Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PCP confiante, mas alerta para "drama" de "milhares de trabalhadores"

 O secretário-geral do PCP disse hoje acreditar que o país vai "dobrar este cabo das Tormentas" da pandemia de covid-19, mas alertou para o "drama" de "milhares de trabalhadores".

PCP confiante, mas alerta para "drama" de "milhares de trabalhadores"
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/05/20 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

"Neste misto de incerteza e de confiança, acreditamos ser possível dobrar este cabo das Tormentas e voltarmos, enfim, à normalidade necessária, ao crescimento económico, ao desenvolvimento económico, à valorização dos salários, das pensões e das reformas", afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, depois de um encontro com epidemiologistas na sede do Infarmed, em Lisboa.  

O líder comunista manifestou-se, porém, preocupado com as dificuldades por que passa "milhares de portugueses", trabalhadores e pequenos e médios empresários, com cortes de rendimentos e que "precisam de respostas" sociais de apoio, contrariando aquela "frase" de que "estamos todos no mesmo barco".

"Temos um problema económico e social dramático para os que menos têm e menos ganham", afirmou, sublinhando que "ao drama do vírus" não se deve acrescentar "o drama social para muitas vidas".

Jerónimo de Sousa começou por referir que uma "nota relevante", com "todos os ses e o graus de incerteza que são naturais", e que se traduz numa "ideia de controlo da situação e de progresso" quanto ao surto epidémico no país, quer quanto à "situação sanitária", tendo em conta "os internamentos, número de recuperados e de mortos".

Além de anotar uma "tendência positiva", o líder dos comunistas disse acompanhar o Governo na "ideia de que é preciso retomar a atividade com normalidade", mas acompanhada com um reforço da "proteção especial a quem trabalha e quem se desloca para o seu trabalho", nomeadamente nos transportes públicos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Portugal regista hoje 1.184 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quarta-feira, e 28.319 infetados, mais 187, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Nove mortes em 24h por cá; "Desconfinamento muito contido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório