Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Confinamento identificou os alunos que mais precisam da escola presencial

Os alunos mais novos, com mais carências, portadores de deficiência ou em risco de maus-tratos são os que a covid-19 revelou que mais precisam de uma escola presencial, afirmou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Confinamento identificou os alunos que mais precisam da escola presencial
Notícias ao Minuto

14:52 - 22/07/20 por Lusa

País Covid-19

João Costa falava durante a sessão de abertura do 5.º Encontro dos Professores do Ensino Português no Estrangeiro, organizado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e que está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com transmissão online.

Segundo o governante, existem "grupos específicos de alunos, para quem a escola não pode deixar de ser presencial".

São eles os alunos "mais novos, com mais carências e maior dependência, porque por vezes não há família por trás para apoiar, crianças e jovens com deficiência e crianças e jovens em risco de maus tratos ou situações mais vulneráveis".

Esta foi uma das várias lições do confinamento imposto pela luta contra a covid-19, disse.

"[A pandemia] não nos trouxe grandes novidades sobre a educação, simplesmente pôs aquilo que já sabíamos debaixo do microscópio e aquilo que já eram problemas para todos nós no sistema educativo tornaram-se gigantes e muito visíveis", prosseguiu.

Além do papel da escola e da educação enquanto fator crucial para levar conhecimento às crianças, jovens e adultos, a pandemia fez sobressair a sua "função social".

E recordou que a escola é, "muitas vezes, um primeiro filtro para detetar situações de solidão, negligência, maus tratos ou o espaço onde se come a única refeição do dia".

"Termos uma escola à distância é uma escola que compromete todas estas funções", referiu.

João Costa receia que o próximo ano letivo seja "provavelmente mais difícil do que este".

"É um ano normal num contexto de anormalidade, é um ano em que se aprende, mas também é um ano que se aprende recuperando, é um ano em que estamos a lidar com a escola sede de conhecimento, mas tab escola sede de bem-estar", considerou.

Alertou ainda que "uma das faturas desta pandemia é a instabilidade emocional, a fatura na saúde mental".

O Conselho de Ministros aprovou na semana passada a realização de despesa de 400 milhões de euros para lançamento de concursos para comprar computadores e garantir conectividade entre 2020 e 2021, no âmbito da Escola Digital.

Durante uma audição na comissão, que decorreu na terça-feira, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, desvalorizou a polémica em torno do distanciamento físico entre alunos e professores, lembrando que as escolas vão funcionar com circuitos de circulação e "bolhas" de alunos.

De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde enviadas às escolas, deve ser garantido "sempre que possível" um afastamento de um metro.

Alguns deputados lembraram o alerta deixado pelos diretores escolares segundo os quais há estabelecimentos de ensino onde será impossível cumprir esse metro de distância.

O ministro anunciou ainda que serão distribuídas máscaras e outros equipamentos de proteção individual às escolas para o regresso às aulas em setembro.

"O Ministério da Educação vai providenciar essas máscaras e outros equipamentos de proteção individual para que [as escolas] estejam mais bem preparadas", assegurou Tiago Brandão Rodrigues, durante a audição na comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório