Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Gâmbia. Confrontos opõem manifestantes contra Presidente e polícia

Dois confrontos opuseram hoje em Banjul os manifestantes que reclamavam a partida imediata do Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, às forças de segurança, que recorreram ao gás lacrimogéneo e a detenções, segundo informou a agência AFP.

Gâmbia. Confrontos opõem manifestantes contra Presidente e polícia
Notícias ao Minuto

18:41 - 26/01/20 por Lusa

Mundo Gâmbia

Em resposta à convocação do movimento 'Three Years Jotna' ('Três anos é tempo', numa mistura de inglês e de wolof), várias centenas de manifestantes reclamaram a saída de Adama Barrow do poder após três anos, como o chefe de Estado se comprometeu em 2016, quando foi o candidato único da oposição.

Em dezembro, outros milhares de manifestantes já tinham reivindicado o mesmo num protesto que decorreu sem incidentes.

Há duas semanas, milhares de gambianos manifestaram-se a favor da manutenção do poder por cinco anos, a duração do mandato que está inscrita na Constituição.

Hoje, os confrontos ocorreram quando os manifestantes, que se reuniram em Old Jeshwang e Stink Corner, a cerca de nove quilómetros de Banjul, tentaram desviar-se do seu itinerário para se aproximarem do centro da capital da Gâmbia.

A polícia usou gás lacrimogéneo e os manifestantes responderam com o lançamento de pedras contra as forças da ordem e pneus a arder na estrada em direção ao centro da cidade.

Um jornalista da agência AFP assistiu à detenção de cinco manifestantes, tendo a intervenção da polícia dispersado os participantes no protesto.

"Protestamos até à demissão de Adama Barrow. É um traidor que traiu a confiança do podo. Vamos dar-lhe uma lição", afirmou o manifestante Amadou Sanyang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório