Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Confrontos entre grupos de narcotráfico rivais fazem 16 mortos no México

Pelo menos 16 pessoas morreram durante confrontos registados na quarta-feira entre grupos rivais com ligações ao narcotráfico em Tepuche, comunidade rural no Estado mexicano de Sinaloa, no norte do México, divulgaram hoje as autoridades locais.

Confrontos entre grupos de narcotráfico rivais fazem 16 mortos no México
Notícias ao Minuto

20:11 - 25/06/20 por Lusa

Mundo México

"Uma carrinha com sete corpos" foi descoberta após ter ocorrido um primeiro tiroteio, afirmou o responsável pela tutela da segurança estadual, Cristobal Castaneda, acrescentando que posteriormente foram encontrados outros nove corpos.

Os confrontos ocorreram numa área de difícil acesso, o que dificultou a chegada das forças de segurança ao local, segundo referiu o mesmo responsável.

Cristobal Castaneda disse que estes confrontos aconteceram no contexto "da luta entre dois grupos de crime organizado da região", que tem sido palco de vários incidentes deste tipo desde o final de maio.

Desde 29 de maio, pelo menos oito situações de confrontos ocorreram no Estado de Sinaloa, mas sem qualquer vítima mortal.

Quarenta armas automáticas, dez granadas, mais de 36 mil munições e cerca de 20 veículos foram apreendidos no local dos confrontos, precisou Cristobal Castaneda.

As vítimas mortais são homens com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, dos quais sete eram habitantes de Tepuche.

Os corpos encontrados na carrinha estavam a usar coletes à prova de bala.

Segundo os 'media' locais, o tiroteio ocorreu entre um grupo de jovens com ligações a Joaquín 'El Chapo' Guzmán, antigo líder do cartel Sinaloa e condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos, e o grupo de Ismael 'El Mayo' Zambada, considerado o "número dois" do temível cartel.

Caso esta informação seja confirmada oficialmente, irá significar a cisão do cartel Sinaloa, que continua a ser considerado como um dos mais poderosos do México, apesar da captura, em 2016, e a extradição para os Estados Unidos de Joaquín 'El Chapo' Guzmán.

A violência com ligações ao crime organizado não abrandou no México, apesar dos fortes constrangimentos vividos no país devido à pandemia da doença covid-19.

Em abril passado, 2.950 homicídios foram registados, segundo os dados oficiais do Ministério do Interior mexicano.

Desde dezembro de 2006, altura em que o governo federal mexicano lançou uma operação antidroga, foram contabilizados oficialmente mais de 287 mil homicídios no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório