Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe da polícia de Atlanta demite-se após morte de negro pela polícia

A chefe da polícia de Atlanta, Erica Shields, demitiu-se no sábado, menos de 24 horas depois de um jovem negro ter sido abatido pela polícia na cidade norte-americana.

Chefe da polícia de Atlanta demite-se após morte de negro pela polícia
Notícias ao Minuto

06:24 - 14/06/20 por Lusa

Mundo Polícia

A morte do homem, provocada por disparos da polícia, levou a algumas manifestações na cidade, do estado da Georgia.

Rayshard Brooks tinha 27 anos e morreu na sequência dos disparos da polícia, na noite de sexta-feira junto de um restaurante 'drive-thru' (onde se compra comida sem se sair do automóvel).

O anúncio da demissão foi feito pela autarca de Atlanta, a afro-americana Keisha Lance Bottoms, numa conferência de imprensa.

O caso, captado em vídeo e que circulou rapidamente nas redes sociais, acontece em plena vaga de protestos por causa da violência policial contra minorias, em particular contra os negros, desde que em 25 de maio a polícia de Minneapolis matou George Floyd, o que também foi captado em vídeo.

A demissão da chefe da polícia aconteceu pouco depois de ativistas locais terem exigido a renúncia de Erica Shields e de dezenas de pessoas se terem manifestado em Atlanta.

Na conferência de imprensa a autarca disse que não há palavras para expressar à família de Rayshard Brooks o quanto lamenta a perda. E acrescentou que o que aconteceu não foi um "uso justificado da força letal", pedindo "o despedimento imediato" do agente que disparou contra Brooks.

A polícia de Atlanta foi chamada ao restaurante e na sequência de uma luta com Rayshard Brooks este ter-se-á apoderado de um 'taser' (arma que emite uma descarga elétrica) da polícia, sendo alvejado quando supostamente se preparava para o usar contra o polícia.

O diretor do Gabinete de Investigação da Georgia, Vic Reynolds, disse no sábado que o tiroteio aconteceu na sexta-feira à noite à porta do restaurante e foi filmado pelas câmaras de segurança e por telemóveis de testemunhas. E disse que as imagens iam ser divulgadas.

"Numa circunstância como esta, quando um agente está envolvido no uso de força letal, o público tem o direito de saber o que aconteceu", disse Reynolds numa conferência de imprensa, no mesmo dia em que manifestantes se reuniram no local do tiroteio e noutras zonas de Atlanta.

A polícia tinha sido chamada ao local devido a uma queixa de que um homem estava a dormir dentro de um carro no restaurante 'drive-thru' e a bloquear a passagem de outras viaturas.

Segundo a polícia os vídeos mostram que o homem tentou lutar com os agentes quando o tentaram prender e que conseguiu tirar um "taser" a um deles. O homem terá depois tentado fugir e foi alvejado quando se voltou e terá apontado o "taser" ao agente.

O procurador da comarca de Fulton, Paul Howard, disse que já foi iniciada uma investigação "intensa e independente" do caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório