O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer discutir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, os padrões de condução dos norte-americanos que vivem na base localizada no Reino Unido, enquanto ambos participam na conferência internacional sobre a crise na Líbia, na Alemanha, avança a Sky News.
O tema surge na sequência da morte de Harry Dunn e de toda a polémica em redor do caso. O jovem britânico morreu, em agosto do ano passado, numa colisão frontal entre a sua mota e o carro de Anne Sacoolas, a mulher de um diplomara norte-americano, perto da base da Força Aérea norte-americana, localizada em Northamptonshire, no Reino Unido.
Pouco depois do acidente, que estava a ser investigado, Anne Sacoolas reivindicou imunidade diplomática e viajou até aos EUA. Entretanto, a norte-americana já foi acusada da morte de Harry e o Reino Unido até já pediu aos EUA a extradição da mesma, o que ainda não aconteceu.
As autoridades britânicas desconfiam que Anne Sacoolas estava a conduzir do lado direito da estrada, ou seja, do lado errado pois no Reino Unido conduz-se do lado esquerdo.
“Vamos levantar todas essas questões [sobre os padrões de condução na base norte-americana] e continuamos a trabalhar para fazer justiça por Harry Dunn e a família”, revelou Boris Johnson à margem da sua participação numa conferência em Berlim.
Além do caso de Harry Dunn, a polícia britânica divulgou, este sábado, que apanhou dois carros diplomáticos a serem conduzidos do “lado errado da estrada”, perto da base norte-americana de Northamptonshire.