Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Brasil pode já ter ultrapassado os EUA em número de casos de Covid-19

Universidade de São Paulo estima que já mais de 1.2 milhões de pessoas tenham sido infetadas em território brasileiro.

Brasil pode já ter ultrapassado os EUA em número de casos de Covid-19
Notícias ao Minuto

12:48 - 30/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou, esta quarta-feira, que, até à data, foram detetados 78.162 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no país. No entanto, um estudo levado a cabo pela Universidade de São Paulo aponta para um número bastante superior.

A instituição estima que, tendo em conta o número de casos subnotificados (ou seja, aqueles que não necessitaram de hospitalização), os números possam ascender a 1.201.686, sendo que, com margem de erro, poderá variar entre 957.085 e 1.494.692.

A confirmar-se, o Brasil tornar-se-ia no país mais afetado pela pandemia em todo o mundo, superando, inclusive, os Estados Unidos, que, de acordo com a Universidade John Hopkins, contará, neste momento, com 1.040.488 cidadãos com Covid-19.

Em declarações prestadas à estação televisiva brasileira Globo, Domingos Alves, líder do Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, avisou, no entanto, que o país não está "nem perto de um pico de casos de doença e morte".

"Falamos de ter ultrapassado em mortos a China, mas estamos em casos totais próximos dos EUA, mesmo tendo cerca de dois terços da população americana e tendo começado a sofrer com a epidemia um mês depois. Na verdade, se considerados os casos subnotificados de óbitos, também ultrapassámos a China há cerca de duas semanas", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório