Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Emissário da ONU na Líbia pede fim de "ingerências estrangeiras"

O emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, apelou hoje para que terminem "todas as ingerências estrangeiras" no país.

Emissário da ONU na Líbia pede fim de "ingerências estrangeiras"
Notícias ao Minuto

14:04 - 18/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

Em entrevista à agência France Press, em Berlim, na véspera de uma conferência internacional sobre a crise na Líbia, Ghassan Salamé disse que "qualquer interferência estrangeira pode ter um efeito de aspirina, a curto prazo".

O emissário fazia alusão ao cessar-fogo que entrou em vigor no passado dia 12 na Líbia, por iniciativa da Rússia e da Turquia.

"No entanto, a Líbia precisa que terminem todas as ingerências estrangeiras. É um dos objetivos da conferência", disse, a propósito do encontro que decorrerá no domingo em Berlim e que pretende "consolidar o cessar-fogo".

O encontro de Berlim foi convocado na semana passada pela chanceler alemã, Angela Merkel, após 10 meses de combates iniciados pela ofensiva lançada pelo Exército Nacional Líbio contra Tripoli e que provocaram a morte a pelo menos 1.500 pessoas, entre as quais 300 civis.

Os combates fizeram mais de 15 mil feridos e mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a abandonar os locais onde residiam.

"Hoje nós temos simplesmente uma trégua. Queremos transformá-la num verdadeiro cessar-fogo com observação, separação, reposicionamento de armamento pesado", disse Ghassan Salamé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório