Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Partido no poder nos Camarões conquista lugares nas regiões anglófonas

O Movimento Democrático do Povo de Camarões (RDPC, na sigla em francês), do Presidente do país, Paul Biya, conquistou os 13 lugares em disputa nas regiões anglófonas nas eleições legislativas do mês passado.

Partido no poder nos Camarões conquista lugares nas regiões anglófonas
Notícias ao Minuto

22:06 - 07/04/20 por Lusa

Mundo Camarões

O RDPC venceu os 13 assentos parlamentares dos 11 círculos eleitorais das regiões Noroeste e Sudoeste, aumentando a maioria parlamentar que já tinha, agora composta por 152 dos 180 lugares, segundo a agência noticiosa France-Presse.

Os resultados são o produto de uma repetição parcial das eleições legislativas nas regiões anglófonas, em 22 de março, depois de o Conselho Constitucional dos Camarões ter decidido, em 25 de fevereiro, cancelar a eleição dos deputados das duas regiões.

A decisão do conselho deu seguimento a queixas levantadas por vários partidos políticos sobre a forma como as eleições de 09 de fevereiro foram conduzidas nos 11 locais.

Entre as queixas, constava a distância que os eleitores tinham de percorrer até aos seus locais de voto.

Impulsionado por pressões externas e internas, Paul Biya, que preside ao país há 37 anos, organizou um diálogo nacional em outubro de 2019 para discutir a crise separatista, no qual se recomendou, entre outras medidas, o estabelecimento de uma maior autonomia para as regiões.

A crise das regiões anglófonas, que começou em 2016 com protestos pacíficos e a exigência de um uso mais igualitário do inglês nos tribunais e nas escolas, numa nação em que 80% da população é francófona, agudizou-se em finais de 2017.

Nesse ano, em resposta à repressão violenta do exército de uma comemoração de independência simbólica das regiões anglófonas, muitos grupos separatistas pegaram em armas para exigirem mais direitos.

O conflito nestas regiões, onde vivem três milhões de pessoas, causou cerca de três mil mortos, de acordo com o International Crisis Group, e provocou mais de 530 mil deslocados, segundo a agência das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários.

Os Camarões foram uma colónia britânica e francesa até 1960, ano em que o país conquistou a independência de ambas as potências e instituiu um estado federal. Em 1972 foi celebrado um referendo, que deu luz verde à unificação do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório