Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais 12 mortes em Portugal; Fronteiras com Espanha encerradas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Mais 12 mortes em Portugal; Fronteiras com Espanha encerradas
Notícias ao Minuto

08:10 - 02/06/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Faz hoje precisamente três meses que Portugal registava os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus. Desde então, a realidade como a conhecíamos mudou radicalmente. Na terceira fase de desconfinamento desde ontem, o país contabiliza um total de 32.895 casos e 1.436 óbitos. Também o número de curados continua a aumentar, sendo que já recuperaram da doença 19.869 pessoas.

Esta terça-feira o Governo e parceiros sociais reúnem-se na Concertação Social para fazer o ponto de situação sobre as medidas relacionadas com a Covid-19 - nomeadamente o prolongamento do lay-off, cujo prazo se esgota a 30 de junho - e discutir o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) do Executivo.

Apesar de a região de Lisboa e Vale do Tejo ser a que, neste momento, mais preocupa, devido ao número de casos que tem sido registado, a ministra da Saúde referiu, esta segunda-feira, que "não se justifica" a imposição de uma cerca sanitária.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

16h00 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

15h55 - O novo coronavírus impediu as visitas dos familiares aos lares de idosos, deixando-os sem a presença de uma cara familiar. Num lar em São Paulo, no Brasil, os abraços voltaram, mas através de uma cortina de plástico. 

Notícias ao MinutoNa Bem-Estar - Residencial Senior foi encontrada uma maneira de permitir os abraços© Reuters

15h43 - Lideranças da etnia Yanomami lançaram uma campanha global para pressionar o Governo brasileiro a expulsar 20 mil garimpeiros que entraram nas suas terras durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, informou hoje a Survival International.

15h40 - Controlo de entrada de passageiros na Madeira é para "manter". O presidente do Governo da Madeira assegurou hoje que a região vai manter o controlo das entradas dos passageiros, através da apresentação dos testes de despiste da Covid-19 negativos ou cumprimento de quarentena num hotel.

15h36 - A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) afirmou que o primeiro-ministro, António Costa, está mal informado sobre os problemas dos transportes públicos em Lisboa, acusando-o de proferir afirmações "levianas".

15h31 - O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, garantiu hoje que há "plena disponibilidade" da GNR para proceder à desinfeção das ambulâncias do INEM, salientando, no entanto, que a avaliação de risco deve ser feita pelas entidades responsáveis.

15h27 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que Portugal tem de "criar rapidamente" um banco de fomento para aproveitar "em pleno" os recursos que vão ser disponibilizados pela União Europeia para enfrentar a crise pandémica.

15h23 - Os adeptos da I Liga de Futebol, que regressa na quarta-feira, vão estar fora dos estádios, mas se se juntarem devem manter uma distância de dois metros e celebrar sem contacto físico, alertou hoje a diretora-geral da Saúde.

"Na altura da comemoração dos golos, a tendência vai ser para comemorar como antes", com "contacto físico", referiu Graça Freitas, apelando para que a celebração decorra "exuberante, mas com distância".

15h14 - O ministro da Economia afirmou hoje que mais de 46 mil empresas, abrangendo 353 mil trabalhadores, pediram a prorrogação do 'lay-off', estando o Governo a trabalhar numa nova versão deste regime menos penalizadora do rendimento dos trabalhadores.

15h07 - A Indonésia cancelou hoje a participação na tradicional peregrinação anual a Meca devido à pandemia de Covid-19, anunciou o ministro dos Assuntos Religiosos indonésio.

14h56 - O INEM recolheu desde sábado amostras para testagem de Covid-19 em mais de 2.000 trabalhadores de empresas da zona de Lisboa e Vale do Tejo, sobretudo no concelho de Azambuja, afirmou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h51 - O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) já recebeu 1.772 pedidos de empréstimos para apoio no pagamento da renda, dos quais foram recusados 16, de acordo com os dados do Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Esta medida excecional e temporária visa apoiar os arrendatários e inquilinos com quebra de rendimentos devido ao impacto da pandemia da pandemia.

14h49 - O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, avaliou hoje em 5 biliões de rublos (65 mil milhões de euros) o plano de relançamento da economia, severamente atingida pela pandemia do novo coronavírus.

14h46 -A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 375.555 pessoas e infetou mais de 6,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.

14h39 - O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver um novo "tomógrafo com melhor resolução direcionado para diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas, tumores e lesões de acidentes vasculares", anunciou hoje o Politécnico de Coimbra.

14h25 - O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse hoje que a higienização das ambulâncias é "competência" dos profissionais do instituto, na sequência de críticas após a GNR ter deixado de fazer a limpeza. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar criticaram a decisão.

14h12 - A easyJet anunciou hoje que vai retomar em julho e agosto três quartos da sua operação, arrancando com cerca de 50 destinos em Portugal num "navegar muito cauteloso" que dependerá da resposta da procura e da evolução da pandemia.

14h08 - O ministro da Administração Interna admitiu hoje manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena interna no país vizinho. O governante sublinhou que "não faz sentido reatar a fronteira terrestre enquanto em Espanha existir uma situação epidemiológica que exige acompanhamento e enquanto existir uma quarentena interna".

14h02 - A Suécia vai disponibilizar 13 milhões de euros para Moçambique no combate à covid-19, anunciou hoje a embaixada daquele país europeu em Maputo.

13h54 - Cinco jogadores do Barcelona e dois elementos da equipa técnica liderada por Quique Setién terão contraído a Covid-19, mas já se encontram recuperados. Estas sete pessoas - cujos nomes não foram revelados - terão acusado positivo na primeira ronda de testes ao sangue levada a cabo pelo clube aquando do início da pandemia, sendo que todos eles permaneceram assintomáticos.

13h52 - O ministro da Saúde do Irão, Said Namaki, lamentou que alguns cidadãos não respeitem as medidas de distanciamento impostas para combater a propagação da Covid-19 no país, que passa por um novo pico da doença.

13h48 - Depois de mais de três meses encerrados, os cafés em França voltaram a abrir portas, esta terça-feira. 

Notícias ao MinutoImagem em um café de Paris, França© Getty Images

13h33 - O coordenador regional do estado de calamidade, afirmou hoje que os seis centros de acolhimento temporário no Norte estão a ser encerrados, um dia depois de não terem sido detetados novos casos de Covid-19 na região.

13h24 - Protestos em Itália. A coligação italiana de extrema-direita Liga, do antigo ministro Matteo Salvini, dos ultra-nacionalistas Irmãos da Itália e da conservadora Forza Italia, organizaram hoje várias manifestações contra o Governo, apesar de estarem proibidas multidões devido à Covid-19.

13h18 - Acompanhe a conferência de imprensa diária da DGS sobre a evolução da pandemia no país.

13h08 - De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a Covid-19 fez mais 12 óbitos em Portugal, sendo agora o número total de 1.436. Foram também registados mais 195 casos, o que eleva o número total de infetados para 32.895. O número de doentes recuperados é de 19.869, mais 317 do que ontem.

13h02 - A organização do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME), que o aponta como um dos mais antigos certames regulares de repertório erudito em Portugal, adiou hoje a sua 46.ª edição para os meses de outubro a dezembro.

12h50 - O governo de Nova Deli lançou uma 'app' - Dheli Corona - que permite aos residentes verificarem quantas camas disponíveis há nos hospitais. "Dizemos que temos camas suficientes, mas depois recebemos mensagens de pessoas que foram ao hospital e não tinham cama. Há uma falha na informação", divulgou Arvind Kejriwal, durante uma conferência de imprensa.

12h45 - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que, devido a alguns surtos de Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, as autoridades devem fiscalizar não apenas as condições nos locais de trabalho, mas também o transporte e alojamento dos trabalhadores deslocados.

12h35 - Condecorar quem está na linha da frente? A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, instou hoje o Presidente da República a condecorar, no 10 de Junho, aqueles que estão na linha da frente do combate à Covid-19, como bombeiros ou profissionais de saúde.

12h25 -Angola vai aderir à Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) do G20, anunciou hoje o Ministério das Finanças angolano, argumentando que isso permitirá direcionar fundos para combater o impacto da Covid-19.

12h16 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia

  • Os mercados de Anadia, Sangalhos e Vilarinho do Bairro vão reabrir a todos os setores de atividade no fim de semana, anunciou hoje a Câmara Municipal de Anadia.
  • O município de Aguiar da Beira vai reabrir, na próxima semana, as duas feiras quinzenais que se realizam no concelho, com "uma série de novas regras" devido à pandemia da Covid-19.
  • A pandemia de Covid-19 beneficiou a citricultura algarvia com um aumento da procura e dos preços, o que faz antever o escoamento total da produção até ao verão, disse o presidente da Associação de Operadores de Citrinos do Algarve.

12h08 - "Melhoria ligeira da situação das empresas". Há uma "melhoria ligeira" da situação das empresas na segunda quinzena de maio, de acordo com os resultados do inquérito excecional desenvolvido pelo Banco de Portugal (BdP) e pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

12h00 - As empresas já receberam mais de 3,5 mil milhões de euros em apoios no âmbito da Covid-19, anunciou, esta terça-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no Parlamento. 

11h45 - Máscaras para oradores no Parlamento? A Direção Geral da Saúde (DGS) clarificou hoje que apenas recomenda a utilização de máscara no uso da palavra no parlamento em situações em que não se encontre garantido o distanciamento físico entre o orador e demais pessoas.

11h40 - Turismo. O Governo espanhol vai lançar até 15 de junho um Plano de Reativação do Setor do Turismo que prevê avales do Estado até 2.500 milhões de euros, para garantir a liquidez, e 151 milhões em investimentos.

11h37 - O gabinete de estudos económicos do Banco Fomento Angola (BFA) alertou hoje que a situação financeira do país é "tão desastrosa" que vai obrigar à reestruturação da dívida, a mais consolidação orçamental e a depreciação adicional da moeda.

11h25 - A cidade de Wuhan  realizou  quase 10 milhões de testes de ácido nucleico em meio mês. Foram identificados 300 casos assintomáticos, mas, avança a Reuters, de acordo com as autoridades chinesas, esses não são considerados uma fonte de transmissão, uma vez que não foi encontrado nenhum vestígio do vírus nos seus objetos pessoais (máscaras, escovas de dentes ou telemóveis).

A cidade - onde começou a pandemia do novo coronavírus - decidiu realizar testes de despistagem da doença a toda a população, depois de novos casos suscitarem receios de uma segunda vaga.

Notícias ao MinutoWuhan decidiu testar quase toda a população com medo de um novo surto do novo coronavírus© Reuters

11h17 - O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), Luís Castro Henriques, divulgou que foram angariados sete novos investimentos para Portugal, todos na área de serviços, dois dos quais "em plena pandemia".

11h09 - Desemprego. As estimativas provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego terá subido ligeiramente para 6,3% em abril, depois de se ter cifrado em 6,2% no mês de março, segundo os dados divulgados esta terça-feira. 

11h05 - A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou hoje o Ministério da Defesa. A vacina foi desenvolvida com a participação de especialistas militares do Centro de Investigação Científica n.º 48 do Ministério da Defesa, uma das instalações onde será realizado o ensaio clínico.

11h00 - O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar criticou hoje a decisão do INEM de terem de ser os técnicos a fazer a desinfeção das ambulâncias, que era assegurada pela GNR, alertando para o tempo que a operação vai demorar.

10h59 - As autoridades senegalesas decidiram adiar a reabertura das escolas, suspensas desde março devido à Covid-19, a poucas horas do anunciado regresso às aulas para centenas de milhares de estudantes, previsto para hoje.

10h52 - Pelo menos 127 jornalistas morreram nos últimos três meses devido à Covid-19, muitos depois de cobrir notícias sobre a pandemia e quase metade na América Latina, informou hoje a Organização Não-Governamental Press Emblem Campaign (PEC).

10h50 - "O povo português é absolutamente extraordinário a responder às situações de anormalidade", afirmou Costa e Silva, o homem escolhido pelo Governo para desenhar o plano de recuperação da economia do país. Numa entrevista à TSF, Costa e Silva sublinhou a necessidade de manter essa atitude para que seja possível "transformar a economia". 

10h40 - A Bélgica reportou 19 mortes e 98 casos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 9.505 vítimas mortais e 58.615 infetados.

10h30 - Em conferência de imprensa, Catarina Martins apresentou as propostas do Bloco de Esquerda para o Orçamento Suplementar. "O Bloco de Esquerda propõe a criação de um subsídio de desemprego extraordinário para a cessação de atividade, que deve vigorar até ao final do ano e que deve ter o valor de 438,81 euros", afirmou a líder do partido.

10h20 - As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia hoje a Associated Press (AP).

10h15 - Bruno Nogueira 'desconfinou' em concerto com primeiro-ministro a assistir. O espetáculo 'Deixem o Pimba em Paz', de Bruno Nogueira, no Campo Pequeno, contou com a presença da ministra da Cultura e do primeiro-ministro, António Costa. Recorde-se que este foi o primeiro concerto a ser realizado depois do período de emergência.

Notícias ao MinutoAntónio Costa esteve presente no primeiro espetáculo após o período de emergência© GlobalImagens/Leonardo Negrão

10h07 - A desconfinar gradualmente após ter sido um dos países europeus mais afetado pela pandemia, Itália encheu-se de cor esta terça-feira. No dia em que se celebra o Dia da República no país, as celebrações não são as habituais, mas a Força Aérea Italiana assinalou o momento.

Notícias ao MinutoForça Aérea italiana assinalou o dia com uma exibição© Reuters 

09h53 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia

  • A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, reabriu hoje o Complexo Desportivo Municipal com as devidas restrições de segurança devido à pandemia da Covid-19. O município optou por dar acesso gratuito às aulas, com a obrigatoriedade de fazer marcação. "Apenas quem não for utente terá de inscrever-se e pagar somente o valor único da inscrição", explica, em comunicado, a Câmara de Oleiros.

09h50 - Mais de 150 mil infetados. África passou nas últimas 24 horas a barreira dos 150 mil infetados com a Covid-19, dos quais morreram 4.344 (mais 116), em 54 países, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

09h46 - A Guiné-Bissau registou mais 83 novos casos de Covid-19, aumentando para 1.339 o número de infeções registadas no país desde março, disse hoje o responsável do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES).

09h40 - A Rússia ultrapassou os 420 mil infetados pela Covid-19, depois de terem sido registados 8.863 casos nas últimas 24 horas, reporta o The Moscow Times. O número total de vítimas mortais é agora de 5.037 (mais 182 óbitos do que ontem).

09h25 - Medicamento para VIH e hepatite tem resultados positivos contra a Covid-19? Um estudo brasileiro está a testar um fármaco da mesma família do Remdesivir e, segundo os cientistas, uma análise introdutória em laboratório detetou que a droga farmacológica diminuiu até 15 vezes a carga viral de células infetadas.

09h15 - Espanha vê crescimento do desemprego desacelerar. O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha aumentou em 26.573 pessoas em maio (mais 0,7%), o que significa uma desaceleração em relação ao forte aumento de março e abril.

09h04 - "Horrorizada" com a morte do afro-americano George Floyd, a primeira-ministra da Nova Zelândia saudou os protestos pacíficos, mas apontou que não estão a ser cumpridas as medidas de distanciamento social, o que pode dar origem a um aumento dos casos de infeção pela Covid-19.

08h54 - Hidroxicloroquina? Mesma dose origina reações muito diferentes. A hidroxicloroquina e a cloroquina têm vindo a ser testadas em todo o mundo com o intuito de tratar doentes infetados pela Covid-19. Contudo, várias pesquisas apontam que os fármacos não combatem a doença e podem, aliás, por vezes matar.

08h45 - Os três meses que tudo mudaram. As escolas fecharam, as pessoas ficaram presas em casa e presos foram soltos, empresas faliram, morreram pessoas, na rua anda-se de máscara e já ninguém se beija ou abraça. Tudo devido à pandemia de Covid-19. Confira aqui os principais momentos que mudaram a vida dos portugueses.

08h33 - Após quase dois meses em casa, os estudantes regressaram hoje às aulas em Singapura. O uso de máscara e a medição de temperatura são obrigatórios. O país contabiliza mais de 35 mil casos e 24 mortes, de acordo com os dados divulgados.

Notícias ao MinutoProfessores medem e registam a temperatura de todos os alunos© Reuters

08h20 - A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de que todas as medidas de restrição impostas para travar o novo coronavírus sejam levantadas na próxima semana. A decisão será tomada no dia 8 de junho, revelou a primeira-ministra, numa conferência de imprensa. 

08h15 - A pandemia da Covid-19 causou a primeira morte em campos de refugiados no Bangladesh, onde quase um milhão de muçulmanos rohingya vive em extrema pobreza, disseram hoje as autoridades locais de saúde.

08h10 - O Tribunal de Contas (TdC) alertou na segunda-feira para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e "integridade".

08h00 - De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 213 novos casos e, pelo terceiro dia consecutivo, mais 11 óbitos (uma taxa de variação de 0,13%). No total, o país contabiliza 8.522 vítimas mortais e 182.028 casos confirmados. 

07h49 - Governo e parceiros sociais reúnem-se hoje na Concertação Social para fazer o ponto de situação sobre as medidas relacionadas com a pandemia Covid-19 e discutir o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES) do executivo.

07h45 - A China diagnosticou cinco casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

07h40 - O México registou desde o início da pandemia da Covid-19 mais de dez mil mortos, informaram as autoridades esta segunda-feira, com o país a tornar-se o segundo país da América Latina com mais óbitos.

07h30 - Os Estados Unidos registaram 743 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 105 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

Pode recordar aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório