Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Guerrilha colombiana anuncia cessar-fogo unilateral de 30 dias

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram hoje, em Havana, a realização de um cessar-fogo unilateral de 30 dias, a partir do próximo domingo, 15 de dezembro.

Guerrilha colombiana anuncia cessar-fogo unilateral de 30 dias
Notícias ao Minuto

18:57 - 08/12/13 por Lusa

Mundo FARC

O anúncio foi feito pelo guerrilheiro Pablo Catatumbo (pseudónimo de Jorge Torres Victoria), um dos negociadores da delegação às conversações de paz de Havana, que leu um comunicado do secretariado do Estado-Maior Central das FARC, a partir das montanhas colombianas.

"Ordenámos a todas as nossas unidades guerrilheiras e milicianas que respeitem um cessar-fogo, por 30 dias, a partir das 00:00 do próximo dia 15 de dezembro, respondendo assim a uma vontade" colombiana, de acordo com a declaração.

No mesmo comunicado, o Estado-Maior Central das FARC também ordenou às unidades que "permaneçam em alerta perante qualquer operação inimiga, que deverá obter uma resposta imediata".

"Ainda temos a esperança que o governo colombiano responda ao nosso gesto e suspensa a ofensiva militar", acrescentou o comunicado.

Este anúncio é feito no dia seguinte a um atentado da guerrilha contra uma esquadra da polícia em Inzá (sudoeste da Colômbia), que causou nove mortos, incluindo três civis, e também no dia de encerramento da 17.ª ronda das negociações de paz entre governo e FARC, em Havana.

EJ // CC

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório