltou a falar das máscaras, mas apareceu sem uma. Na conferência de imprensa desta terça-feira, o lider republicano voltou a fazer um apelo ao uso de máscaras de proteção contra a Covid-19, indicando até que estas mitigam a propagação do coronavírus, algo que nunca tinha dito antes de forma tão clara, uma vez que insistia que se tratava apenas de uma recomendação. "Estamos a pedir a toda a gente, quando não podem garantir distanciamento social, usem máscara", afirmou. "Quer gostem ou não da máscara, elas têm impacto", acrescentou. O presidente, porém, não estava a usar máscara.

22h13 - Donald Trump regressa às conferências de imprensa, pela primeira vez desde abril. Pode assistir aqui, em direto:

21h12 Festa de sexo junta mais de 40 participantes na Comporta durante pandemia. Uma festa erótica, marcada para o próximo sábado na Comporta, em Setúbal, está a ser notícia devido à quebra das regras impostas devido à pandemia da Covid-19.

21h00 "Desconformidades" devem-se a "atrasos", esclarece o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde disse hoje que já pediu que fossem colmatadas "desconformidades" detetadas num relatório do Tribunal de Contas (TdC) e revelou que será divulgado um relatório sobre todas as aquisições em tempo de Covid-19.

No comentário à Lusa o Ministério da Saúde começa por salientar que uma resposta eficaz à pandemia de Covid-19 exigiu do Governo respostas rápidas e urgentes, nomeadamente na compra de equipamentos e bens. "Porém, mesmo neste contexto adverso, o Governo procurou seguir os melhores ensinamentos internacionais e nacionais, observando as recomendações da Comissão Europeia e do Tribunal de Contas", garante-se na resposta do Ministério à Lusa.

20h59Líder indígena do Rio de Janeiro morre infetado pelo novo coronavírus. O cacique Domingos Venite, de 68 anos, chefe da tribo Guaraní Sapukai, a maior do estado brasileiro do Rio de Janeiro, morreu hoje devido ao novo coronavírus.

20h55 Madeira mantém oito casos ativos e 94 doentes recuperados. A Madeira mantém oito casos ativos de infeção por Covid-19, detetados no rastreio efetuado no Aeroporto da região, totalizando 102 infetados e 94 doentes recuperados, informou hoje a autoridade de saúde.

19h59 - A França contabilizou, nas últimas 24 horas, 13 mortes associadas à Covid-19 em meio hospitalar, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 30.165, segundo a Direção-Geral da Saúde francesa.

19h36 - Vacina desenvolvida pelo laboratório chinês já está em testes no Brasil. As primeiras doses da vacina contra a Covid-19, em desenvolvimeno pelo laboratório chinês Sinovac, começaram a ser aplicadas hoje num grupo de voluntários no Brasil, todos profissionais de saúde do Hospital de Clínicas, em São Paulo.

19h26 - Vírus "não vai estar resolvido no Natal". Um especialista britânico indicou hoje, perante o comité da Saúde, que a pandemia não vai estar resolvida no Natal, contrariando a aceção feita Boris Johnson, de que o Reino Unido estaria de regresso à normalidade por essa altura. "As coisas não vão estar resolvidas no Natal. A infeção não vai acabar, tornou-se numa infeção endémica humana", disse Jeremy Farrar, diretor da Wellcome Trust, na Casa dos Comuns. No entender do especialista, a humanidade vai viver com o novo coronavírus durante "décadas". 

"Mesmo que, eventualmente, encontremos uma vacina ou tratamentos muito bons, a humanidade vai continuar a viver com este vírus durante muitos, muitos anos... décadas", disse, citado pela BBC.

19h16 Centenas de médicos sérvios denunciam "desastre sanitário" no país. Cerca de 350 médicos denunciaram hoje um "desastre sanitário" na Sérvia e exigiram ao Governo o afastamento da célula de gestão do coronavírus num momento em que o país dos Balcãs regista uma retoma da pandemia.

18h44 - Ex-ministro guatemalteco detido por corrupção morre com Covid-19. Jorge Villavicencio Álvarez, ex-ministro guatemalteco, que estava em prisão preventiva após acusação de corrupção, morreu esta segunda-feira à noite vítima de Covid-19. A morte do ex-governante foi confirmada pelo hospital Roosevelt, um dos maiores da Guatemala, onde estava internado. Villavicencio Álvarez foi ministro da Saúde entre maio de 2012 e setembro de 2014, durante o governo do ex-presidente Otto Pérez Molina, tendo inclusive sido diretor do hospital Roosevelt.

18h22Despacho sobre incentivos aos media será publicado até final do ano. O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, afirmou hoje que o despacho sobre incentivos à comunicação social "está a ser preparado" e será publicado até final do ano.

17h38Ministério vai distribuir máscaras pelas escolas no regresso às aulas. O ministro da Educação anunciou hoje no parlamento que serão distribuídas máscaras e outros equipamentos de proteção individual às escolas para o regresso às aulas em setembro.

Tiago Brandão Rodrigues disse, ainda, no parlamento estar a trabalhar para aumentar o número de funcionários nas escolas, após críticas de falta de meios humanos por parte de vários deputados.

17h25 - EUA acusam dois hackers chineses de roubo de dados sobre Covid-19. O governo norte-americano apresentou uma acusação com 11 queixas-crime contra dois hackers chineses por alegado roubo de segredo comercial a empresas de vários países que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Os dois suspeitos, Li Xiaoyu e Dong Jiazhi, estão acusados de uma campanha global para roubar informação confidencial em mais de 11 países ao longo dos últimos 10 anos, sendo que, recentemente, o objetivo era informação sobre as vacinas anti-Covid.

O Departamento da Justiça norte-americano publicou informações sobre os suspeitos, assim como a imagem de um deles, indicando que os ataques se dirigiram a empresas localizadas em países como a Espanha, Austrália, Lituânia, Coreia do Sul, etc. Este é o primeiro processo judicial contra hackers por roubo de inovação científica envolvendo o novo coronavírus.

17h13 Itália com mais 15 mortes e 129 casos de infeção por Covid-19. A Itália registou, esta terça-feira, mais 13 óbitos ocorridos nas últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 35.073, uma taxa de variação de 0,04% em relação à véspera (35.058), quando se registaram 13 mortes.

16h52 Reino Unido reporta 110 mortes e 445 infetados nas últimas 24 horas. Reino Unido registou mais 110 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 45.422 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta terça-feira as autoridades de Saúde britânicas. Este registo diário impõe a primeira subida desde sexta-feira.

16h50 Espanha regista uma descida para 529 de novos casos diários. Espanha registou 529 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, uma descida em relação aos 685 de segunda-feira, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol. São agora 28.424 o número total de óbitos devido à pandemia, dos quais dois nas últimas 24 horas e nove nos últimos sete dias.

16h30Homem infetado detido por desrespeito ao confinamento. Um homem de 27 anos infetado Com covid-19 foi detido pela GNR no concelho de Redondo, no distrito de Évora, por desrespeito das regras de confinamento da pandemia, informou hoje a força de segurança.

16h25 Aumentam preocupações com a proteção de crianças em países com conflitos. As preocupações com a proteção das crianças em países com conflitos estão a aumentar devido à Covid-19, com mais relatos de crianças desacompanhadas, bem como de abusos físicos e emocionais, segundo um inquérito do Comité Internacional de Resgate (CIR).

15h45 - Enfermeiras de Washington homenagearam 160 colegas que perderam a vida por causa da Covid-19. As enfermeiras do estado de Washington reuniram-se esta manhã em frente ao Capitólio para homenagear os 160 colegas que perderam a vida durante a pandemia, apelando também às autoridades governamentais por uma maior proteção para os profissionais de saúde.

"Quantos enfermeiros na linha da frente poderiam estar aqui hoje se tivessem tido acesso ao equipamento de que precisavam para fazer o seu trabalho em segurança?", questionou Zenei Cortez, presidente da National Nurses United.

15h25FMI alerta que ganhos nas oportunidades das mulheres estão em risco. A pandemia de Covid-19 ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género, que persistem após 30 anos de progresso, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Sublinhe-se que esta mesma preocupação já tinha sido manifestada pela antiga ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, em entrevista ao Notícias ao Minuto: "O que eu gostaria muito é que a Covid-19 e o seu impacto em termos de emprego não significasse um retrocesso relativamente aos objetivos que existem, no emprego, na remuneração e nas oportunidades das mulheres, para elas terem a sua vida em função das suas escolhas. É esse o meu desejo".

15h12Conselho de Finanças Públicas diz que pandemia expôs fragilidade do SNS. A pandemia de Covid-19 mostrou a fragilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ameaça a sua sustentabilidade financeira, alerta o Conselho de Finanças Públicas (CFP) no relatório hoje divulgado sobre evolução orçamental do SNS entre 2013 e 2019.

15h08Rússia acusa relatório britânico de "russofobia esculpida com falsidades". O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo descreveu como "russofobia esculpida com falsidades" o relatório hoje divulgado pelas autoridades britânicas que investigaram a alegada interferência russa no sistema político do Reino Unido.

15h02Já há 14 infetados no surto em hipermercado de Torres Vedras. Os casos de infeção com Covid-19 num hipermercado do Grupo Sonae em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, subiram para 14, disse hoje fonte da Saúde Pública da região de Lisboa e Vale do Tejo.

15h01Pandemia já provocou mais de 610 mil mortes e 14,7 milhões de infetados. A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 610.604 mortos em todo o mundo, entre os 14.736.130 casos de infeção diagnosticados, segundo um balanço da agência France Presse (AFP) baseado em dados oficiais.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Se quiser conferir as atualizações da manhã, pode clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório