Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Grécia suspende voos com o Qatar após testes positivos em 12 passageiros

A Grécia anunciou hoje ter suspendido os voos de e para o Qatar até 15 de junho, após ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas, indicou fonte da proteção civil grega.

Grécia suspende voos com o Qatar após testes positivos em 12 passageiros
Notícias ao Minuto

18:39 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Pelo menos 12 dos 91 passageiros que viajavam a bordo de um avião da Qatar Airways, que aterrou segunda-feira na capital grega, testaram positivo à covid-19, referiu a fonte, tendo todos eles sido enviados para um período de quarentena num hotel de Atenas.

Os 12 infetados permanecerão no hotel durante duas semanas, enquanto os restantes passageiros, que não acusaram o vírus, ficarão sete dias, após o que efetuarão novos testes.

Segundo a proteção civil grega, entre os passageiros contagiados estão nove paquistaneses com autorização de residência na Grécia, dois gregos provenientes da Austrália e um japonês, que integra uma família greco-nipónica.

A 08 de maio, a Qatar Airways anunciou que iria retomar a operação de forma faseada, prevendo chegar em maio a 52 destinos e a 80 em junho, entre eles Atenas.

Hoje, a Grécia anunciou que o número de novos casos de covid-19, precisamente 19, voltou a entrar na casa dos dois dígitos, após uma tendência de baixa há alguns dias, incluindo, porém, os 12 infetados vindos de Doha.

Até hoje, a Grécia registou 2.937 casos de contágio e 179 óbitos, não havendo, nas últimas 24 horas, qualquer morte de pacientes.

O Governo liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis afirmou estar "orgulhoso" pela gestão da pandemia no país, que registou uma taxa de contágios muito inferior à de outros países europeus, indicando que a Grécia está preparada para receber turistas.

Em 2019, a Grécia, com uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes, recebeu 34 milhões de visitantes -- 24,2 milhões deles viajaram para o país entre abril e setembro -, o que permitiu um encaixe de receitas de cerca de 19.000 milhões de euros.

O turismo, que representa entre 25% e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é a base da economia helénica.

Após um fim gradual do confinamento iniciado a 04 de maio, o início da época turística na Grécia começa oficialmente a 15 deste mês, com a reabertura de hotéis e dos voos internacionais provenientes das regiões menos afetadas pela pandemia.

A Grécia anunciou na sexta-feira passada a reabertura dos aeroportos de Atenas e de Tessalónica (norte) aos turistas de 29 países, 15 deles a partir de Estados da União Europeia (UE), a partir de 15 deste mês.

De 15 a 30 de junho, os aviões só poderão aterrar nesses dois aeroportos, devendo os outros, regionais (nas diferentes ilhas) serão reabertos a 01 de julho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório