Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Boris quer discutir com Pompeo condução em base dos EUA no Reino Unido

Discussão surge na sequência da morte de um jovem britânico, perto da base da Força Aérea norte-americana.

Boris quer discutir com Pompeo condução em base dos EUA no Reino Unido
Notícias ao Minuto

13:42 - 19/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Harry Dunn

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer discutir com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, os padrões de condução dos norte-americanos que vivem na base localizada no Reino Unido, enquanto ambos participam na conferência internacional sobre a crise na Líbia, na Alemanha, avança a Sky News.

O tema surge na sequência da morte de Harry Dunn e de toda a polémica em redor do caso. O jovem britânico morreu, em agosto do ano passado, numa colisão frontal entre a sua mota e o carro de Anne Sacoolas, a mulher de um diplomara norte-americano, perto da base da Força Aérea norte-americana, localizada em Northamptonshire, no Reino Unido.

Pouco depois do acidente, que estava a ser investigado, Anne Sacoolas reivindicou imunidade diplomática e viajou até aos EUA. Entretanto, a norte-americana já foi acusada da morte de Harry e o Reino Unido até já pediu aos EUA a extradição da mesma, o que ainda não aconteceu.

As autoridades britânicas desconfiam que Anne Sacoolas estava a conduzir do lado direito da estrada, ou seja, do lado errado pois no Reino Unido conduz-se do lado esquerdo.

“Vamos levantar todas essas questões [sobre os padrões de condução na base norte-americana] e continuamos a trabalhar para fazer justiça por Harry Dunn e a família”, revelou Boris Johnson à margem da sua participação numa conferência em Berlim.

Além do caso de Harry Dunn, a polícia britânica divulgou, este sábado, que apanhou dois carros diplomáticos a serem conduzidos do “lado errado da estrada”, perto da base norte-americana de Northamptonshire.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório