Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Jornalista da BBC entrega os sapatos a pai descalço que entrevistava

Família de trabalhadores migrantes estava a caminhar há dias para chegar a casa. Pandemia deixou milhares de indianos sem trabalho nas cidades, sendo forçados a regressar às suas aldeias.

Jornalista da BBC entrega os sapatos a pai descalço que entrevistava
Notícias ao Minuto

22:08 - 20/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Solidariedade

Um jornalista da BBC indiana apanhou uma família de trabalhadores migrantes a fazer o caminho de regresso a casa e decidiu entrevistá-los, no passado dia 13 de março. O que aconteceu a seguir acabou por se tornar viral.

Salman Ravi, correspondente da BBC no local, reparou que um dos homens daquela família, que caminhava desde Punjab até Madhya Pradesh, estava sem sapatos e descalçou-se, pedindo ao homem que visse se lhe serviam. Confirmando que serviam, disse-lhe que ficasse com eles porque precisava deles mais do que ele próprio.

O momento ficou na reportagem (a partir do minuto 2:40), que foi partilhada nas redes sociais e não passou despercebida, acabando mesmo por chegar à 'casa-mãe'.

A peça jornalística mostra como os trabalhadores são obrigados a regressar às suas vilas e aldeias a pé - às vezes, percorrendo grandes distâncias -, depois de ficarem sem trabalho nas grandes cidades, onde tudo está encerrado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na entrevista, os trabalhadores dizem que foram agredidos pela polícia a caminho de casa, ou porque estavam a dormir onde não deviam ou a comer onde não deviam, e que estavam a caminhar há seis dias. 

O jornalista, Salman Ravi, disse mais tarde que, com a ajuda da polícia de Faridabad, conseguiram encontrar um abrigo para a família passar a noite.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório