Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Madrid anuncia encerramento de 213 lares de idosos para evitar contágio

Depois de anunciadas duas mortes e mais de uma dezena de contágios num lar de idosos, as autoridades de Madrid decidiram encerrar mais de duas centenas de lares de idoso e centros de dia.

Madrid anuncia encerramento de 213 lares de idosos para evitar contágio

As autoridades de Madrid anunciam esta sexta-feira o encerramento de 213 lares de idosos e centros de dia, num esforço para mitigar os contágios do novo coronavírus entre a população mais idosa (e mais frágil), avançou o El País.

A mesma publicação esclarece que a suspensão de atividade destes centros durará um mês, segundo a resolução hoje publicada pelas autoridades locais, depois de terem sido detetados 11 casos num lar de idosos da região.

Recorde-se que segundo a atualização feita ao final da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas, mais duas pessoas morreram com a doença, aumentando para cinco as vítimas mortais, todas elas fazendo parte da população com mais idade e com um risco maior de morte.

Os casos do novo coronavírus subiram 345 no país, um aumento de 82 infetados em relação a quinta-feira ao fim do dia.

As autoridades de Saúde internacionais já haviam explicado que a maioria das mortes ocorre em pessoas idosas, sobretudo octogenários e nonagenários, assim como em pessoas já afetadas por patologias graves.

Itália é o país da Europa com a população mais envelhecida e apenas o segundo do mundo a seguir ao Japão: 22,6% da população tem mais de 65 anos e a esperança de vida é de 85 anos para as mulheres e 81 para os homens. Este facto poderá justificar o elevado número de vítimas mortais no país, neste momento o país com mais mortos a seguir à China.

Tanto Itália como Espanha já estavam a adotar restrições às visitas de idosos em lares, pedindo também aos residentes que só saiam se for absolutamente necessário, para evitar a contaminação desta população mais frágil pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório