Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Homem faz história ao nadar sob camada de gelo da Antártida

O atleta decidiu tomar a iniciativa para alertar para as alterações climáticas.

Notícias ao Minuto

11:30 - 24/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Antártida

Um atleta de resistência, com 50 anos, decidiu nadar sob a camada de gelo da Antártida para alertar para as alterações climáticas. Na segunda-feira, Lewis Pugh saltou para um rio formado debaixo de uma camada de gelo a derreter rapidamente e nadou nas águas, com temperatura negativa, durante oito minutos, com nada mais que uns calções de banho curtos, uma touca e óculos de mergulho, como forma de treino. Depois, esta sexta-feira, conseguiu cumprir o desafio e tornou-se a primeira pessoa a nadar num lago supraglaciar.

O nadador, de nacionalidade britânica e sul-africana, de Plymouth, no Reino Unido, falou sobre a beleza natural do Pólo Sul. "Este é um dos locais mais remotos do planeta. É vasto. É lindo. Mas para onde quer que se olhe estamos a ver gelo a derreter", disse citado pelo New York Post. "Demorei 33 anos a treinar para estes oito minutos", revelou.

Lewis não pôde de deixar de reparar nos tons tão diferentes do que se costuma ver na natureza. "Eram todos os tons de azul possíveis. Começou por ser turquesa mas depois nadei mais para um canto e era azul-real, depois índigo e depois azul-psicadélico e por fim violeta".

Os lagos supraglaciares - água líquida por cima de um glaciar, provocadas por gelo derretido - apesar de terem fim, podem atingir vários quilómetros de diâmetro e vários metros de profundidade.

Foi a primeira pessoa a conseguir nadar a longa distância em todos os oceanos do mundo. O atleta espera que os seus esforços ajudem a pressionar os líderes mundiais a proteger zonas marinhas vulneráveis.

 

Veja acima o vídeo dos seus treinos nas águas geladas da Antártida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório