Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mulheres de todo o mundo celebram o dia com festas e manifestações

Este domingo, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.

Notícias ao Minuto

14:11 - 08/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, que se celebra este domingo, dia 8 de março, está a ser festejado um pouco por todo o mundo. Há mulheres que protestam pelas desigualdades em relação aos homens, enquanto há outras que aproveitam a data para se divertirem. 

Recorde-se que, em Portugal, a diferença salarial entre homens e mulheres diminuiu 80 cêntimos em 2018 face a 2017 para 148,9 euros, fixando-se em 14,4%, segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, divulgados na sexta-feira. 

De acordo com um estudo da Nielsen, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso, são também as mulheres que "continuam a assumir a maior parte das responsabilidades domésticas".

Em média, "91% das mulheres europeias afirmam que têm responsabilidade partilhada ou total pelas compras diárias, pelas tarefas domésticas e pela preparação de refeições", refere. 

De Baku, no Azerbaijão, a Paris, em França, - passando pelo Iraque, Egito e Paquistão - a Reuters captou em imagens os momentos de celebração ou manifestação nas ruas encabeçados pelas mulheres, este domingo.

"O sexismo mata mais do que o coronavírus" ou "Se as mulheres páram o mundo pára" são algumas das palavras de ordem que se podem ler em cartazes representados. 

Veja os festejos na galeria que lhe mostramos acima. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório