Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Reino Unido e Suíça negoceiam acordo de serviços financeiros

O Reino Unido e a Suíça comprometeram-se a negociar um acordo comercial de serviços financeiros, de forma a manter laços estreitos após o Brexit, informou hoje o Ministério das Finanças britânico.

Reino Unido e Suíça negoceiam acordo de serviços financeiros
Notícias ao Minuto

20:08 - 30/06/20 por Lusa

Mundo Brexit

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, e o homólogo suíço, Ueli Maurer, assinaram uma declaração conjunta nesse sentido, de acordo com um comunicado.

O objetivo é negociar um acordo nos próximos meses sobre o princípio de reconhecimento mútuo, a fim de tornar fluido o acesso de empresas britânicas ao mercado financeiro suíço e vice-versa.

"Sair da União Europeia (UE) significa que somos livres para seguir o nosso próprio caminho como um centro financeiro transparente, inovador e aberto ao mundo", afirmou Rishi Sunak.

Os dois países já chegaram a entendimento sobre um regime de equivalência para o Reino Unido com a Bolsa de Valores da Suíça.

Com o 'Brexit', que entra em vigor no final do ano depois do período de transição, o Reino Unido é forçado a renegociar todos os acordos comerciais de que beneficiou enquanto membro da UE.

Porém, o maior desafio para os britânicos é concluir um acordo de livre comércio com a UE nos próximos meses, mesmo que o país queira negociar com muitos outros, principalmente com os Estados Unidos.

A cidade de Londres, por sua vez, saudou o compromisso do Reino Unido com a Suíça.

Os dois países "são parceiros naturais de serviços financeiros", disse Miles Celic, diretor administrativo do 'lobby' financeiro TheCityUk, no distrito comercial de Londres.

O Reino Unido e a Suíça "são o primeiro e terceiro maiores exportadores desse tipo de serviço" e "estão prontos para estabelecer padrões muito altos e manter os mercados abertos", prosseguiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório