Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo moçambicano diz que situação está controlada após chuvas intensas

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique disse hoje que tem a "situação controlada" na província de Sofala, após as chuvas intensas da semana passada, que deixaram cinco mil pessoas vulneráveis.

Governo moçambicano diz que situação está controlada após chuvas intensas
Notícias ao Minuto

17:33 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Moçambique

"A situação está controlada e agora estamos a fazer um levantamento junto dos secretários dos bairros para ver quem são as pessoas que carecem de apoios alimentares", disse à Lusa o técnico para área de emergência do INGC, Ismael César.

A chuva intensa abateu-se sobre os distritos de Marromeu, Cheringoma, Caia, Muanza, Dondo, Búzi, Nhamatanda, Marínguè, Machanga, Gorongosa e cidade da Beira, entre quarta e quinta-feira, provocando inundações e destruindo infraestruturas, numa região que está a recuperar do impacto do ciclone Idai.

"Muitas famílias refugiaram-se em escolas e outros pontos seguros, mas já estão em suas residências apesar de ainda existir bairros e casas alagadas", frisou o responsável.

O levantamento dos danos continua e o INGC destaca os setores da educação, infraestruturas e agricultura como os mais afetados, com a destruição de pelo menos uma escola no distrito de Machanga e a inundação de vários campos agrícolas.

O centro de Moçambique foi devastado pela passagem, em março, do ciclone Idai, que provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões pessoas no centro do país, além, de destruir várias infraestruturas.

Pouco tempo depois, em abril, o norte do país voltou a ser afetado por outro ciclone, o Kenneth, que causou a morte a 45 pessoas e afetou 250 mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório