Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Número de mortos provocados pela tempestade Ciara sobe para oito

A tempestade Ciara matou uma pessoa na Suíça, divulgou hoje a imprensa local, elevando para oito o número de mortos na Europa devido a ventos fortes e ao mau tempo que varreu grande parte do continente desde domingo.

Número de mortos provocados pela tempestade Ciara sobe para oito
Notícias ao Minuto

15:29 - 11/02/20 por Lusa

Mundo Tempestade Ciara

A última vítima foi um automobilista de 36 anos, cujo carro foi atingido na segunda-feira pelo reboque de um camião arrastado pelo vento, perto de Friburgo, na Suíça.

Três outras pessoas ficaram feridas no acidente, segundo a comunicação social suíça.

Durante a madrugada de hoje, foram registadas rajadas de até 202 km/h no cantão de Uri (centro do país), de acordo com os serviços meteorológicos locais, embora a velocidade tenha diminuído a partir da manhã.

Uma linha de alta tensão foi arrancada durante a noite no cantão de Nidwalden (centro), causando o início de um incêndio florestal que foi, entretanto, controlado, mas deixou um bairro próximo sem eletricidade.

Em outras partes da Europa, a Ciara matou pelo menos sete pessoas e provocou vários feridos desde domingo, além de ter obrigado ao cancelamento de centenas de voos e viagens de comboio, tendo ainda deixado milhares de casas sem eletricidade.

A tempestade também provocou danos significativos na Polónia, provocando a morte de três mulheres da mesma família, atingidas por peças do telhado de uma loja e por partes de uma estrutura de meios mecânicos numa estação de esqui.

Outra pessoa ficou ferida e permanece hospitalizada, embora o seu prognóstico seja estável.

A tempestade Ciara, conhecida na Polónia como Sabina, também provocou cortes de eletricidade em várias zonas do país e o cancelamento de voos e transportes marítimos.

O vento provocou ainda cortes nas estradas devido à queda de árvores e, nos arredores da cidade de Opole (sul do país), arrancou o telhado de um posto de gasolina.

Segundo o Ministério do Interior polaco, os bombeiros realizaram mais de 5.000 intervenções nas últimas 48 horas por causa dos ventos fortes, tendo o serviço meteorológico avisado que a tempestade pode continuar violenta até quarta-feira e alertando para o risco de neve e chuva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório