Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Tribunal do Quénia nega fiança a quatro suspeitos de ataques

Um tribunal do Quénia negou hoje, por "questões de segurança", fiança a quatro homens acusados de ajudar o comando islamita 'shebab' que em setembro atacou o centro comercial Westgate, em Nairobi, disse o magistrado Kiarie Waweru Kiarie.

Tribunal do Quénia nega fiança a quatro suspeitos de ataques
Notícias ao Minuto

14:10 - 04/12/13 por Lusa

Mundo Centro Comercial

Segundo o magistrado, os quatro homens, também indiciados de entrarem ilegalmente no Quénia e de obterem documentos de identificação falsos, são Adan Mohamed Abidkadir Adan, Mohammed Ahmed Abdi, Liban Abdullah Omar Hassan e Hussein Mustafa, que, no entanto, contestaram a sua participação no crime.

O quarteto deverá comparecer ao tribunal para uma audiência no dia 18 de dezembro, mas se prevê que o julgamento arranque até meados de janeiro.

Durante cerca de 80 horas, o comando islamita 'shebab' atacou o centro comercial Westgate com granadas, armas automáticas e disparou sobre empregados e clientes antes de se barricar no interior do edifício, onde morreram 61 civis e seis membros das forças de segurança e ficaram feridas 200 pessoas.

O ataque ao luxuoso centro comercial ocorreu numa altura em que o recinto estava cheio de quenianos e estrangeiros que aproveitavam o fim de semana para fazer compras.

O movimento islamita 'shebab' afirmou, no entanto, que foram mortos 137 reféns.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório