Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Líder indígena do Rio de Janeiro morre infetado pelo novo coronavírus

O cacique Domingos Venite, de 68 anos, chefe da tribo Guaraní Sapukai, a maior do estado brasileiro do Rio de Janeiro, morreu hoje devido ao novo coronavírus.

Líder indígena do Rio de Janeiro morre infetado pelo novo coronavírus
Notícias ao Minuto

20:29 - 21/07/20 por Lusa

Mundo Brasil

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, uma cidade localizada no litoral do Rio de Janeiro.

Venite estava internado no Centro de Referência para o tratamento de covid-19, em Angra dos Reis, desde 26 de junho, com problemas respiratórios.

A cidade decretou três dias de luto oficial em memória do líder indígena, que morava numa área montanhosa do município, onde vivem 350 famílias indígenas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis recomendou que o funeral não fosse realizado conforme os rituais tradicionais dos indígenas para evitar a propagação da doença, já que 88 membros da comunidade estão infetados com o novo coronavírus.

Em 14 de maio, o cacique Messías Kokama, considerado o principal líder indígena da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, morreu vítima de covid-19.

O chefe de Yawalapiti Aritana, de 70 anos, que vive no Alto Xingú, na Amazónia, foi hospitalizado no domingo com uma condição respiratória grave no município de Canarana, localizado a 650 quilómetros de distância de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

Os resultados dos testes clínicos para detetar a covid-19 no cacique Aritana ainda não foram divulgados.

Na segunda-feira, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde havia registado 12.050 casos confirmados do novo coronavírus em todas as aldeias do país e 231 mortes.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2,1 milhões de casos e 80.120 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 610 mil mortos e infetou mais de 14,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório