Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Hong Kong: EUA pedem eleições "livres e justas" depois de aviso chinês

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, felicitou hoje os partidos pró-democracia de Hong Kong pelas primárias realizadas na segunda-feira, pedindo eleições legislativas "livres e justas" em setembro.

Hong Kong: EUA pedem eleições "livres e justas" depois de aviso chinês
Notícias ao Minuto

19:27 - 14/07/20 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

"Parabéns aos [partidos] pró-democracia de Hong Kong pela primária bem-sucedida. A eleição do Conselho Legislativo em setembro terá de ser também livre e justa", escreveu o secretário de Estado no Twitter.

"Observamos, com séria preocupação, a ameaça da chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, de que essa [eleição] primária possa ter violado a nova de lei de Pequim sobre a 'segurança nacional' neste território, que mostra uma vez mais que o Partido Comunista Chinês tem medo da democracia e do livre arbítrio do seu povo", acrescentou Pompeo, em comunicado.

Mais de 600.000 pessoas de Hong Kong participaram no escrutínio não oficial neste fim de semana, apesar dos avisos das autoridades de que isso poderia violar a nova lei imposta por Pequim.

Essa eleição foi organizada pelo campo pró-democracia para designar os candidatos que vão concorrer a lugares no Conselho Legislativo, o Parlamento local, em setembro.

Ainda esta manhã, a China considerou as primárias como uma "provocação séria".

"Esta é uma provocação séria contra o sistema eleitoral corrente", apontou em comunicado o Gabinete de Ligação, que representa o Governo chinês na cidade semiautónoma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório