Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Vem aí nova fase do lay-off; Brasil regista recorde de mortes

O coronavírus infetou até ao momento 6,4 milhões de pessoas. Mais de 378 mil morreram e 2,9 milhões de pessoas recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Vem aí nova fase do lay-off; Brasil regista recorde de mortes
Notícias ao Minuto

16:00 - 02/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico desta terça-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 195 novos casos de infeção e mais 12 mortes nas últimas 24 horas. Portugal totaliza nesta altura 32.895 contágios e 1.436 vítimas mortais. O número de pessoas recuperadas subiu novamente (mais 317) e situa-se agora nas 19.869

Na conferência de imprensa de hoje, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, frisou que as regiões do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo ainda têm transmissão comunitária, e que as regiões Centro, Alentejo e Algarve têm "pequenos focos localizados"

Esta terça-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu que as fronteiras terrestre e aérea com Espanha poderão permanecer encerradas durante "todo este mês de junho"

O ministro sublinhou ainda que há "plena disponibilidade" da GNR para desinfetar as ambulâncias do INEM. Eduardo Cabrita acrescentou que a avaliação de risco deve ser feita pelas entidades responsáveis. 

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de coronavírus. Segue-se o Brasil, cujos números de infeções e de óbitos têm crescido exponencialmente. A Rússia, o Reino Unido, Espanha, Itália e a Índia são outros dos países mais afetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h23 - Termina aqui o acompanhamento desta terça-feira. Daqui a umas horas publicaremos uma nova peça, na qual vai poder continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19, em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

00h21 - Pode consultar neste mapa interativo os dados atualizados da evolução da pandemia no mundo. 

23h57 - O Brasil registou esta terça-feira um novo máximo de mortes diárias. No espaço de 24 horas 1.262 pessoas morreram, o que faz subir o total de vítimas mortais para 31.199. O número de novos casos desde ontem também foi bastante alto. Foram diagnosticados 28.936 novos contágios. No total, desde o início do surto de coronavírus 555.383 pessoas testaram positivo para a Covid-19

Os dados do Ministério da Saúde do Brasil indicam que mais de 223 mil pessoas recuperaram da doença.

 

23h43 - As autoridades de saúde do Minnesota estão a pedir às pessoas que participarem nos protestos relacionados com a morte de George Floyd para se submeterem a testes à Covid-19, avança o Minneapolis Star-Tribune.

"Grandes concentrações de pessoas e falar alto, cantar, gritar, todas essas expressões vocais mais ruidosas, exacerbam o risco de propagação", salientou Jan Malcolm, comissário de saúde do estado do Minnesota. 

23h24 - As propostas apresentadas hoje pela Federação Portuguesa de Ciclismo para a realização da Volta a Portugal foram "bem acolhidas" pela Direção-Geral da Saúde, que posteriormente emitirá um parecer sobre a viabilidade da prova no âmbito da pandemia da Covid-19.

23h06 - A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal reiterou o apelo ao Governo para que reconsidere a exclusão destes doentes crónicos do regime de teletrabalho, lembrando o risco acrescido dos diabéticos à covid-19, uma doença respiratória infecciosa.

22h29 - "10 de Junho é como eu achei que devia ser o 25 de Abril, como achei que devia ser o 1.º de Maio", disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre a cerimónia do Dia de Portugal à entrada do espectáculo 'Deixem o Pimba em Paz', no Campo Pequeno, em Lisboa. 

"A alternativa era ter Forças Armadas, centenas de militares a prestar honras militares, desfile e passagem de revista e centenas de personalidades, embaixadores, altas individualidades", justificou, assinalando que a escolha era  uma cerimónia simbólica ou ter uma celebração que teria "500, 600 pessoas, num espaço muito pequeno". 

22h00 - Depois de António Costa ter marcado ontem presença no 'Deixem o Pimba em Paz', no Campo Pequeno, é hoje a vez de Marcelo assistir ao espetáculo. À entrada, em declarações aos jornalistas, o Presidente da República assinalou que a cultura "faz falta na vida das sociedades" e enfatizou a importância deste recomeço

21h28 - A pandemia do novo coronavírus já provocou pelo menos 373.439 mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro, indica um balanço da AFP baseado em dados oficiais.

21h12 - No final da reunião da Comissão Permanente da Concertação Social, a ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, referiu que vai ser iniciada uma nova fase do lay-off - regime que, salientou a ministra, "teve uma grande eficácia na manutenção de postos de trabalho" - numa altura em que o país entra no segundo período de retoma da atividade económica. 

A governante sublinhou ainda que o número de novos desempregados inscritos nos centros de emprego em maio foi o mais reduzido dos últimos três meses, o que para Ana Mendes Godinho atesta a eficácia do instrumento do lay-off. 

20h59 - Pessoas de minorias étnicas morreram em números relativamente maiores em Inglaterra do que compatriotas brancos durante a pandemia de Covid-19, segundo um estudo publicado hoje pelas autoridades de saúde. 

20h54 - O parlamento da Polónia aprovou hoje o reagendamento das eleições presidenciais para o final de junho, uma vez que o ato eleitoral previsto inicialmente para 10 de maio não se realizou por causa da pandemia.

20h40 - A conferência de doadores para o Iémen recolheu hoje 1,21 mil milhões de euros para tentar pôr fim à crise humanitária neste país. Parte desse dinheiro também vai ser canalizado para a luta contra a pandemia de coronavírus

20h27 - O The New York Times revela que está a verificar-se um crescimento rápido no número de casos de infeção em zonas rurais dos estados do Alabama, Arkansas e Mississippi, onde vários aviários têm reportado surtos de coronavírus

20h11 - A temporada de Fórmula 1 vai arrancar no dia 5 de julho com o Grande Prémio da Áustria, refere a BBC. Será a primeira de uma sequência de oito provas na Europa. 

20h05 - Um polícia foi detido no Quénia pela morte de Yassin Hussein Moyo, um rapaz de 13 anos. O jovem foi baleado pelo agente em março quando estava na varanda da sua casa durante uma ação da polícia queniana, que entrou num bairro para impor o recolhimento obrigatório por causa da pandemia

Inicialmente, a força de segurança afirmou que o rapaz tinha sido vítima de uma bala perdida. 

A Associated Press avança que 15 pessoas morreram no Quénia devido a ações musculadas da polícia para impor as ordens de recolhimento obrigatório. 

19h54 - A segunda fase do fim do confinamento em Paris começou hoje, com a possibilidade muito aguardada de regressar às esplanadas e também de se poder viajar para distâncias superiores a 100 quilómetros. Um desconfinamento que pode ver nestas imagens captadas na capital francesa

19h51 - O clube de futebol Karpaty Lviv foi posto em quarentena depois de se descobrirem 25 casos de Covid-19 entre os seus jogadores e funcionários, anunciou a liga ucraniana. 

19h28 - O Ministério da Saúde francês revelou que desde ontem morreram mais 107 pessoas, um número que contempla também o número de vítimas mortais nos lares, algo que não tinha sucedido nos últimos dias. França totaliza assim 28.940 mortes provocadas pela Covid-19

19h15 - O Chile registou um novo recorde de mortes diárias. O Ministério da Saúde chileno anunciou que nas últimas 24 horas morreram mais 75 pessoas, o que aumenta o total de óbitos para 1.188, adianta a agência Efe. Também foram diagnosticados 3.527 novos casos, quase menos dois mil do que ontem. No total, 108.686 pessoas testaram positivo para a Covid-19 no Chile. 

19h01 - As autoridades de saúde da Madeira decidiram não contabilizar o último doente com Covid-19, identificado na segunda-feira, como um caso regional, mantendo o total de 90 infeções registadas no arquipélago desde 16 de março

18h59 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tenciona homenagear os profissionais de saúde, mas num "momento posterior" à atual fase do surto de Covid-19, em que considera ser "desaconselhável a concentração de um número elevado de pessoas".

18h57 - A Grécia anunciou hoje ter suspendido os voos de e para o Qatar até 15 de junho, após ter detetado 12 casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas

18h54 - A Guiné Equatorial pediu a substituição da representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no país, numa altura em que surgem denúncias de ocultação dos dados da Covid-19 e de "gestão caótica" da resposta à pandemia.

18h49 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou que o Iémen está numa "corrida contra o tempo" para combater o coronavírus, segundo a BBC. Os dados mais recentes indicam que a cidade de Aden regista uma das maiores taxas de mortalidade no mundo.

O Iémen já enfrentava uma grave crise humanitária devido à guerra civil que dura há vários anos e que tem destruído diversas infraestruturas no país. Apenas metade dos hospitais e centros de saúde estão operacionais. 

18h33 - Uma cientista do exército norte-americano, a coronel Wendy Sammons-Jackson, considera ser razoável esperar que uma vacina esteja disponível para os habitantes de algumas regiões dos Estados Unidos "até ao final do ano", informa a Reuters. 

18h22 - Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul estima que o Brasil vai atingir o milhão de casos de Covid-19 e 50 mil mortes até ao dia 20 de junho, refere a CNN. O estudo prevê que o pico do surto deverá ocorrer a meio deste mês. 

18h04 - A "cerimónia simbólica" comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, Tolentino Mendonça. 

18h02 - Os tribunais reiniciam amanhã a sua atividade normal, mas dirigentes do setor antevêem que a retoma da atividade será assimétrica e progressiva e nalguns casos será difícil assegurar totalmente as medidas de segurança contra a Covid-19. 

17h49 - O Rio de Janeiro, uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, iniciou hoje uma reabertura gradual e confusa de sua economia, com decretos a permitir algumas atividades e decisões judiciais que limitam as mesmas medidas.

O plano de retoma de atividades não essenciais no Rio de Janeiro será dividido em seis fases, cada uma com uma duração prevista de 15 dias, segundo o prefeito da cidade, Marcelo Crivella.

17h38 - A cidade de Lisboa volta a ter cultura na rua em junho, com iniciativas programadas com a devida distância de segurança, inclusive o Festival à Janela, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC). 

17h36 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que o turismo "vai ter uma retoma mais lenta" do que outros setores da economia portuguesa, pelo que "vai ser particularmente apoiado" com linhas de crédito específicas e ferramentas de capital. 

17h32 - Lisboa e Vale do Tejo (LVT) é hoje a região com mais casos de novos infetados por coronavírus, com 81,02% dos 195 casos reportados, seguida do Norte, com 14,87%, segundo a Direção-Geral da Saúde

17h29 - Moçambique registou mais 53 casos de infeção pelo novo coronavírus, o maior número de doentes num dia desde o primeiro caso e que eleva o total de 254 para 307, informou hoje o Ministério da Saúde. Já morreram duas pessoas devido à doença provocada pelo SARS-CoV-2. 

17h22 - Com apenas um caso ativo de coronavírus e nenhum caso diagnosticado nos últimos 11 dias, o governo neozelandês prepara-se para aliviar as restrições em vigor no país na próxima semana, revela a CNN

A primeira-ministra Jacinda Ardern disse esta terça-feira que as restrições que ainda se mantêm relativamente ao distanciamento social e às aglomerações de pessoas vão ser levantadas. No entanto, o rígido controlo das fronteiras vai continuar para evitar a importação de casos para a Nova Zelândia

17h06 - Desde ontem foram diagnosticados 318 novos casos e registadas mais 55 mortes em Itália. Os dados divulgados pela proteção civil italiana indicam que o país tem um número acumulado de casos que ascende aos 233.515. A Covid-19 fez 33.530 vítimas mortais e mais de 160 mil pessoas recuperaram da doença

16h59 - O governador de Tóquio, Koike Yuriko, emitiu esta terça-feira um alerta depois de terem sido registados 34 novos casos de coronavírus na capital japonesa, avança a Associated Press. As autoridades locais estão preocupadas com uma possível segunda vaga apenas uma semana depois de ter acabado o estado de emergência em Tóquio. 

16h55 - O número de casos de contágio na África do Sul ultrapassou os 35 mil, anunciou o ministro da Saúde, Zweli Mkhize. O país contabiliza agora 35.812 casos e é a nação africana com mais pessoas infetadas. De acordo com o The Guardian, o número de casos tem duplicado a cada 12 dias. 

16h49 - A autoridade de saúde pública da Suécia revelou que desde ontem foram detetados 775 novos casos e morreram mais 65 pessoas por causa da Covid-19, adianta o The Guardian. A Suécia apresenta um total de 38.589 pessoas infetadas e 4.468 vítimas mortais. 

16h35 - O Departamento de Saúde e da Assistência Social do Reino Unido anunciou que no espaço de 24 horas foram diagnosticados 1.613 novos casos e mais 324 mortes. No total, o Reino Unido regista 277.985 casos positivos e 39.369 vítimas mortais

16h31 - O presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, pediu hoje aos adeptos, principalmente aos do clube que lidera, para evitarem as "imediações dos estádios" nos dias de jogos da I Liga portuguesa de futebol, devido à pandemia.

16h09 - Pelo segundo dia consecutivo Espanha não registou qualquer vítima mortal, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Saúde. O governo de Madrid anunciou, no entanto, que na última semana morreram 34 pessoas. O executivo liderado por Pedro Sánchez tem procedido a revisões nos números de casos e de mortes desde a semana passada. 

Espanha contabiliza 239.932 pessoas infetadas e 27.127 óbitos desde o início da pandemia

16h05 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, apelou hoje para que os adeptos garantam que a reabertura do campeonato nacional de futebol seja feita em "espírito de festa", mas respeitando as regras da Direção-Geral de Saúde (DGS). 

O apelo do governante surge na sequência do anúncio feito pela claque do FC Porto, Super Dragões, que manifestou a intenção de estar presente amanhã nas imediações do estádio do Famalicão para apoiar a equipa que lidera o campeonato. 

15h51 - O Governo prevê aumentar o investimento público em 28% este ano e em mais 20% em 2021, acelerando "pequenas obras dispersas" pelo país para dinamizar a atividade económica afetada pela pandemia, afirmou hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. 

15h47 - Os adeptos da I Liga de futebol, que regressa amanhã, vão estar fora dos estádios, mas, caso se juntem, devem manter uma distância de dois metros e celebrar sem contacto físico, alertou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório