Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Comissão Europeia apoia com 100 milhões investigação para vacinas

A Comissão Europeia anunciou hoje a alocação de 100 milhões de euros a um projeto de investigação de vacinas contra a covid-19, verba que se soma aos 15,9 mil milhões de euros já anunciados para testes e outros tratamentos.

Comissão Europeia apoia com 100 milhões investigação para vacinas
Notícias ao Minuto

13:59 - 22/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Em comunicado, o executivo comunitário divulga que "cofinanciará com 100 milhões de euros um concurso lançado pela Coligação para Inovações em Preparação para Epidemias para apoiar o rápido desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus", naquele que é um novo projeto de um centro de investigação para tentar acelerar a descoberta deste tipo de tratamentos para a covid-19.

A comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, frisa serem "necessários tratamentos e vacinas eficientes para eliminar o perigo do coronavírus", pelo que esta verba da Comissão Europeia visa que este projeto "desenvolva rapidamente potenciais e promissoras vacinas".

Sediada na Noruega, esta é uma parceria global criada em 2017 para desenvolver vacinas para prevenir futuras epidemias, que está a trabalhar para criar possíveis vacinas contra o novo coronavírus, bem como para assegurar que estas estejam prontas para serem produzidas em escala, em colaboração com parceiros da indústria.

O apoio hoje anunciado é dado ao abrigo do programa comunitário de investigação Horizonte 2020.

Até ao momento, e já no âmbito da iniciativa Resposta Global ao Coronavírus, liderada pela presidente do executivo comunitário, Ursula von den Leyen, Bruxelas já anunciou que iria mobilizar 15,9 mil milhões de euros para o acesso universal a testes, tratamentos e vacinas contra a pandemia de covid-19 e para a recuperação global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório