Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EUA. Chefe de polícia critica governo: "Estão do lado do lóbi das armas?"

Depois de mais um agente de autoridade morto em serviço, chefe da polícia de Houston fez discurso muito crítico da inação do governo em relação ao controlo de armas.

EUA. Chefe de polícia critica governo: "Estão do lado do lóbi das armas?"
Notícias ao Minuto

09:39 - 11/12/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Controlo de Armas

Art Acevedo, um chefe da polícia de Houston, no estado norte-americano do Texas, teceu duras críticas à administração norte-americana, na segunda-feira, durante uma conferência de imprensa sobre a morte de um agente de autoridade.

O agente de autoridade, Chris Brewster, de 32 anos de idade, foi baleado mortalmente no cumprimento do serviço no dia 7 de dezembro, quando respondia a um incidente de violência doméstica.

Acevedo, dirigindo-se ao líder republicano do Senado nos Estados Unidos, Mitch McConnell, e aos senadores republicanos eleitos pelo Texas John Cornyn e Ted Cruz, recusou mais palavras de apoio para as forças de autoridade, se não forem acompanhadas de ação. "Não quero ouvir mais o quanto apoiam as forças de autoridade, não quero ouvir mais o quanto eles valorizam a santidade das vidas".

O agente de autoridade disse que "todos nas forças de autoridade" sabem "que uma das maiores razões pelas quais o Senado, Mitch McConnal, John Cornyn, Ted Cruz e outros não estão a reunir" e a aprovar leis mais restritivas no que toca a armas "é porque a NRA [lóbi das armas] não gosta do facto de que queremos tirar armas das mãos de namorados que abusam das namoradas". "E quem matou o nosso sargento? Um namorado que abusava da namorada".

A Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), sublinhe-se, é maior lóbi de armas de fogo dos Estados Unidos, com contribuições milionárias feitas para várias campanhas políticas.

"Portanto, ou mostram apoio às mulheres e crianças, às nossas filhas, às nossas irmãs, às nossas tias, ou mostram apoio à NRA. Não quero mais ver aquelas caras arrogantes a dizer o quanto apoiam as forças de segurança quando eu estou a enterrar um sargento porque eles não querem chatear a NRA. Decidam-se! De que lado estão? Do lado dos fabricantes de armas, do lóbi das armas, ou do lado das crianças que estão a morrer a tiro neste país todos os dias? Nas nossas escolas, nos nossos teatros, nas nossas universidades, nas nossas ruas, nas nossas casas, nos nossos locais de trabalho - por quem trabalham vocês?", disse Acevedo.

O oficial acrescentou que não iriam fazer mais nenhum comentário sobre o assunto porque estariam concentrados na família de Chris Brewster, que vai enterrar o familiar "antes do Natal por causa da cobardia" de quem governa, terminou.

A NRA tem advogado fortemente contra qualquer medida restritiva no que respeita à venda de armas de fogo, discordando de medidas como o aumento da idade para comprar armas de fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório