Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Aeroportos italianos perdem 45 milhões de passageiros em três meses

Os aeroportos italianos perderam 45 milhões de passageiros desde março até maio como consequência da crise e das medidas de confinamento decretadas para conter a pandemia de covid-19, informou hoje a associação italiana de gestores aeroportuários Assaeroporti.

Aeroportos italianos perdem 45 milhões de passageiros em três meses
Notícias ao Minuto

15:40 - 01/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

Em março, quando o Governo aprovou as medidas de confinamento, os aeroportos italianos registaram menos 12 milhões de passageiros do que no mesmo mês de 2019, em abril a redução foi de 16 milhões e em maio de 17 milhões, uma queda histórica, como consequência dos cancelamentos em massa devido pandemia de covid-19, uma situação que tem penalizado bastante o turismo, que representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) italiano.

"É a pior queda da história", lamentou numa nota o presidente de Assaeroporti, Fabrizio Palenzona, considerando que os próximos meses de verão serão fundamentais para recuperar parte das perdas acumuladas.

No próximo dia 03 de junho, a Itália abrirá as fronteiras com países da União Europeia, com o objetivo de reativar o turismo em todo o país.

"As próximas semanas serão decisivas para lançar as bases para o recomeço num setor estratégico", afirmou Palenzona, o que considerou fundamental para conservar os postos de trabalho.

Nestes três meses, a perda de turistas levou os gestores aeroportuários a pedirem que mais de 10 mil empregados ficassem numa situação de desemprego provisório.

O Governo italiano aprovou um pacote de estímulos de 4.000 milhões de euros destinados a reativar o turismo, com medidas como subvenções de 500 euros para famílias com rendimentos até 40.000 euros anuais para que possam gastar em hotéis do país na segunda metade de 2020.

Segundo a agência nacional de turismo ENIT, a Itália recebeu 63 milhões de turistas estrangeiros em 2019, um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório