Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Nove mortes em 24h por cá; "Desconfinamento muito contido"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Nove mortes em 24h por cá; "Desconfinamento muito contido"

Presidente da República, primeiro-ministro, representantes de partidos e parceiros sociais reuniram-se esta quinta-feira, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da Covid-19, antes de o Governo tomar decisões sobre a segunda fase do desconfinamento, cujo arranque está previsto para a próxima segunda-feira, 18 de maio.

Já ontem, foi revelado que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 00h00 de 15 de junho

Também esta quarta-feira, Michael Ryan, diretor-executivo da OMS para Emergências Sanitárias, disse que o novo coronavírus pode nunca desaparecer e pode passar a fazer parte do conjunto de vírus que todos os anos afetam (e matam) pessoas em todo o mundo.

Portugal registava, de acordo com o último balanço da DGS, 1.184 mortes relacionadas com a Covid-19 e 28.319 infetados. Já a nível global, a pandemia matou pelo menos 297.259 pessoas e infetou mais de 4,3 milhões desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h00 - Boa tarde. Este acompanhamento termina aqui. Para continuar a acompanhar todas as atualizações, clique neste link

14h54 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que as autoridades norte-americanas falharam no combate à pandemia de Covid-19 e que "abusaram da confiança do povo americano".

14h49 -  Dois mil pescadores vão começar a ser testados à Covid-19, a partir de sexta-feira, nos diferentes portos do país, depois de várias associações terem alertado para a importância da sua realização, revelou o ministro do Mar.

14h41 - Dicas para uma caminhada segura em tempos de pandemiaEntenda aqui como pode reduzir o risco de infeção quando vai fazer a sua caminhada higiénica.

14h29 - A Irlanda, que inicia na segunda-feira a primeira fase de levantamento do confinamento, prevê fazer 15 mil testes de controlo diários e completar em três dias o rastreio de 90% dos casos positivos.

14h22 - Dados do Reino Unido. De acordo com a atualização da situação epidimiológica divulgada pelo Ministério da Saúde britânico, esta quinta-feira, foram contabilizados mais 428 mortos nas últimas 24 horas no país, elevando o número total de vítimas mortais associadas à doença para 33.614. 

14h20 - A DGS revela um conjunto de cuidados que deve adoptar para a desinfecção da sua casa e para a utilização em segurança de lixívia. E lembre-se: "Cuide de si, cuide de Todos!"

14h11 - Um estudo da Universidade Católica revela que na primeira semana do desconfinamento, - entre 6 e 11 de maio -, dos 4% de trabalhadores que estavam em assistência à família, 13% em 'lay-off' e 10% sem atividade, a maioria são mulheres. "Elas, mais do que eles, na assistência à família, em 'lay-off' e sem atividade. Eles, mais do que elas, a manter as mesmas funções nos mesmos locais", concluiu o estudo.

14h09 - As Nações Unidas lamentaram hoje "profundamente" a expulsão pelo Burundi de quatro peritos da Organização Mundial de Saúde encarregados de aconselhar o Governo sobre o surto da Covid-19.

14h03 - Porque mais do que nunca, "somos uns para os outros", saiba aqui como fazer máscaras e partilhe-as depois no Instagram com a hashtag #mascaraparatodos

13h56 - São um dos grupos de risco e porque a "solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana", a GNR lembra hoje "o quão importante é, estarmos particularmente atentos às necessidades dos nossos idosos!"

13h49 - Observatório de Cibersegurança informa que registou um aumento de 217% entre fevereiro e março deste ano "no número de incidentes de 'phishing' [ataque informático que visa 'pescar' dados sensíveis de um utilizador], e aproveita para alertar que estas campanhas de 'phishing' "aproveitaram o confinamento para simular serviços digitais que têm um maior consumo e fidelização, como, por exemplo, serviços de 'homebanking', conteúdos digitais em 'streaming' e lojas 'online'".

13h41 - Fnac vai abrir todas as lojas esta sexta-feira "com reforço de segurança". Fechadas continuarão os estabelecimentos do Aeroporto de Lisboa e do Instituto Superior Técnico.

13h36 - Há seis concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba aqui quantos existem no seu.

13h31 - Um rápido teste de despistagem da Covid-19 - amplamente utilizado nos Estados Unidos, incluindo na Casa Branca - foi considerado falível por um estudo realizado pela Universidade de Nova Iorque ao equipamento comercializado pelo Abbott Laboratories, avançou esta quinta-feira o The Hill.  

13h24 - Uma vacina contra a Covid-19 poderá estar pronta dentro de um ano, num cenário "otimista", informou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) com base nos ensaios e investigação em curso.

13h20 - O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, atualizam a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus. "Em algumas regiões do nosso país o vírus ainda circula bastante", avisou Graça Freitas, admitindo ser por isso de esperar que todos os dias surjam 200 a 300 novos casos de infeção.

13h13 - André Ventura, do Chega, começou por referir que "lamenta" não poder "transmitir a mesma ideia de confiança e a mesma ideia de estabilidade" dos seus colegas. "Os dados revelam que 40% dos portugueses perderam ou parcialmente ou totalmente os seus rendimentos. Falar disto com segurança é o pior que podemos fazer", reiterando que "não estamos numa situação nem de segurança nem de confiança"

13h12 - Nas últimas 24 horas, Portugal registou nove mortes associadas à Covid-19, o que corresponde a um aumento diário de 0,77%, e 187 novos casos de infeção, um aumento de 0,66% face aos dados de ontem. No total, desde o início da pandemia, o país contabilizou 28.319 infetados pelo coronavírus e 1.184 óbitos. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

13h10 - Mariana Silva, do partido Os Verdes, referiu que apesar de terem passado poucos dias da primeira fase do desconfinamento, "não houve uma alteração tão considerável nos números que pudessemos deixar de ter confiança" neste. "As palavras que saem daqui é confiança e determinação. Desconfinar gradualmente e com todas as regras que a DGS indica", acrescentou.  

13h03 - Francisco Rodrigues dos Santos disse que os dados mostram "alguma estabilidade" mas "devemos fazer apelos aos portugueses para não entrarmos num estado de euforia, garantindo que todos os procedimentos de higiene e segurança são adotados" para que os esforços não tenham sido em vão. "É necessário cautela, que este desconfinamento seja assegurado por equipamentos de proteção individual, disponíveis aos trabalhadores" que regressem ao emprego, "manter o foco na testagem" e "proteger a situação em que se encontram os mais vulneráveis da nossa sociedade". 'Chicão' criticou ainda a "novela triste" sobre Novo Banco.

12h59 - Jerónimo de Sousa disse haver uma nota "relevante" que saiu da reunião que é "uma ideia de controlo da situação e de progresso em termos da situação sanitária". O secretário-geral do PCP deixou uma palavra "para a importância determinante e estratégica para o reforço do SNS" que deu e continua a dar resposta. "Temos de estar muito atentos à disponibilidade de camas", frisou. 

12h53 - Seguiu-se Moisés Ferreira, do BE, que referiu que "neste momento temos, do ponto de vista epidémico, a Covid-19 relativamente controlada em Portugal". E isto, "deve-se a dois fatores": o comportamento da população que "aderiu a normas de etiqueta respiratória, de higienização" e ao confinamento e à "resposta do Serviço Nacional de Saúde". Para o partido é necessário "atuar na proteção dos mais vulneráveis" e "reforçar o SNS", sendo que "o preço do material de proteção deve ser tabelado"

12h50 - Ricardo Batista Leite, do PSD, quis começar por deixar uma palavra aos portugueses que "sentem natural ansiedade", especialmente os pais de crianças que estão prestes a regressar às creches ou às escolas. Quanto ao R, "muito próximo do 1", e que nos coloca "no fio da navalha", traz uma situação em que "a atitude e a responsabilidade de cada um dos portugueses vai ser crítico para sairmos bem sucedidos desta crise"

12h47 - José Luís Carneiro falou aos jornalistas, após o encontro no Infarmed, concluindo que "os dados não permitem ainda para uma tendência consolidada", ilustrando, contudo, "um nível de confiança relativamente ao desconfinamento". O representante do PS disse também que os indicadores disponíveis mostram que "devemos continuar a ter confiança neste processo gradual, objeto de controlo no modo como o implementamos e monitorizamos e avaliamos as medidas". "Devemos continuar a fazer este percurso de caminhar e medir", sublinhou. 

12h34 - Marcelo Rebelo de Sousa, à saída da reunião no Infarmed, revelou que se tratou de um encontro "mais completo". Em Portugal, ocorreu, a partir de dia 3 de maio, "um desconfinamento muito contido",  em que os "portugueses foram sensíveis àquilo que lhes foi pedido de fazerem a abertura por pequenos passos". Isto quer dizer que "não temos muitos dados que nos permitam retirar conclusões firmes".

Acrescentou o Presidente da República que temos dois momentos significativos pela frente: o dia 18 com "uma série de aberturas" - nas escolas e no comércio - e o 1 de junho "com o regresso ao trabalho de muitos e muitas que se encontram em teletrabalho".

12h31 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu que o cansaço das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 ameaça o progresso conseguido através da aplicação dessas medidas, aconselhando os governos a ouvirem as reclamações das populações.

12h24 - Ashraf al-Helw é um domador de leões que, com o encerramento dos circos no Egito devido à pandemia da Covid-19, está sem trabalhar. Está? Estava. O homem decidiu tomar medidas extremas e levou a leoa 'Joumana' para casa de forma a continuar os seus espetáculos em direto pela Internet, como mostra a AFP.

12h17 - Depois de a EMEL ter retomado a fiscalização do pagamento dos estacionamentos na via pública em Lisboa na passada segunda-feira, dia 11 de maio, foi agora a vez de Oeiras fazer um anúncio semelhante. O estacionamento neste concelho vai voltar a ser cobrado a partir de 1 de junho, depois de ter sido suspenso devido à pandemia da Covid-19.

12h11 - Como vão ser as idas à praia este ano? A pergunta ainda não tem uma resposta, mas o presidente da Câmara de Peniche mostrou-se hoje preocupado com a falta de meios para o controlo de banhistas nos acessos, na próxima época balnear.

12h06 - O Governo britânico confirmou esta quinta-feira que aprovou o primeiro teste serológico para a Covid-19 no Reino Unido, desenvolvido pela farmacêutica suíça Roche e usado para determinar se uma pessoa já foi infetada pelo coronavírus

11h59 - O estado de Arizona permitiu, esta semana, a reabertura de restaurantes e bares. Um vídeo, que está a gerar polémica nos Estados Unidos, mostra mais de duas dezenas de pessoas a conviverem num conhecido bar/restaurante mexicano local. Veja-o aqui. 

11h46 - Mais de 140 líderes e especialistas mundiais, incluindo Durão Barroso, Fernando Henrique Cardoso e Joaquim Chissano, assinaram uma carta aberta na qual pedem a todos os governos que se unam para encontrar uma vacina gratuita contra a Covid-19.

11h41 - Certificado de imunidade contra o vírus? Após a revelação dos dados relacionados com a Covid-19 na Alemanha, o ministro da Saúde, Jens Spahn, considerou necessária a introdução desta opção. O Partido Social Democrata (SPD), parceiro de coligação, já se manifestou contra.

11h38 - O Besiktas, equipa onde alinha o lateral português Pedro Rebocho, anunciou, em forma de comunicado publicado nas plataformas oficiais ao final da manhã desta quinta-feira, que conta com um total de oito casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

11h34 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje um manual com "Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da Covid-19". Este versa sobre 'Medidas de Distanciamento', 'Equipamentos de Proteção', 'Medidas de Higiene Pessoal' e 'Medidas de Higiene Ambiental'. Pode lê-lo aqui na íntegra.

11h30 - Notícias pouco animadoras na Bélgica. O país registou nas últimas 24 horas 307 novos casos de Covid-19, mais 105 do que no dia anterior, invertendo a tendência em baixa registada durante uma semana, segundo dados oficiais hoje divulgados.

11h26 - África registou na última semana 20.400 novos casos de Covid-19, elevando para mais de 72 mil o total de infeções no continente, onde já morreram 2.475 pessoas devido à doença.

11h18 - Apesar de o Estado de Emergência ter acabado no nosso país e enfrentarmos agora o Estado de Calamidade e o respetivo relaxamento de certas medidas de proteção, ainda existem vários lugares que deve evitar frequentar perante a pandemia da Covid-19 - saiba quais são.

11h05 - Retomar a Liga de Futebol? Jorge Nuno Pinto da Costa fez uso do editorial que assina na mais recente edição da revista Dragões para defender que, apesar de toda a "polémica", o campeonato nacional de futebol deverá mesmo vir a ser disputado até à última jornada.

11h00 - Centros comerciais querem reabrir já na segunda-feira. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais defende a reabertura das suas lojas no dia 18 de maio, mas Governo estipulou a abertura destes estabelecimentos para o dia 1 de junho. Conheça as medidas apresentadas.

10h48 - Já há dados relativos à Rússia. O país registou hoje menos de 10 mil novas infeções do novo coronavírus - pela primeira vez desde o início de maio -, contabilizando 9.974 novos casos no país nas últimas 24 horas e perfazendo um total de 252.245 infetados.

10h46 - Apesar de os pubs britânicos estarem encerrados devido às medidas de restrição impostas, nada impede os londrinos de continuarem a beber uma imperial... graças a um dono de um bar que criou o 'pub sobre rodas'.

10h34 - O Japão levantou o Estado de Emergência devido à pandemia da Covid-19 na maioria das regiões do país, revelou esta quinta-feira o primeiro-ministro Shinzō Abe. Contudo, Tóquio e Osaka são duas das cidades nas quais este vai continuar a vigorar.

10h28 - O processo de desconfinamento também já está em marcha em Itália e os surfistas regressaram às ondas de Ladispoli, na região de Roma. Veja a reportagem da AFP no local. De recordar que neste país, um dos mais afetados pela pandemia no mundo, foram registados 195 óbitos nas últimas 24 horas, o número mais alto nos últimos cinco dias.

10h16 - "Quando abrirmos os restaurantes, clientes não vão fazer filas à porta". O Notícias ao Minuto falou com a secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Ana Jacinto. Leia aqui a entrevista.

10h13 - A Mercadona anunciou, esta quinta-feira, que já vende máscaras de proteção não reutilizáveis nas suas lojas em Portugal e em Espanha. Estas estão à venda na secção de perfumaria e nas linhas de caixas por 5,40€ o pack de 10 unidades

10h07 - A Uber determinou que, a partir do dia 18 de maio, todos os condutores e utilizadores do serviço da empresa terão de usar as proteções adequadas à pandemia atual de Covid-19. Saiba tudo aqui.

10h03 - O número de óbitos diários em Espanha associados à Covid-19 voltou a ultrapassar as 200 vítimas, tendo-se registados 217 mortos em 24 horas. Ao todo, o país já conta com 27.321 vítimas mortais.

09h56 - 'Airton Guedes' e 'Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz'. Sabe quem são? Uma e a mesma pessoa: Jair BolsonaroEstes foram os nomes que o presidente do Brasil usou como pseudónimos na realização dos exames médicos da Covid-19. Depois de se saber que os resultados foram negativos, este reagiu no Twitter. Já o catedrático de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas, Octávio Amorim Neto, considera que o Presidente do Brasil não chegará ao fim do seu mandato, mas que "dificilmente cairá" durante a pandemia.

09h51 - Mais de 50% dos doentes contraem vírus de pessoas sem sintomas. A transmissão assintomática pode constituir uma das grandes 'vantagens evolutivas' e de propagação do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

09h48 - Nos próximos dias, as microempresas vão poder aceder a apoios para retomar a atividade, depois da paralisação por causa do novo coronavírus, sendo que o Governo vai lançar uma linha de 50 milhões de euros para este efeito. 

09h40 - Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social revelou, numa visita a uma creche em Lisboa, que já foram realizados "mais de 15 mil testes" a trabalhadoresEm seguida, António Costa referiu que a reabertura das creches "foi daquelas atividades das quais recebemos as mensagens mais díspares", acrescentando que se percebeu "desde o princípio que para dar este passo era preciso que os pais se sentissem seguros". O objetivo do Governo é ter testadas as 19 mil pessoas que trabalham nas creches de todo o país até ao dia da reabertura, prevista para segunda-feira. 

09h31 - A segunda fase do desconfinamento está marcada para a próxima segunda-feira, dia 18 de maioAinda sabe o que está em causa? Recorde aqui o calendário divulgado por António Costa. 

O que está previsto a partir de 18 de maio:

  • Escolas e equipamentos sociais: reabertura das escolas para os 11.º e 12.º anos, das creches e dos equipamentos sociais na área da deficiência; 
  • Comércio: reabertura de lojas com porta aberta para a rua até 400m2;
  • Restaurantes, cafés e similares: reabertura com lotação a 50% e funcionamento até às 23h00; 
  • Museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares: abertura com lotação reduzida e distanciamento físico.

09h11 - Especialistas alertam que indivíduos que sofrem de demência apresentam uma probabilidade três vezes mais elevada de desenvolver casos severos de Covid-19, e consequentemente de morrer devido à patologia.

09h07 - A obrigatoriedade de distanciamento social durante a pandemia levou um café alemão a encontrar uma solução bastante criativa e insólita.Cafe & Konditorei Rothe, na cidade de Schwerin, deu aos seus clientes um chapéu com espumas de natação 'agarradas' no topo para que estes soubessem a que distância mínima se deveriam manter enquanto estavam na esplanada. 

08h55 - Já sabe como desinfetar a roupa? O Ministério da Saúde recorda as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) para desinfetar a roupa em tempo de pandemia. Sendo certo que ainda muito se desconhece sobre o vírus SARS-CoV-2, há estudos que indicam que este não sobrevive a temperaturas superiores a 60ºC. 

08h49 - Quatro especialistas da Organização Mundial da Saúde no Burundi, incluindo o seu representante no país, serão expulsos na sexta-feira, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

08h44 - Recorde o mais recente boletim epidemiológico, revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista 1.175 mortes relacionadas com a Covid-19 e 28.132 infetados.

08h32 - Afinal, posso lavar a minha máscara e reutilizá-la? Devido à pandemia do novo coronavírus que assola o mundo inteiro, no ínicio do mês de maio o uso de máscara tornou-se obrigatório em Portugal em todos os espaços fechados. Saiba tudo aqui.

08h31 - As unidades que fazem endoscopias e colonoscopias devem ter o pessoal organizado em equipas fixas a trabalhar por turnos e os exames a suspeitos ou doentes de Covid-19 feitos em salas próprias, com pressão negativa.

08h04 - Regresso gradual às aulas? Diretores e associações de pais acreditam que nem todos os alunos vão recomeçar as aulas presenciais na segunda-feira, porque há famílias que querem perceber primeiro se as escolas estão preparadas para os receber.

07h55 - Perto de 600 mil australianos perderam o emprego em abril, por causa do impacto económico da pandemia da Covid-19, a variação mensal mais alta em cerca de 40 anos, segundo dados oficiais. Já a Nova Zelândia revelou um pacote económico recorde para reavivar a economia, alertando que "poderá não ser suficiente" para impedir milhares de despedimentos e fecho de empresas, noticia a Reuters.

07h44 - Matt Damon revela que a enteada foi diagnosticada com Covid-19. O ator revelou que a enteada, Alexia, testou positivo para o novo coronavírus enquanto Damon estava de quarentena na Irlanda, onde se encontrava para gravar um filme.

07h28 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 933 casos de infeção pelo novo coronavírus. O número total de infeções sobe assim para as 172.239. Já quanto a vítimas mortais, o país regista 7.723 (mais 89 nas últimas 24 horas). 

06h40 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o impacto da Covid-19 na saúde mental, com um possível aumento de distúrbios e suicídios, instando os Governos a não negligenciarem o apoio psicológico.

06h19 - O México registou quase 300 mortos e mais de quatro mil novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, informaram as autoridades na quarta-feira.

06h08 - Os Estados Unidos registaram na quarta-feira mais 1.813 mortes por Covid-19 no espaço de 24 horas, um número próximo daquele verificado na véspera (1.894), segundo a contagem da Universidade John Hopkins.

06h06 - Políticos e peritos avaliam situação antes da 2.ª fase do desconfinamento. Presidente da República, primeiro-ministro, representantes de partidos e parceiros sociais reúnem-se esta quinta-feira, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da Covid-19.

06h02 - Como será ficar num hotel pós-pandemia? Desde check-ins online a robôs de limpeza... Contamos-lhe tudo neste link.

06h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo. Para ler as incidências da noite de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório