Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vala comum com duas dezenas de corpos descoberta na Costa do Marfim

Uma vala comum com duas dezenas de corpos foi descoberta no passado dia 13 em Man, oeste da Costa do Marfim, teatro de confrontos intensos durante a crise de 2002.

Vala comum com duas dezenas de corpos descoberta na Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

14:31 - 16/01/20 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

Os esqueletos foram descobertos quando se efetuavam trabalhos de alisamento de terras numa estrada junto a uma escola recentemente construída na cidade. A vala comum contém uma vintena de corpos, de acordo com um comunicado do procurador Counta Nafissiatou, citado pela agência France-Presse.

Man foi palco de confrontos violentos, durante a revolta de 2020, entre os grupos armados MJP, MPIGO e MPCI, que se transformariam nas Novas Forças, por um lado, e as forças armadas regulares, leais ao Presidente Laurent Gbagbo.

No final de 2002, o Movimento para a Justiça e para a Paz (MJP), reforçado por mercenários da Serra Leoa e da Libéria tomou o controlo da cidade, antes de ser rechaçado dias mais tarde.

Ambos os lados são acusados de inúmeras exações durante esse período e várias valas comuns têm vindo a ser descobertas na região.

Em 2002, uma rebelião do norte, dirigida por Guillaume Soro, tentou tomar o controlo do país e afastar o Presidente Gbagbo. O país ficou então dividido em dois, o sul sob o controlo de Gbagbo e o norte nas mãos das Forças Novas.

Esta crise fez milhares de mortos apenas chegou ao fim em 2010-2011, também de forma sangrenta, com a recusa de Gbagbo em reconhecer a derrota eleitoral e a chegada ao poder de Alassane Ouatarra, eleito em 2010 com o apoio da rebelião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório