Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Recolher obrigatório imposto em cidade do nordeste da Nigéria

Um recolher obrigatório de 24 horas foi imposto hoje em Maiduguri, no nordeste da Nigéria, depois de um ataque atribuído aos islamitas do Boko Haram na cidade considerada como o seu feudo, declararam as autoridades locais.

Recolher obrigatório imposto em cidade do nordeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

11:43 - 02/12/13 por Lusa

Mundo Proibição

Além da proibição de circular na cidade, foram interditas as ligações aéreas com o estado de Borno, do qual Maiduguri é a capital, declarou o governo local, justificando as medidas com um ataque alegadamente realizado pelo grupo islâmico na noite de domingo para hoje.

O anúncio foi feito pelo secretário do governo Baba Ahmed Jidda, que disse que foi consultado o exército.

Um porta-voz do exército, Ibrahim Attahiru, referiu que ocorreu um ataque perto do aeroporto, sem dar mais informações.

Um correspondente da agência France Presse no local indicou que a violência começou cerca das 03:00 (02:00 em Lisboa) e que se ouviram tiros e explosões.

O Boko Haram foi criado em Maiduguri há mais de 10 anos e luta há quatro anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

O grupo radical, que em meados de novembro passou a integrar a lista de organizações terroristas do Departamento de Estado norte-americano, é responsável por milhares de mortos desde o início da revolta islamita.

No início de novembro, o parlamento nigeriano aprovou o prolongamento por mais seis meses do estado de emergência decretado em maio para os estados de Borno, Adamawa e Yobe, onde os rebeldes islamitas tinham conseguido controlar parte do território ameaçando a soberania da Nigéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório