Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Angola declara estado de emergência a partir de dia 27

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, declarou hoje o estado de emergência no país com entrada em vigor a partir das 00:00 de 27 de março, devido à pandemia de Covid-19.

Angola declara estado de emergência a partir de dia 27
Notícias ao Minuto

19:25 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Com vista a evitar o máximo possível o alastramento da pandemia e as graves consequências que lhes são associadas, consultado o Conselho da República e ouvida a Assembleia Nacional declaro estado de emergência que entra em vigor as 00:00 de 27 de março", afirmou o Presidente angolano numa curta mensagem lida na televisão pública de Angola, TPA.

O estado de emergência vai durar 15 dias com início às 00:00 de sexta-feira e cessa as 23:00 do dia 11 de abril, podendo ser prorrogado automaticamente.

Angola regista até hoje três casos positivos de infeção pelo novo coronavirus causador desta doença.

Não obstante o número de casos positivos registados até 23 de março ser ainda reduzido, o chefe do executivo angolano assinalou a importância de aprender com "o erro dos outros", sendo recomendável "tomar com a antecipação requerida um conjunto de medidas extraordinárias e urgentes"

Destacou, por outro lado, que o sucesso no controlo da pandemia implica uma resposta rápida e adequada dos serviços de saúde, "mas também o consentimento de sacrifícios de todos os cidadãos que ficam assim limitados nos seus direitos e na sua vida social e profissional".

João Lourenço justificou ainda que a emergência em saúde publica "se caracteriza como uma situação que demanda o emprego urgente de medidas excecionais de prevenção, de controlo e de contenção de riscos para a saúde pública".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório