Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19 "pode nunca desaparecer", diz diretor-executivo da OMS

"Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer", avisou, esta quarta-feira, Michael Ryan, durante a conferência da imprensa da OMS.

Covid-19 "pode nunca desaparecer", diz diretor-executivo da OMS
Notícias ao Minuto

22:16 - 13/05/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo OMS

Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Emergências Sanitárias, disse esta quarta-feira que o novo coronavírus pode nunca desaparecer e pode passar a fazer parte do conjunto de vírus que todos os anos afetam (e matam) pessoas em todo o mundo.

"Este vírus poderá tornar-se em mais um vírus endémico nas nossas comunidades e pode nunca desaparecer. O VIH nunca desapareceu. Não estou a comparar as duas doenças, mas acho que é importante que sejamos realistas. Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer", disse o especialista na conferência da imprensa daquela organização da ONU.

Mike Ryan admite que, com a vacina, "talvez exista uma possibilidade de eliminar o vírus mas a vacina terá que ser altamente eficiente e terá que estar disponível para toda a gente, que tem que a tomar". "Esta doença pode tornar-se num problema a longo prazo ou poderá não se tornar", acrescentou.

Questionado pelos jornalistas, Mike Ryan disse que até ser retirada a declaração de pandemia em relação ao novo coronavírus "há muito caminho pela frente".

"Os países estão agora a tentar encontrar uma nova normalidade e vamos estar assim muito tempo", avisou, acrescentando que mesmo que a OMS reduzisse o nível de alerta a verdade é que o risco continua elevado em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório