Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Plano de Trump para conflito é "absolutamente inaceitável"

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, qualificou hoje de "absolutamente inaceitável" o plano de paz norte-americano para o Médio Oriente divulgado na véspera por Donald Trump que apresenta nomeadamente Jerusalém como a "capital indivisível de Israel".

Plano de Trump para conflito é "absolutamente inaceitável"
Notícias ao Minuto

11:05 - 29/01/20 por Lusa

Mundo Erdogan

"Jerusalém é sagrada para os muçulmanos. O plano visando dar Jerusalém a Israel é absolutamente inaceitável", declarou Erdogan, citado pela agência estatal Anadolu.

"É um plano que visa legitimar a ocupação israelita", adiantou.

Divulgado na terça-feira por Trump ao lado do primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, o plano prevê a anexação de partes da Cisjordânia ocupada e suscitou a aprovação de numerosos israelitas e a cólera dos palestinianos.

Entre os numerosos pontos sensíveis do plano está a anexação por Israel dos colonatos que criou na Cisjordânia ocupada desde 1967, em particular no vale do Jordão, que deve tornar-se a fronteira oriental de Israel.

"O plano visa impor aos palestinianos um novo facto consumado", considerou Erdogan.

"Mesmo que alguns países árabes lhes virem as costas, nós continuaremos a insistir junto das instituições internacionais para defender o direito dos palestinianos e de Jerusalém", disse ainda.

Defensor da causa palestiniana, Erdogan critica regularmente a política israelita, bem como a da administração Trump em relação aos territórios palestinianos.

Ancara criticou assim fortemente a transferência da embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém em 2018.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório