Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Quarteto para o Médio Oriente analisa tensões israelo-palestinianas

Representantes do Quarteto para o Médio Oriente, constituído pela União Europeia, Estados Unidos, Rússia e ONU, analisam na quinta-feira numa videoconferência o aumento das tensões devido aos planos israelitas de anexar partes do território palestiniano da Cisjordânia.

Quarteto para o Médio Oriente analisa tensões israelo-palestinianas
Notícias ao Minuto

19:38 - 03/06/20 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Amanhã (quinta-feira) haverá uma reunião em formato de videoconferência do Quarteto para o Médio Oriente", disse aos jornalistas a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova.

O Quarteto para o Médio Oriente, criado em Madrid em 2002, visa conseguir uma solução pacífica para os conflitos nesta região.

A possibilidade de anexação de partes da Cisjordânia, prevista para a segunda metade do corrente ano e incluída no acordo de coligação do novo governo israelita, foi rejeitada pelos palestinianos e por boa parte da comunidade internacional.

O projeto visa a aplicação do plano da administração norte-americana para o Médio Oriente, que prevê a anexação por Israel do vale do Jordão e dos colonatos na Cisjordânia.

O plano dos Estados Unidos prevê também a criação de um Estado palestiniano, mas num território reduzido e sem Jerusalém Oriental como capital.

A Autoridade Palestiniana já anunciou ter acabado com a cooperação ao nível da segurança com Israel e os Estados Unidos, o que, segundo analistas, poderá ameaçar a calma relativa na Cisjordânia, onde vivem 2,7 milhões de palestinianos e cerca de meio milhão de israelitas em colonatos ilegais face à lei internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório