Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais de 300 mil curados no mundo. 62 casos em centro de apoio

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 300 mil curados no mundo. 62 casos em centro de apoio
Notícias ao Minuto

22:54 - 10/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Presidente da República anunciou, na tarde desta sexta-feira, que pretende renovar o decreto de Estado de Emergência até pelo menos 1 de maio. Durante uma comunicação ao país, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que "não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar, não podemos, neste momento decisivo, baixar a guarda”.

Recorde-se ainda que, relativamente às restrições de circulação, os portugueses estão, desde as 00h de ontem e até às 24h de segunda-feira, confinados ao seu concelho de residência, sendo abertas exceções para motivos de saúde ou trabalho. Durante este período, estão igualmente  interditos os voos nos aeroportos nacionais.

Portugal tinha, esta sexta-feira, 15.472 infetados pelo novo coronavírus (mais 1.516 que no dia anterior) e um total de 435 vítimas mortais (mais 28 mortes), de acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde. O número de casos recuperados cifrava-se nos 233.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Termina aqui este registo. Continue a acompanhar-nos pela manhã.

23h58 - Josephina Marquezano Hamuch, uma idosa de 103 anos que sofreu de gripe espanhola e superou, decidiu agora ajudar no combate à Covid-19 produzindo máscaras de proteção individual: "Parece a mesma coisa, muitas mortes, as pessoas sem muita orientação. Quando fiquei doente, com um ano de idade, disseram aos meus pais que eu não iria sobreviver. Mas estou aqui agora".

23h43 - O Fundo Monetário Internacional aprovou um empréstimo de mais de 685 milhões de euros à Tunísia, destinado a apoiar a economia face à pandemia de Covid-19. Este empréstimo vai estar sob a modalidade do Instrumento de Financiamento Rápido e o FMI deverá ser reembolsado, no máximo, em cinco anos.

23h29 - Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão receber, até ao dia 19, mais 300 ventiladores para "fazer frente ao novo coronavírus", revelou hoje o Ministério da Saúde. Em cima da mesa está, ainda, a distribuição de 20 milhões de equipamentos de proteção individual, alocando outros cinco milhões para às áreas governativas da Segurança Social, Defesa e Justiça.

23h11 - Cristiano Ronaldo voltou a fazer uso das redes sociais para mandar uma mensagem aos seus fãs, numa altura em que o mundo assiste à propagação do novo coronavírus: "Neste momento tão difícil para o nosso planeta, é importante estarmos unidos e apoiar-nos uns aos outros. Vamos todos fazer o que conseguirmos para ajudar".

23h06 - Portugal já realizou 15.113 testes de diagnóstico da Covid-19. Destes, 17.083 (11,3%), segundo os mais recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

23h00 - Sandra Bullock junta-se às já várias celebridades que deram o seu contributo para ajudar a combater a pandemia da Covid-19. A atriz anunciou, através das redes sociais, que doou seis mil máscaras a profissionais de saúde que estão na linha da frente na luta contra o novo coronavírus

22h45 - A China e a Venezuela vão ampliar a cooperação bilateral para prevenir a pandemia de Covid-19, após uma conversa entre os presidentes dos dois países, o que já foi criticado pelo chefe de Estado dos EUA, Donald Trump.

22h38 - Cerca de 400 profissionais ligados às artes, em especial às artes visuais, incluindo criadores, críticos, curadores, produtores e gestores culturais, enviaram uma carta à ministra da Cultura a pedir uma reunião "urgente" sobre a atual crise no setor, que foi provocada pela pandemia de Covid-19.

22h02 - O Papa Francisco celebrou hoje a Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a homilía, conduzida pelo padre Raniero Cantalamessa, a ficar marcada pela pandemia da doença Covid-19: "A pandemia do coronavírus despertou-se bruscamente para um perigo ainda maior que sempre existiu na Humanidade: O delírio da omnipotência".

22h01 - Um balanço levado a cabo pela AFP aponta para que já mais de 300 mil pessoas tenham sido consideradas curadas da Covid-19. O número total de casos confirmados será, neste momento, de 1.664.110, e o de mortos 100.859.

22h00 - Especialistas avisam que as alergias podem afetar o sistema respiratório e torná-lo mais frágil, facilitando o contágio pelo novo coronavírus ou agravando os sintomas: "Tudo o que podemos fazer para diminuir o muco e a inflamação ajudará o corpo a lidar com outros eventos, como uma doença viral, que também criaria inflamação".

21h40 - 62 utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, em Vila do Conde, testaram positivo à Covid-19. Segundo a instituição, foram "reforçadas as medidas de contingência, tendo já sido circunscritas e limitadas áreas para separação dos utentes positivos de negativos".

21h30 - pandemia de coronavírus não deteve os protestos sociais na Venezuela, país que está em quarentena preventiva desde março, mês em que os venezuelanos realizaram 580 manifestações.

21h08 - Alemanha, França e Itália juntaram-se hoje a uma petição de mais 10 países da União Europeia, incluindo Portugal, para que a recuperação económica, uma vez superada a pandemia da Covid-19, decorra sob um "pacto verde". Documento defende que "a crise atual "sem precedentes" deve ser enfrentada "sem repetir os erros do passado".

21h01 - Enrolou o cão em ligadura para enganar polícia, mas não funcionou e foi multado. O episódio ocorreu em Itália, onde um homem tentou fazer crer as autoridades de que tinha saído de casa para ir com o animal ao hospital.

21h00 - Associações pedem a algarvios para cantarem à janela no 25 de abril. Há 46 anos que Portugal celebra a revolução dos cravos. Este ano, não será a pandemia da Covid-19 que irá impedir que as comemorações se realizem.

Recorde aqui as últimas atualizações sobre a Covid-19 em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório