Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: AML não justifica cerca; Brasil perto dos 30 mil mortos

Quase 6,3 milhões de pessoas já foram infetadas com o coronavírus no mundo inteiro. Mais de 374 mil pessoas morreram e 2,8 milhões recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: AML não justifica cerca; Brasil perto dos 30 mil mortos
Notícias ao Minuto

15:42 - 01/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta segunda-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 200 novos casos de Covid-19 e que morreram mais 14 pessoas. No total, Portugal contabiliza agora 32.700 casos de infeção e 1.424 mortes. O número de pacientes recuperados voltou a aumentar, estando o país próximo de registar 20 mil pessoas recuperadas do vírus.

Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, revelou na conferência de imprensa de hoje que cinco crianças continuam internadas no Hospital Dona Estefânia, uma das quais nos cuidados intensivos. Uma evolução considerada "favorável" tendo em conta que esta unidade hospitalar já chegou a ter 14 crianças internadas. 

Esta segunda-feira arrancou a terceira fase de desconfinamento em Portugal que, entre outras medidas, prevê a reabertura dos centros comerciais, excepto na Área Metropolitana de Lisboa. 

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Segue-se o Brasil, cujos números de casos e de óbitos têm registado uma subida drástica recentemente. Rússia, Reino Unido, Espanha e Itália são outros dos países mais atingidos. 

O número de contágios na Índia também tem vindo a crescer significativamente nas últimas semanas. 

O Montenegro foi o primeiro país europeu a declarar-se "livre do coronavírus".

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

00h00 - Termina aqui o acompanhamento desta segunda-feira. Amanhã de manhã publicaremos uma nova peça, na qual vai poder continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19, em Portugal e no mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h55 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 12.247 novos casos confirmados de Covid-19 e 623 vítimas mortais associadas ao novo vírus. No total, desde o início da pandemia o país conta com 526.447 infetados e 29.937 óbitos.

23h19 - A República Democrática do Congo está nesta altura a enfrentar três surtos. Para além do coronavírus e de estar a combater também a maior epidemia no mundo de sarampo, o The New York Times revela que o país está agora a lidar com um novo surto de Ébola, que já matou quatro pessoas. 

A RD Congo registou até ao momento 3.049 casos de Covid-19 e 71 mortes. 

23h06 - O Laboratório de Virologia de Cabo Verde já fez mais de quatro mil testes ao novo coronavírus, dos quais 458 deram positivo, disse hoje a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), garantindo reforço da capacidade de testagem

23h04 - A ânsia de uns em voltar a assistir a um concerto e a curiosidade de outros em conhecer a Casa da Música levaram hoje mais de 170 espetadores a estarem presentes na reabertura deste equipamento cultural do Porto. 

21h51 - A pandemia de Covid-19 fez aumentar o uso incorreto de antibióticos e aumenta o risco de resistência microbiana a estes medicamentos, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que duvida para já que o novo coronavírus esteja a enfraquecer

"Este ainda é um vírus assassino e temos que ter um cuidado extraordinário para não achar que o vírus, por sua própria vontade, decidiu ser menos patogénico", frisou Michael Ryan, o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS.

21h46 - A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que não existem na Área Metropolitana de Lisboa situações epidemiológicas de Covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias

"Naturalmente que, se houver alguma evolução da situação, que neste momento não está patente nos números de que dispomos, que exija uma medida dessa tipologia, isso poderá ser considerado", ressalvou a ministra.

21h43 - O Peru registou 5.563 novos casos de Covid-19 e mais 128 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. O Peru tem o segundo maior número de casos de contágio na América Latina, ficando apenas atrás do Brasil. 

O Peru totaliza 170.039 casos positivos e 4.634 vítimas mortais. 

20h33 - Em várias cidades do Japão foram lançados em simultâneo fogos de artifício que continham orações e mensagens para acabar com a pandemia de coronavírus, avança a BBC

20h14 - O Governo mais do que quadruplicou o montante de apoios, no âmbito dos programas operacionais regionais, atribuídos às empresas que reconverteram a sua produção face à Covid-19, passando de 26 milhões de euros para 108 milhões.

20h08 - Mais de três dezenas de associações médicas na Nicarágua pediram ao povo para respeitar uma quarentena em todo o país durante um período de três ou quatro semanas numa tentativa de travar a propagação do coronavírus, adianta a Associated Press. O governo da Nicarágua ainda não impôs esta medida. 

Numa carta aberta publicada esta segunda-feira, as associações médicas salientam que o "aumento exponencial de casos de Covid-19 fez colapsar os sistemas de saúde público e privado". 

O governo do presidente Daniel Ortega não implementou as medidas de distanciamento social que alguns dos seus países vizinhos introduziram, apesar das provas de que o vírus se está a propagar mais rapidamente. 

19h51 - O gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou que um funcionário testou positivo para a Covid-19, de acordo com o The Guardian. O gabinete não esclareceu se Netanyahu esteve em contacto com esse funcionário. 

O líder de Israel já esteve em isolamento duas vezes, tendo testado negativo em ambas as ocasiões. A primeira em março quando esteve em contacto com um assessor infetado. A segunda ocorreu em abril, depois do então ministro da Saúde ter contraído o vírus.  

19h44 - A Madeira registou hoje um caso de Covid-19, após 25 dias consecutivos sem registo de novas infeções, elevado para 91 o total de doentes no arquipélago. 

19h41 - O Governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse hoje recear que os protestos em massa contra a morte do afro-americano George Floyd possam espalhar o vírus

"Liga-se a televisão e vêem-se as reuniões em massa que poderiam infetar centenas e centenas de pessoas depois de tudo o que fizemos. Devíamos tirar um minuto e perguntar-nos: O que estamos aqui a fazer?", questionou Cuomo durante a conferência de imprensa diária.

19h32 - 86 pessoas a bordo de uma embarcação de pesca na costa Oeste dos Estados Unidos testaram positivo para a Covid-19, segundo a Reuters. 

19h28 - O governo do Ruanda cancelou o alívio das restrições a poucos minutos de estas tomarem efeito, informa a BBC. A decisão surgiu na sequência da primeira morte de uma pessoa no país por causa da Covid-19 e numa altura em que se está a verificar um aumento de novos casos. 

19h19 - Cerca de 1.600 pessoas reservaram bilhetes para visitarem a Capela Sistina no primeiro dia da reabertura dos Museus do Vaticano, revela a Associated Press. Os visitantes tiveram de usar máscara e a sua temperatura corporal foi medida à entrada. 

Notícias ao MinutoOs frescos de Michelangelo puderam voltar a ser apreciados por visitantes© Getty Images

19h02 - A implementação de um cordão sanitário no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, "não faz qualquer sentido", afirmou hoje o delegado regional de saúde, defendendo que basta o isolamento das 40 pessoas infetadas pela Covid-19.

19h00 - Andorra reabriu hoje as fronteiras com França e Espanha e foi praticamente invadida, sobretudo por franceses, que aproveitaram para comprar álcool, cigarros e combustível sem taxas e até mesmo produtos de limpeza.

18h43 - O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com Covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar

"Só daqui a seis ou doze meses, no mínimo, é que teremos capacidade de avaliar a extensão das sequelas e quais os órgãos mais atingidos", afirmou o pneumologista Filipe Froes, adiantando que pelo menos os hospitais de São João (Porto) e de Santa Maria (Lisboa) já têm um plano de consultas de acompanhamento pós-Covid-19.

18h38 - O Ministério da Saúde francês revelou que desde ontem morreram mais 31 pessoas em meio hospitalar, o que significa que França totaliza agora 28.833 vítimas mortais

18h17 - O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan, disse que testou positivo para o coronavírus e que membros da sua família também estão infetados, avança a Reuters. "Eu não tinha quaisquer sintomas. Eu decidi fazer um teste porque planeava fazer uma visita à linha da frente", esclareceu num vídeo publicado no Facebook

A Arménia já registou 9.492 casos de contágio e 139 mortes devido à Covid-19. 

18h10 - Mais de 90% das empresas adotaram o teletrabalho devido à pandemia e quase metade pretende mantê-lo no futuro, embora a maioria apenas de forma parcial, segundo um inquérito divulgado hoje pela CIP.

17h59 - O presidente da Federação Francesa de Ténis, Bernard Giudicelli, confirmou hoje que o Grand Slam de Roland Garros vai disputar-se em setembro, e acrescentou que, se for possível, vai contar com público nas bancadas. A revelação foi feita durante uma conversa no Twitch com o tenista Gaël Monfils

Notícias ao MinutoBernard Giudicelli revelou que quer contar com o "máximo de público" a assistir aos jogos© Getty Images

17h51 - Cabo Verde regista 22 novos casos do novo coronavírus, dos quais 21 na Praia e um na ilha do Sal, elevando o total acumulado no país para 457. Até ao momento morreram quatro pessoas por causa do coronavírus

17h47 - O Banco Alimentar angariou mais 1,4 milhões de euros em donativos, entre particulares e empresas, para garantir a distribuição de alimentos a famílias afetadas pela pandemia de Covid-19, adiantou hoje a Entrajuda.

17h45 - A associação nacional de restaurantes PRO.VAR defendeu hoje a criação de um "plano de salvação" para o setor, que está "a viver um verdadeiro pesadelo" com uma faturação "que não chega a 40% do valor homólogo".

17h43 - Os programas adotados pelo Governo para apoiar famílias e empregos, devido ao impacto da pandemia, podem atingir os 3,5 mil milhões de euros, quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB), conclui um estudo da Católica.

17h32 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que Donald Trump não cumpra a sua decisão de acabar com a relação que os Estados Unidos mantêm com a organização. A CNN adianta que no 'briefing' desta segunda-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o "mundo tem beneficiado do forte envolvimento com o governo e o povo dos Estados Unidos". 

"O desejo da OMS é que esta colaboração continue", frisou o responsável da organização. 

17h21 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que nas últimas 24 horas morreram mais 111 pessoas com Covid-19, o que aumenta o total de vítimas mortais no Reino Unido para 39.045

17h00 - A proteção civil italiana revelou que desde ontem foram diagnosticados 178 novos casos, o número mais baixo desde fevereiro. Morreram mais 60 pessoas. No total, Itália apresenta 233.917 casos de infeção e 33.475 óbitos desde o início da pandemia

16h55 - As autoridades de saúde da Suécia anunciaram esta segunda-feira que no espaço de 24 horas foram registados 232 novos casos e mais oito mortes, de acordo com o The Guardian. O país nórdico totaliza agora 37.814 casos e 4.403 vítimas mortais. 

16h45 - O governador Andrew Cuomo disse hoje que nas últimas 24 horas morreram mais 54 pessoas no estado de Nova Iorque, segundo a CNN. Cuomo sublinhou o contínuo declínio no número de mortes diárias e frisou que este "número é dramaticamente diferente daquilo que vimos durante muitas semanas". 

16h41 - O estado de São Paulo, o mais atingido pelo surto de coronavírus no Brasil, começa a reabrir esta segunda-feira, como dá conta a CNN. O plano de desconfinamento contempla cinco fases, que serão adotadas pelos prefeitos das cidades paulistas da forma que considerarem mais indicada. Centros comerciais, escritórios ou stands de automóveis são alguns dos espaços que vão reabrir. 

16h28 - Quarenta pessoas do bairro social da Quinta da Mina, na Azambuja, testaram positivo para a Covid-19. Esta é uma situação que preocupa a autarquia, que não exclui a possibilidade de pedir um cordão sanitário

16h16 - O Ministério da Saúde de Espanha divulgou os dados mais recentes da pandemia de Covid-19 no país, que dão conta de 35 mortes na última semana. No entanto, não foi registada qualquer vítima mortal desde ontem. No espaço de 24 horas foram detetados 71 novos casos

No total, Espanha soma nesta altura 239.638 casos de contágio e 27.127 óbitos. Convém recordar que desde a semana passada o Ministério da Saúde espanhol tem procedido a revisões nas suas contabilizações de casos e de mortes. 

16h02 - O plano de resposta específico para travar focos de infeção de Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo é de 7.000 testes diários, podendo totalizar até 49 mil "nesta primeira semana" de testagem, avançou hoje o Governo.

15h55 - Os aeroportos italianos perderam 45 milhões de passageiros desde março até maio como consequência da crise e das medidas de confinamento decretadas para conter a pandemia, informou hoje a associação italiana de gestores aeroportuários, Assaeroporti.

15h53 - Um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que, durante o "combate" à pandemia da Covid-19, mais de metade dos profissionais de saúde apresentaram sinais de 'burnout', stress e ansiedade

15h51 - A Ordem dos Médicos do Centro apelou hoje a que os utentes que deixaram de procurar o Hospital de Ovar por recearem o contágio por Covid-19 voltem a recorrer aos seus serviços porque "é completamente seguro"

15h48 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou esta segunda-feira à responsabilidade dos adeptos de futebol. Graça Freitas lembrou os adeptos que "não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais".

A I Liga de futebol vai ser reatada esta quinta-feira. 

15h35 - O Fórum para a Competitividade reviu "em forte baixa" as estimativas de crescimento da economia em 2020, para -9,0% a -15,0%, sobretudo devido aos "dados muito negativos de abril e maio" e aos "grandes atrasos nas ajudas públicas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório