Líbano diz que Israel violou a sua soberania mais de mil vezes este ano

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, acusou hoje o vizinho Israel de violar em mais de mil ocasiões a soberania do Líbano, por mar, terra e ar, desde o início do ano.

Professor universitário lidera novo Governo libanês

© Reuters

Lusa
03/06/2020 16:16 ‧ 03/06/2020 por Lusa

Mundo

Líbano

"Em 2020, o número total de violações (israelitas) atingiu as 374 por terra, 386 por mar durante cinco meses e 250 por ar em quatro meses", afirmou o chefe do Governo numa reunião com o presidente da República, Michel Aoun, e os cinco embaixadores dos países que integram o Conselho de Segurança da ONU (Reino Unido, França, Estados Unidos, Rússia e China), segundo um comunicado da presidência.

O encontro realizou-se um dia depois de um incidente no sul do Líbano.

Forças israelitas atravessaram a linha que delimita o seu território a norte e entraram numa "terra de ninguém" com a designada Linha Azul, que separa Israel do Líbano, disse à agência noticiosa espanhola EFE fonte próxima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL).

A situação obrigou ao destacamento das forças libanesas e à interposição da FINUL, mas não se registaram confrontos, adiantou a mesma fonte.

Diab conversou hoje com Aoun sobre a necessidade de prorrogação do mandato da FINUL, que monitoriza a situação no sul do Líbano desde a guerra de 2006 entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah e cuja missão termina no final de agosto.

Sem a FINUL haveria "violações israelitas diariamente", argumentou o primeiro-ministro.

Segundo Diab, em 2019 registaram-se 2.551 violações da soberania libanesa por parte de Israel, mais de metade aéreas, algumas das quais para realizar operações contra o Hezbollah e outras para lançar ataques contra alvos na Síria, onde estão presentes forças iranianas.

Em abril, Israel acusou na ONU o Hezbollah, apoiado pelo Irão, de danificar em três locais a cerca de segurança ao longo da Linha Azul.

O sul e o leste do Líbano, fronteiriços a Israel e à Síria, são controlados maioritariamente pelas milícias do movimento xiita libanês.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas