Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Idosa de 100 anos recupera da Covid-19 e deixa hospital sob aplausos

Julia Dewilde nasceu durante a pandemia de gripe espanhola e comemorou o centésimo aniversário quatro dias antes de um teste confirmar a sua recuperação da Covid-19.

Idosa de 100 anos recupera da Covid-19 e deixa hospital sob aplausos
Notícias ao Minuto

22:59 - 29/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Da Bélgica chega-nos mais uma história emocionante da recuperação de uma idoso que ultrapassou o novo coronavírus, que já matou milhares de pessoas um pouco por todo o Mundo.

A protagonista desta história é Julia Dewilde. A idosa foi internada devido ao novo coronavírus há 19 dias e esta quarta-feira teve alta da unidade hospitalar em Liège. À saída, a idosa, que há quatro dias completou 100 anos, teve direito a aplausos dos profissionais de saúde.

"É uma das nossas melhores histórias de superação. Conforta-nos", disse Laura Bertrand, enfermeira que a acompanhou durante os 19 dias no centro hospitalar Bois de l'Abbaye em Seraing, próximo de Liege, citada pela agência AFP.

Sentada numa cadeira de rodas, Julia Dewilde atravessou o corredor sob aplausos dos profissionais de saúde e diante de várias câmaras, antes de receber um ramo de flores com a mensagem de "Feliz Aniversário", pelos 100 anos completados no passado dia 25 de abril.

A aposentada, que nasceu durante a pandemia de gripe espanhola de 1918-1920, comemorou o aniversário no fim de semana, quatro dias antes de um teste confirmar a sua recuperação da Covid-19, tendo depois sido autorizada a regressar ao lar onde vive.

Internada com problemas respiratórios, Dewilde foi diagnosticada com o novo coronavírus em meados de abril, especialmente fatal para idosos. No entanto, não precisou nem de ser intubada, nem de ir para a uma unidade de cuidados intensivos.

O tratamento foi feito à base de antibióticos, juntamente com "um suporte de oxigénio adaptado às suas necessidades e hidratação", explicou outro enfermeiro que cuidou de Julia Dewilde.

"Sim, eles vão amanhã. Eu vou vê-los amanhã. Será bom para mim", afirmou a idosa à equipa de saúde, referindo-se aos seus familiares, obrigados a aguardar a aprovação do lar de idosos para visitá-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório