Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Natal marcado por protestos em Hong Kong. Imagens mostram violência

25 de dezembro foi dia de fortes protestos no território. Polícia usou gás lacrimogéneo.

Notícias ao Minuto

11:30 - 26/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Hong Kong

O dia de Natal ficou marcado por fortes e violentos protestos em Hong Kong. Os manifestantes anti-governamentais invadiram um centro-comercial do centro da cidade - onde se realizaram protestos nos últimos dias - e a polícia confrontou-os no local. Usaram ainda gás lacrimogéneo contra os que tomaram conta das ruas. 

De acordo com a estação de televisão RTHK, os manifestantes reuniram-se no centro comercial da zona de Tai Po, centro da ilha de Hong Kong, com intenção de retomar os "protestos de Natal" sendo que ainda não se conhece o número total de detidos.

Os ativistas concentraram-se nos estabelecimentos comerciais no interior do edifício e entoaram palavras de ordem como: "Liberdade para Hong Kong" e "Dissolvam a Polícia Imediatamente".

A chefe do governo local, Carrie Lam, publicou na noite de terça-feira um comunicado em que considera os manifestantes "insensatos e egoístas" por terem "arruinado" as celebrações de Natal, afetando a atividade comercial do território.

Os protestos em Hong Kong intensificaram-se desde o mês de junho, altura em que os manifestantes se mostraram contra o controverso projeto lei sobre a extradição, que apesar de ter sido retirado não estancou o descontentamento de milhares de ativistas pró-democracia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório