Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente da Costa do Marfim quer alterar Constituição antes de eleições

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou que vai propor emendas à Constituição do país antes das eleições presidenciais previstas para outubro, em que se assinalam dez anos da sua eleição.

Presidente da Costa do Marfim quer alterar Constituição antes de eleições
Notícias ao Minuto

19:59 - 07/01/20 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

De acordo com uma nota hoje emitida pela presidência costa-marfinense, Ouattara pretende que as determinações constitucionais sejam "mais coerentes" e integrem os pareceres ouvidos desde a adoção das mais recentes alterações, em outubro de 2016.

A nota, citada pela Bloomberg, diz respeito a um discurso de Ouattara, dado pelo chefe de Estado, 78 anos, na segunda-feira, na capital comercial da Costa do Marfim, Abidjan.

O Presidente costa-marfinense não esclareceu que emendas pretende propor, mas assinalou que não serão utilizadas para excluir opositores políticos das eleições deste ano.

"Toda a gente pode candidatar-se", referiu Ouattara, que acrescentou: "Não pretendo excluir ninguém, eu próprio incluído".

Alassane Ouattara venceu as eleições de 2010 e, inicialmente, comprometera-se a abandonar o cargo após dois mandatos, ainda assim, no passado recente, o atual chefe de Estado da Costa do Marfim abraçou a ideia de mais cinco anos à frente do país, algo que diz ser possível devido às alterações da Constituição aprovadas em 2016.

As mudanças propostas à Constituição precisam de ser aprovadas pela Assembleia Nacional, onde o partido de Ouattara detém maioria parlamentar.

Recentemente, Alassane Ouattara anunciou que se candidatará caso os antigos Presidentes Laurent Gbagbo e Henri Konan Bédié apresentem as suas candidaturas.

As candidaturas à presidência da Costa do Marfim podem ser apresentadas até julho de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório