Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Camarões. Oposição pede destituição do Presidente por ausência prolongada

O líder da oposição nos Camarões, Maurice Kamto, anunciou hoje que entregou no Conselho Constitucional um pedido para que a Presidência da República seja declarada vaga, devido à ausência do Presidente desde 1 de março.

Camarões. Oposição pede destituição do Presidente por ausência prolongada
Notícias ao Minuto

18:12 - 16/04/20 por Lusa

Mundo Maurice Kamto

"Face à situação política sem precedentes em que o nosso país se encontra, caracterizada pela ausência prolongada e inexplicável do Chefe de Estado em exercício (Paul Biya), decidi agir", escreveu o político na sua página do Facebook, na quarta-feira à noite.

De acordo com a agência de notícias francesa AFP, o Presidente, Paul Biya, de 87 anos, 37 dos quais à frente dos destinos do país, não se dirige à nação desde o início da pandemia da covid-19, e não aparece em público desde o seu encontro com o embaixador dos Estados Unidos, no dia 11 de março.

Kamto, que perdeu as eleições presidenciais de 2018, tinha pedido no final do mês passado que o Presidente se dirigisse à nação, mas sem sucesso.

Já hoje, a página do Facebook do chefe de Estado colocou uma foto de Biya ao lado do embaixador francês, Christophe Guilhou, com a legenda: "No menu do nosso intercâmbio desta tarde, a gestão da pandemia da covid-19 nos Camarões, em França e no mundo".

O RDPC, o partido no poder nos Camarões, reagiu à declaração de Kamto, considerando-a "uma ficção" e garantindo que o Presidente está em pleno exercício de poderes.

"A Presidência da República não está vaga nos Camarões, nenhum cidadão comum tem o direito de se apoderar da Presidência", disse o ministro e secretário de Estado da Comunicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório